terça-feira, maio 23, 2006

ENTREVISTA JOÃO PAULO NATÁRIO, TREINADOR JUVENIS DESPORTIVO CB


“O objectivo é ir e ficar no Nacional”

João Paulo Natário foi o primeiro técnico do Desportivo de Castelo Branco a sagrar-se campeão distrital nesta temporada. Mas outros deverão imitar o feito do técnico dos juvenis. Já a pensar na próxima temporada nos nacionais, e depois de feito o balanço da época do título, o treinador diz que “é preciso reforçar este plantel para o nacional”, isto mesmo sabendo que mais de metade do plantel que agora se sagrou campeão é juvenil de 1º ano.

Tribuna Desportiva- Este é um título que é fruto de uma época de trabalho…
João Paulo Natário- Sim. É o reflexo do trabalho que produzimos ao longo de toda a época, e penso que é um título merecido porque conseguimos ser a melhor equipa ao longo de todo o campeonato, a que melhor futebol praticou e, por isso, penso que somos uns justos vencedores.
TD- Este foi um campeonato bem disputado, pelo Desportivo, pela Estação e pelo Benfica e Castelo Branco, mas só até três jornadas do fim…
JPN- Gostaria que fosse disputado até ao último jogo, mas não se verificou. Mas nós, mesmo depois do título assegurado, continuámos a trabalhar para ganhar todos os jogos.
TD- Neste plantel de juvenis há bons valores para o futuro?
JPN- Esta equipa é constituída, na sua maioria, por juvenis de 1º ano…
TD- O que quer dizer que na próxima temporada poderá ser uma equipa muito forte…
JPN- Poderá ser uma equipa forte, mas de qualquer forma temos que procurar reforcá-la, porque só com estes vai ser difícil.
TD- Também há aqui muitos jovens já com experiência do nacional de iniciados…
JPN- Mas a grande maioria deles só chegaram este ano às minhas mãos. Tenho 8 atletas que vão passar para os juniores, que andam há mais tempo comigo, e que deram um grande suporte à equipa.
TD- Quando iniciou este projecto o objectivo era o título distrital?
JPN- Quando começámos traçámos logo como objectivo chegar ao final em primeiro. Sempre foi o nosso objectivo desde que começou o campeonato, acabámos a 1ª fase em 1º lugar, conseguimos ser primeiros também na segunda fase e penso que os jogadores estão todos de parabéns porque fizeram um bom trabalho.
TD- Concorda com este modelo de campeonato?
JPN- Eu acho que sim. É um campeonato em que, na 2ª fase, se joga muitas vezes com as mesmas equipas, mas isso também é óptimo para testar a capacidade psicológica dos atletas porque têm que fazer quatro jogos com o mesmo adversário, e isso não é fácil. Eu sempre disse que este campeonato se decidia no capítulo psicológico. A equipa que fosse mais persistente, que acreditasse mais, iria chegar ao final em primeiro, e penso que foi isso que aconteceu.
TD- Em termos de Nacional, tem pena de não existir uma 2ª divisão neste escalão, uma vez que desta forma vão jogar na série de Benfica, Sporting, Estrela da Amadora, Belenenses…
JPN- Eu penso que isso para nós é motivador. Agora temos que nos reforçar, mas o objectivo é claro, é ir para o nacional e ficar. No final vamos ver se fomos ou não capazes.
João Paulo Natário, o técnico dos novos campeões distritais de juvenis. No próximo ano espera-os o Nacional mas, mesmo sabendo que tradicionalmente o Desportivo integra uma série difícil, Natário não tem dúvidas em traçar desde já o objectivo para 2006/07: “ir e ficar no nacional”.

Sem comentários: