segunda-feira, outubro 23, 2006

SEMANA AGITADA NO DESPORTIVO DE CASTELO BRANCO


Marcelo assume presidência após demissão de Bernardino

Não foi uma semana fácil no Desportivo de Castelo Branco. Segundo conseguimos apurar, os problemas internos já se arrastavam há algumas semanas mas acabaram por se agravar nos últimos dias. Com uma situação financeira em recuperação de um passivo que chegou a números inimagináveis e desportivamente estável, depois de uma última temporada em que o clube alcançou o seu maior número de títulos no mesmo ano, ao todo foram três, o Desportivo de Castelo Branco estava, neste momento a atravessar um bom momento. Só que o inesperado aconteceu. José Bernardino, que preferiu não falar para já nesta situação, resolveu bater com a porta e entregar a sua carta de demissão. A partir desse momento punham-se duas hipóteses de sucessão, ou o presidente da AG marcava eleições, ou os restantes elementos que compunham a direcção de Bernardino se propunham a levar o mandato até ao fim. Depois de reunidos os corpos sociais, optou-se pela segunda hipótese. Carlos Vale, presidente da Assembleia-geral vai convocar eleições para o início do próximo ano e, até lá, é o anterior vice de Bernardino, António Marcelo que vai ficar no cargo de presidente.
Ainda a quente e poucos dias depois da demissão, José Bernardino ainda admitiu falar com a nossa reportagem mas, num segundo contacto, acabou por preferir não se manifestar numa altura em que, diz “as coisas ainda são muito recentes”. Já o novo presidente falou nessa qualidade a Tribuna Desportiva. António Marcelo diz que “vai seguir o modelo que estava a ser seguido pelo Bernardino”, refere também que “conto com o apoio dele até ao fim”, e que “se perdeu um dos melhores dirigentes do desporto distrital porque é um homem com H muito grande”.

António Marcelo, presidente do Desportivo de Castelo Branco

“A casa está arrumada e vamos continuar com ela arrumada”

Tribuna Desportiva- Esta semana aconteceu algo que não estava previsto, a demissão de José Bernardino. Que política vai seguir até ao fim do mandato? Será dar continuidade ao que estava a ser feito?
António Marcelo- Sim, realmente ficamos todos surpreendidos com o sucedido, porque nada o fazia prever. O Bernardino pediu a demissão, os órgãos sociais reuniram e chegámos à conclusão que o melhor seria o vice-presidente avançar até às próximas eleições. O trabalho até aqui realizado pelo anterior presidente é excelente, posso dizer que o futebol fica mais pobre porque cada vez há menos dirigentes e o Bernardino era, sem dúvida, um dos melhores dirigentes do distrito. A minha missão neste momento é dar continuidade ao trabalho que ele desenvolveu, inclusive tivemos uma reunião os dois e decidimos que ele vai continuar a apoiar o clube, uma vez que a maioria dos contratos e das responsabilidades eram dele, e será com o apoio dele que eu vou continuar. A casa está arrumada e vamos continuar com ela arrumada.
TD- O José Bernardino quando chegou encontrou o clube numa situação financeira difícil, hoje o passivo já foi substancialmente reduzido, desportivamente também tudo corre bem, para quando apagar definitivamente os números do passivo?
AM- Esse é um problema que o Desportivo está a ter. Se não houvesse este passivo poderíamos dizer que éramos completamente auto-suficientes no presente. Vou tentar falar com a Câmara e a Junta de Freguesia no que toca ao passivo e vamos continuar a cumprir os acordos que temos com as entidades credoras e que estamos actualmente a pagar mensalmente. Eu, apanhado nesta situação, não posso dizer que vou resolver nada, porque não é em dois ou três meses que eu posso fazer grande coisa. Quando a Direcção do José Bernardino entrou para o clube o objectivo era eliminar 25% do passivo em dois anos. Neste momento a redução já é superior a isso. Eu penso que a futura direcção é que terá que olhar para o futuro.
TD- Quando é que vão ser as eleições?
AM- Estive em contacto com o presidente da Assembleia-Geral, o Carlos Vale, e em princípio serão marcadas para Janeiro.
TD- E é sua intenção, nessa altura, encabeçar uma lista candidata?
AM- Estes 2 ou 3 meses vão ser como que um estágio. Iniciei este ciclo com o Bernardino e era com ele que eu queria terminar. Vou apalpar o pulso e agora é que eu começo a ver a realidade do clube. Vou pensar seriamente, porque eu gosto muito do Desportivo, apesar de estar à relativamente pouco tempo em Castelo Branco, e, se as pessoas que estão neste momento no clube, os directores, os pais que acompanham as equipas, quiserem que eu continue estarei disponível para pensar seriamente no futuro porque tenho disponibilidade, tenho vontade e gosto de desporto.
TD- A nível desportivo, são nove equipas que representam o clube, o que espera desta época?AM- O que eu gostaria era de tentar melhorar a época anterior. É difícil, porque fomos campeões em 3 escalões, mas ficaria muito satisfeito se conseguíssemos manter a equipa de juvenis nos nacionais e tentar subir com os iniciados e ainda lutar com os juniores. Eu penso que é ser muito ambicioso mas vamos tentar ser ainda melhores que o ano passado.

Sem comentários: