segunda-feira, outubro 02, 2006

TRABALHO ADA


ADA parte mais ambiciosa

A Associação Desportiva Albicastrense, depois de duas jornadas no nacional da 1ª divisão, soma uma derrota em casa e uma vitória fora. O Callidas bateu os azuis no jogo em casa disputado no Crato e depois apareceu a primeira vitória na deslocação ao terreno do Boavista. Com um plantel mais equilibrado que na última temporada, José Curto chega mesmo a falar em subida de divisão, isto apesar de saber que, e porque metade da equipa só se junta nos jogos, “neste momento temos bons jogadores mas ainda não temos uma boa equipa”. Isso será conseguido com o decorrer do campeonato quando cada jogador começar a ter um melhor conhecimento dos novos colegas de equipa.
O plantel da última temporada manteve-se praticamente na íntegra. José Pereira foi substituído na baliza pelo ex-Paço de Arcos Ricardo Sousa, Carlos Gomes, irmão de Martin, regressa para vestir uma camisola que já envergou, o mesmo se passando com Pedro Sanches que volta depois de uma passagem pelo Zona Azul, de Beja. Daniel Pereira, irmão de Filipe Félix, retoma a actividade depois de um interregno e o guarda-redes João Poças, que foi formado nas escolas da ADA, também volta às origens depois de uma curta passagem pelo futsal da Boa Esperança. Luís Gama e João Fialho, habitualmente os jogadores que mais golos marcam na equipa também se mantiveram, daí que haja boas razões para poder pensar um pouco mais além da manutenção.

José Curto, treinador da Associação Desportiva Albicastrense

“A subida de divisão não é impossível”

Tribuna Desportiva- A ADA este ano pensa apenas na manutenção na 1ª divisão ou em tentar mais alguma coisa?
José Curto- Inicialmente o objectivo é conseguir a manutenção, depois, a fase final, com a equipa que nós temos, será tentada jogo a jogo, e se possível atingir a subida de divisão.
TD- Mas com o conhecimento que tem das outras equipas esse objectivo é possível?
JC- Sim, parece-me que será possível, mas de qualquer maneira, como nós seremos, em princípio, uma equipa um pouco irregular, não vamos alimentar muitas esperanças.
TD- Principalmente tentar evitar o que aconteceu o ano passado em que a manutenção foi conseguida com um empate no último jogo…
JC- Exactamente. São esses percalços que queremos evitar, e nós, como quase metade da equipa não treina, a nossa boa forma será conseguida jogo a jogo. A forma ideal será atingida lá mais para o fim mas não podemos ter grandes expectativas.
TD- O grande problema deste plantel será precisamente o facto de muitos jogadores titulares e influentes não treinarem durante a semana e virem apenas aos jogos…
JC- Isso é um factor importante porque é lógico que desmotiva a outra meia dúzia que está cá a treinar. E além disso há determinadas combinações de jogo que não se conseguem. Para isso contamos com a vasta experiência que temos no plantel.
TD- Olhando para o plantel constatamos que este é o primeiro ano que o nome do António Mata não figura entre os jogadores…
JC- O António Mata infelizmente deixou de ser atleta mas, de qualquer maneira, ele continua a ser uma mais valia para a Associação Desportiva Albicastrense e integra comigo a comissão técnica.
TD- Em relação aos jogadores novos no plantel, novidade é apenas o Ricardo Sousa porque todos os outros já por cá tinham passado, permite ter um grupo mais equilibrado…
JC- O plantel está muito equilibrado e, como já referi, só é pena a equipa não treinar junta. Se fizéssemos dois ou três treinos por semana eu podia dizer que subíamos ao Campeonato Nacional porque temos elementos para isso. Desta forma, temos bons elementos mas ainda não somos uma boa equipa. Vamos ver se a conseguimos formar.
TD- Em termos de taças, o ano passado o momento alto do clube foi a participação na final-four da Taça Presidente da República… Este ano é para repetir?
JC- O sorteio é que manda e tudo pode acontecer. De qualquer maneira este ano nem nos inscrevemos na Taça Presidente da República por dificuldades económicas. Os subsídios estão cada vez mais difíceis e por isso optámos pela não inscrição. Este ano é a Taça de Portugal, e vamos já jogar na 5ª feira com o Macieira.
TD- Este ano o clube estava também classificado para disputar o nacional de iniciados o que afinal não vai acontecer…
JC- Sim, nós não entramos no nacional de iniciados porque a grande maioria dos miúdos subiram a juvenis e por isso optámos pelos regionais e pelo acesso à fase final. Os juvenis vão disputar a fase inter-regional e depois tentar o nacional.
TD- Na altura em que aconteceu aquele problema no jogo com o Vela muito se questionou o futuro da ADA. Neste momento a Albicastrense é um clube estável?JC- Sim. Logicamente as pessoas, porque o Mata foi durante muitos anos e continua a ser a cara da ADA, comentaram que assim que ele deixasse de jogar o clube iria acabar. Mas o Mata e outros, incluindo eu, formámos a ADA há 28 anos, já não somos nenhuns garotos, temos responsabilidades, o Mata gosta muito de andebol, e como tal, se os patrocinadores não se esquecerem de nós, nós nunca deixaríamos acabar o andebol em Castelo Branco.

Sem comentários: