segunda-feira, outubro 09, 2006

TRABALHO BOA ESPERANÇA


É p’ra subir!

Dois jogos, duas vitórias! A Boa Esperança segue no pelotão da frente da série C da 3ª Divisão Nacional. Se na última temporada o início tivesse sido prometedor igual ao que está a ser esta temporada poderíamos agora estar a escrever sobre a participação dos albicastrenses no regresso à 2ª divisão… mas isso agora pouco importa. É passado, e o que conta é que a Boa Esperança arrancou para a época 2006/07 com o pensamento do presidente centrado na subida e com o treinador a pensar no mesmo, isto apesar de mais moderado quando se fala de assumir a candidatura à ascensão.
Num plantel com 15 jogadores, registam-se 6 novidades, pelo que se deduz que a aposta foi claramente na manutenção do núcleo duro que o ano passado ficou a escassos 6 pontos da 2ª divisão. Novidades no clube são os nomes dos guarda-redes Hugo Nunes (ex-Forte da Casa) e Vasco Antunes (ex-Soalheira), o ala Francisco Aragonês (ex-Aldeia Velha), Bruno Barata (ex-CD Alcains), Edgar Saraiva (ex-Retaxo) e Daniel Conceição (1ª Inscrição). A estes 6 nomes juntam-se os outros 9 que transitam da última época: Francisco Fernandes, Ricardo Machado, Valter e Marco Borronha, André Martins, Hugo Silveira, Serginho, Theres e André Gonçalves.
Até aqui, os laranjas já bateram o Sporting de Tomar em casa e foram vencer a Leiria o Núcleo de Sportinguistas local no último sábado. Agora segue-se o Sacavenense que ainda não pontuou nos dois jogos realizados, perdendo na 1ª jornada na deslocação a Penamacor onde defrontou a Casa do Benfica local. A 3ª vitória e a manutenção na liderança é para consumar já este sábado.

Humberto Cadete, treinador da Boa Esperança

“Temos a pretensão de subir à 2ª Divisão”

Tribuna Desportiva- O ano passado não assumiu claramente que o objectivo era a subida, depois, pelo que a equipa fez na 2ª volta, pensou-se que ainda seria possível, mas acabou por morrer na praia… este ano é para começar logo de início a dar seguimento à 2ª volta da última época?
Humberto Cadete- À partida nós vamos começar num nível completamente diferente daquele que começámos o ano passado. Mas responder a essa pergunta não consigo, até porque não conheço o nível das outras equipas. Tenho alguns indicadores sobre uma ou outra equipa mas as outras são totalmente desconhecidas. Estou convencido que, a partir da 3ª jornada estaremos em força.
TD- O ano passado o plantel foi retocado a meio e isso contribuiu para a excelente 2ª volta. Este ano pensa que isso não vai ser necessário?
HC- Nós não temos um plantel grande. Não é que tenha lacunas mas poderá ter que ser ajustado. Para já, com todos disponíveis, temos um bom plantel e dá-me garantias de fazer um bom campeonato. Temos um jogador lesionado, que poderá ter uma lesão grave e que o poderá impedir de jogar, que é o Marco.
TD- O ano passado disse-me no início que queria voltar a por este clube no lugar que merece que é a 2ª divisão. É este ano?
HC- E faço questão disso, só não sei se será este ano. A pretensão que nós temos é essa. Temos um plantel limitado, porque não é fácil, não há formação, o ano passado a formação teve sérios problemas, este ano o treinador dos juvenis e juniores está a fazer um trabalho esforçado no sentido de arranjar um grupo mais coeso do que aquele que teve o ano passado, para que se possa depois lançar jovens nos seniores. Isso não tem acontecido, não saem jogadores da formação e como tal temos que andar a converter jogadores de futebol de 11 em jogadores de futsal. O ideal é sempre manter a maioria do grupo e fazer apenas pequenos reajustes para que a equipa jogue quase de olhos fechados. Fizemos esses ajustes para resolver os problemas que tivemos o ano passado e vamos fazer o que pudermos no sentido de levar a Boa Esperança à 2ª divisão. Vamos ver se vai ou não ser possível.
TD- Em resumo, não vai prometer a subida de divisão mas promete que vai lutar por ela…
HC- Todos nós vamos lutar por ela. O ano passado todos nós fizemos isso mas com objectivos traçados à posteriori. O ano passado foi o ano abaixo de zero. Posso considerar que este é o ano zero. Vamos ver se alguma coisa é possível, mas vamos lutar para fazer um campeonato pelo menos melhor que o do ano passado, e se isso acontecer é provável que venhamos a subir, até porque se tivéssemos conseguido mais 6 pontos tínhamos subido.

Sem comentários: