segunda-feira, outubro 16, 2006

5º ENCONTRO DESPORTIVO TRIURBIR 2006


Castelo Branco, Cáceres e Plasência unidos também pelo desporto

A TRIURBIR, Triângulo Urbano Ibérico Raiano, organizou no último fim-de-semana em Castelo Branco a 5ª edição do seu Encontro Desportivo que reuniu atletas sub-16 de Castelo Branco, Cáceres e Plasência em várias modalidades desportivas.
Para além da vertente desportiva e do convívio entre as três cidades Ibéricas, a novidade deste ano foi a inclusão no programa de um Seminário subordinado ao tema “Desporto e Autarquias”. Neste debate em que estiveram presentes, para além do anfitrião Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Enrique Tornero, vereador do Desporto do Ayuntamiento de Plasência e Campeão Paralímpico de 400 metros livres nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e campeão do Mundo na mesma prova na Nova Zelândia, Rebeca Dominguez, Administradora da TRIURBIR na cidade de Cáceres e ainda o Dr. Manuel Brito, Mestre em Ciências da Educação / Metodologia da Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa, que tem um vasto curriculum no qual se destacam os cargos de Presidente do Instituto Nacional do Desporto (IND) entre 1999 e 2002, Presidente do Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto e Presidente do Conselho Nacional de Anti-dopagem. Um painel com muita qualidade e que atraiu ao auditório do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco na tarde de sábado muitos interessados sobre o tema em discussão.
Neste seminário, ficou-se a conhecer a realidade em termos de desporto apoiado pelas autarquias nas três cidades. E neste capítulo, são ainda algumas as diferenças entre o que se faz por cá, mesmo sabendo que estamos em franca evolução, e o que se passa do outro lado da fronteira. Só para se ter uma ideia, e já para não falar da quantidade de equipamentos que Cáceres e Plasência têm, embora sendo cidades com uma dimensão semelhante à de Castelo Branco, cada habitante de Plasência que queira fazer uso de uma qualquer instalação para a prática das diferentes modalidades apoiadas pelo Ayuntamiento, terá que desembolsar 20 euros por ano. Uma verba quase insignificante e que fica muito áquem dos preços que se praticam por cá. Mas também aqui é preciso ter em conta que, em muitas situações são os clubes ou associações que gerem os espaços públicos dentro das horas que lhes são atribuídas pela Câmara e que depois acabam por ser as próprias agremiações a usufruir directamente da verba que é paga mensalmente pelos utilizadores. Realidades diferentes mas com formas de trabalhar igualmente diferentes.
No que toca a grandes organizações ou captação de eventos, o ciclismo, lá como cá, tem uma atenção muito especial. Enrique Tornero referiu que “este ano a autarquia de Plasência investiu entre 90 a 95 mil euros neste tipo de situações”, das quais destacou “a organização da final do Campeonato Espanhol de Canoagem e a recepção de uma etapa da Volta à Espanha em Bicicleta”. Também por cá uma das apostas recaiu no ciclismo com Castelo Branco a receber igualmente uma etapa da Volta portuguesa.
Voltando ao âmbito desportivo, nesta edição equipas em representação das três cidades que integram a TRIURBIR, competiram em andebol feminino e masculino, futebol de 7 masculino, basquetebol masculino e feminino, futsal masculino, ténis, atletismo e paintball, uma modalidade de exibição em que o Lar Jovem foi o representante de Castelo Branco.
Nas outras modalidades, a Associação Desportiva Albicastrense participou no andebol masculino enquanto que em femininos foi a Casa do Benfica em Castelo Branco a equipa portuguesa presente. O Desportivo de Castelo Branco participou no futebol de 7 bem como no basquetebol, tanto masculino como feminino. No futsal a representante de Castelo Branco foi a Boa Esperança e no ténis a representação coube a uma selecção dos melhores atletas do concelho, escolha feita pela própria Associação de Ténis de Castelo Branco.
Como já se referiu, nestes eventos, apesar da vertente competitiva, os resultados finais são o que menos conta, relevando-se mais o convívio e o inter-câmbio entre os próprios jovens que integram as equipas das três cidades. Mas para que conste, as representações de Castelo Branco venceram no andebol masculino e no futebol de 7. Cáceres venceu a maioria das competições com destaque para o basquetebol masculino e feminino e o ténis.
O atletismo foi outra das modalidades que também contou com uma prova integrada no Grande Prémio da Junta de Freguesia de Castelo Branco. Aqui a vitória sorriu aos portugueses em todos os escalões. As representações nos diversos escalões estiveram a cargo de atletas da Associação do Bairro do Cansado e da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo.
Um fim-de-semana em cheio, com o tempo a ajudar, e com o público a corresponder nos diversos locais onde as competições decorreram. Segundo José Carlos Petrica, Técnico de Desporto da Câmara Municipal de Castelo Branco e o responsável da organização deste 5º Encontro Desportivo TRIURBIR, “houve uma grande evolução em relação às edições anteriores em termos desportivos e não só, porque este ano juntou-se a componente científica com a organização de um Seminário em que se destaca a excelente qualidade dos elementos que compuseram o painel”.
Já estamos à espera da próxima edição!


Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco

“Estes inter-câmbios servem
para abrir portas todos os dias”

Tribuna Desportiva- Este é o 5º Encontro Desportivo TRIURBIR, como decorreu a edição deste ano?
Joaquim Morão- Eu acho que estes encontros que nós fazemos, no âmbito das três cidades, Cáceres, Plasência e Castelo Branco, têm que ser vistos, não só no plano desportivo, mas também num encontro de gerações dos dois países, porque este inter-câmbio entre jovens é muito importante que se faça. Numa altura em que não há barreiras, em que os jovens têm que penetrar noutros países para procurar novos horizontes, estes inter-câmbios que nós fazemos com os nossos vizinhos espanhóis mostram o bom relacionamento que existe e o bom trabalho que nós estamos a fazer em prol dos jovens, porque temos oportunidade de praticar desporto mas, em simultâneo, confraternizar com os jovens destas duas cidades espanholas. Foi muito animado, com jogos de várias modalidades, tivemos um colóquio e foi mais um encontro que fizemos que foi salutar para a juventude destas três cidades.
TD- Para além do plano desportivo é também importante a aproximação que se fortalece entre Castelo Branco, Cáceres e Plasência…
JM- Como é evidente. Estes inter-câmbios servem também para fortalecer o relacionamento entre as três cidades, porque isso cada vez é mais importante.
TD- Que proveito é que a cidade de Castelo Branco pode tirar deste tipo de encontros?
JM- Além do relacionamento entre a nossa Câmara e os Ayuntamientos de Cáceres e Plasência, que têm a ver com aspectos económicos e captação de fundos comunitários para as três cidades, existe também este tipo de relacionamento humano entre nós que também é bom e importante que exista. Um relacionamento que ultrapassa o económico ou o de fazer obras, mas uma relação entre as pessoas. E isso é importante e também o fazemos com muito gosto.
TD- E também serve para mostrar que Castelo Branco tem todo o tipo de infra-estruturas para receber um convívio deste tipo…
JM- Exactamente. Também demonstrámos que temos capacidade de organização, que sabemos receber e que também temos infra-estruturas para desenvolver as várias actividades desportivas, porque temos pavilhões, temos campos de futebol, temos tudo o necessário para receber estes acontecimentos.
TD- No contacto que teve com os autarcas espanhóis que estiveram em Castelo Branco que opinião lhe manifestaram acerca deste 5º Encontro Desportivo TRIURBIR?
JM- Eles gostam sempre de vir e de participar porque também têm carinho por nós como nós temos por eles. Todos sabemos que, cada vez mais, temos que fazer estes inter-câmbios e abrir novas portas todos os dias.

Sem comentários: