segunda-feira, outubro 23, 2006

1º FESTAND DA CASA DO BENFICA EM CASTELO BRANCO


Como o andebol mexe com elas…

A Casa do Benfica em Castelo Branco levou a efeito no último sábado no pavilhão da Escola Afonso de Paiva o seu 2º Festand, o primeiro que organiza na presente temporada. Presentes, para além de três equipas do clube organizador, estiveram formações do Crato, Empregados do Comércio e Ansião. O objectivo destes encontros vão muito para além dos próprios resultados, que são o menos importante nestes convívios, mas sim ver como está a decorrer o trabalho que está a ser feito e, em simultâneo observar como reagem estas miúdas que, muitas delas, competem pela 1ª vez.
Este ano a Casa do Benfica em Castelo Branco está a trabalhar directamente junto das escolas do 1º ciclo do ensino básico. Paula Rodrigues trabalha na Escola João Ruiz, a professora Filomena Abrantes na Escola da Carapalha e a professora Patrícia é a responsável junto das próprias escolas. A equipa coordenada por Paula Espírito Santo conta ainda com Mariana Ivanova, que orienta tecnicamente as meninas mais velhinhas dos escalões de formação das encarnadas, as juvenis.
Na temporada que em breve vai começar, a Casa albicastrense do SLB vai participar nos respectivos campeonatos com equipas nos escalões de infantis, iniciadas e juvenis. Ao todo são 50 crianças albicastrenses que provaram no sábado que o andebol mexe muito com elas e que é esta a sua modalidade de eleição.
Para já, e depois do Festand de sábado, a Casa do Benfica foi já convidada para participar em iniciativa semelhante no Crato no próximo dia 18 de Novembro, no sábado seguinte, dia 25, vai realizar-se o 1º Encontro Interno da Casa do Benfica em Castelo Branco.
Recordamos que o clube de Castelo Branco tem como grandes objectivos para este ano a formação de uma equipa de bambis e duas de infantis e ainda promover o andebol na vertente feminina junto das escolas do 1º ciclo do ensino básico.

Rui Poças, responsável pela Formação da Casa do Benfica em Castelo Branco

“Estamos a fazer uma aposta
forte na formação”

Tribuna Desportiva- Que balanço se pode fazer deste 1º Festand desta temporada?
Rui Poças- Eu penso que é extremamente positivo. Tivemos 3 equipas de fora, Crato, Santarém e Ansião, foram 70 miúdas a participar e um convívio alegre. A Casa do Benfica este ano propôs-se apostar seriamente na formação, e esta é a primeira iniciativa do ano. As pessoas estão satisfeitas, as equipas que nos visitaram deram-nos os parabéns e na sequência disso fomos hoje convidados para ir ao Crato no dia 18 com estas equipas.
TD- O objectivo destas iniciativas é, naturalmente formar, para no futuro se fazer um aproveitamento para as seniores, no entanto, há aqui uma grande diferença de idades entre as mais velhas da formação e as seniores…
RP- A formação parou durante uns tempos, devido ao problema que houve no andebol feminino, o ano passado nós não arrancámos como quisemos e este ano estamos a apostar definitivamente nisso. O objectivo da Casa é, daqui a 5 ou 6 anos, termos, tal como se fazia anteriormente, a equipa sénior com cerca de 90% das jogadoras formadas no clube.
TD- Digamos que não é um trabalho para dar frutos no imediato mas sim a longo prazo…
RP- Exactamente, a médio, longo prazo termos as seniores todas, ou a grande maioria, com formação na Casa.
TD- Corre-se o risco das seniores pararem durante algum tempo?
RP- Aí temos que procurar fora, tentar manter a equipa que temos agora porque as seniores são o reflexo das mais novas.
TD- De qualquer forma, a equipa sénior tem muitas jogadoras que estarão em final de carreira…
RP- Nós temos que agradecer muito às jogadoras pelo esforço que fazem, vamos pedir-lhes para fazerem mais um esforço, dentro das medidas do possível, para aguentarem o barco mais 3 ou 4 anos. O nosso objectivo é manter as seniores o mais competitivas possível.
TD- Nesse sentido, está previsto algum reforço para o plantel sénior?
RP- Penso que até ao início da 2ª volta poderá haver uma ou duas novidades.
TD- Voltando à formação, que outras iniciativas estão previstas para este ano?
RP- Temos um torneio interno, só com as equipas da Casa, marcado para Novembro, vamos fazer a tal deslocação ao Crato e temos as equipas já inscritas nos respectivos campeonatos escalões de infantis, iniciadas e juvenis.
TD- Como é que está a decorrer a prospecção ao nível das escolas?RP- Neste momento estamos a trabalhar na Escola João Ruiz, na Carapalha, temos a continuação das atletas que vinham dos outros anos e a prospecção continua a decorrer porque, embora as equipas já estejam formadas, e já estarem inscritas nas provas, a qualidade só aparece com a quantidade.

Sem comentários: