segunda-feira, abril 17, 2006

ENTREVISTA A LUÍS MEIRA, POSSÍVEL CANDIDATO A PRESIDENTE DO BENFICA CB


“É um projecto de 3 ou 4 anos que pode levar o clube à I Liga”

O Agente FIFA Alexandre Pereira encabeça um projecto para tomar conta dos destinos do Benfica e Castelo Branco nos próximos dois anos mas é o empresário Luís Meira quem dá a cara por ele. Nascido em São Paulo, Brasil, mas como raízes em Moimenta da Beira, Luís Meira está apostado em levar por diante um projecto que tem por objectivo “levar o clube à I Liga em 3 ou 4 anos”, mas também promover outros acontecimentos sempre com o nome do Benfica e Castelo Branco na frente. Para já, e caso o projecto avance mesmo, “o Jogo das Estrelas entre portugueses e estrangeiros que disputam a I Liga será em Castelo Branco, e a Gala do Sindicato dos Jogadores também poderá vir para a Capital da Beira Baixa”. Tudo está dependente do que acontecer na Assembleia-geral do clube que está marcada para o próximo dia 18.

“Jogo das Estrelas e Gala do SJPF vai ser em Castelo Branco”

Tribuna Desportiva- Como é que surge o interesse no Benfica e Castelo Branco?
Luís Meira- Eu sou uma pessoa do futebol e houve um Agente FIFA que apresentou o projecto ao sr. José Manuel Vaz. Era um projecto de continuidade, ele continuaria a ser o presidente e desenvolveríamos este projecto em conjunto. Por questões pessoais ele não quis assumir e por isso eu fui convidado a avançar. Foi o que fiz. A única coisa que pretendo é enaltecer o nome do Benfica e Castelo Branco. É normal haver dúvidas, porque ninguém me conhece. Mas eu tenho um projecto em mãos e tratarei de o apresentar devidamente às pessoas para que isto não caia em saco roto. Inclusivamente devido às diligências já feitas, por exemplo junto da Liga de Clubes e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol para trazer o Jogo das Estrelas para cá e tentar também trazer a Gala do Sindicato para Castelo Branco. Vamos ver se, com este adiamento da Assembleia, não se prejudicou uma mais valia, não só para o clube mas para a própria cidade de Castelo Branco
TD- Qual é o Agente FIFA que está por trás deste projecto?
LM- Alexandre Pereira.
TD- Mas compreende as dúvidas das pessoas, até porque há maus exemplos de projectos semelhantes, por exemplo o Académico de Viseu…
LM- Eu desconheço os pormenores do que aconteceu no Académico de Viseu, mas sei que foi um descalabro total e teve que encerrar. No caso do Benfica e Castelo Branco é muito simples: o clube não tem dívidas e, não havendo dívidas, as pessoas trabalham para arranjar patrocínios para uma subida de divisão. Para ir mais longe, e não para arranjar dinheiro para pagar as dívidas. Esse é um ponto fundamental. É dar continuidade ao trabalho do sr. José Manuel e fazer algumas modificações, com pessoas profissionais, a tempo inteiro, porque hoje em dia, o futebol, se não for encarado como uma empresa, tende a cair.

“Queremos arregaçar as mangas e trabalhar para pôr a águia mais alta”

TD- No sentido inverso, o que é que estas pessoas e possíveis investidores, ganhariam com este projecto? É objectivo, por exemplo, colocar aqui jogadores?
LM- Não. Isso nunca! Os jogadores seriam da casa e da escolha do treinador. Neste momento não se pode pôr essa questão porque está a decorrer o campeonato, e o clube está numa situação muito complicada a 2 pontos da linha d’água. De qualquer forma, há uma situação em que as pessoas querem arregaçar as mangas, trabalhar, e pôr a águia numa posição mais alta do que está agora. Isto a nível competitivo, porque a nível financeiro o clube está numa posição privilegiada que muitos clubes grandes não têm.
TD- Disse que o objectivo em pôr a águia mais em cima… esse mais em cima é onde?
LM- Quem sabe na I Liga.
TD- Em quanto tempo?
LM- Três, quatro anos.
TD- Também já se falou que o treinador que acompanha este projecto já esteve em Castelo Branco a assistir ao último jogo… é verdade?
LM- Neste momento o Benfica e Castelo Branco tem treinador…
TD- Mas pode só confirmar se esteve em Castelo Branco?
LM- Teve uma pessoa que apoia o nosso projecto.
TD- É o Leal?
LM- É o Leal. Ele apoia o nosso projecto mas não como treinador. Ele também é uma pessoa do futebol e eu acredito que no futuro, como por exemplo acontecesse já no Bayern de Munique, os clubes serão geridos por ex-jogadores de futebol, porque eles sabem as dificuldades do dia-a-dia.
TD- Com esta paragem até à próxima Assembleia o projecto pode ser prejudicado?
LM- Pode, devido ao Jogo das Estrelas, porque já estão feitos os contactos e já temos as confirmações da Liga de Clubes e do Sindicato. Era uma mais valia, porque as receitas vão reverter para o Benfica e Castelo Branco e porque iria ajudar na divulgação da cidade.
TD- Hoje percebeu-se que vocês preferiam claramente formar uma Direcção, Conselho Fiscal e Assembleia-geral do que uma Comissão Administrativa…
LM- Simplesmente por uma questão de timing. O timing está esgotar-se e quem vive no futebol sabe que não é à última da hora que se formam equipas e se fazem os contactos com patrocinadores.

“Convidámos todas as pessoas da anterior Direcção
para fazerem parte deste projecto”

TD- Mas também vimos alguns contactos da vossa parte com pessoas de Castelo Branco, nomeadamente o Manuel Candeias…
LM- Sim, eu fiz o convite pessoal ao sr. Manuel Candeias, só que ele precisa de uma autorização superior por ser um funcionário público.
TD- Mas é um nome que faz parte das vossas possibilidades…
LM- Nós convidámos todas as pessoas que estavam na antiga Direcção para fazer parte deste projecto. Nós entendemos que os títulos não levam a lado nenhum. Nós queremos pessoas que trabalhem. Não há cargos, há é pessoas para trabalhar e desenvolver o projecto. Nós temos algumas sinergias à volta do clube, desde a parte bancária, ramo dos seguros, medicina no trabalho… Há uma vasta gama que funcionará como micro-empresas em volta do Benfica e Castelo Branco e que sustentarão financeiramente o clube.
TD- Pode referir algum clube que está a trabalhar nestes moldes, com um projecto semelhante?
LM- O Odivelas e o Pontevedra, de Espanha.
TD- No caso do clube cair na 3ª divisão, isso altera alguma coisa?
LM- Não, porque o interesse no clube é por não ter dívidas. Nós não vamos ter que gastar tempo para nos preocuparmos em pagar as dívidas, mas sim arranjar dinheiro para não faltar aquilo que o sr. José Manuel até hoje conseguiu, que foi pagar atempadamente aos jogadores.
Agora resta esperar pelo próximo dia 18 para ver o que acontecesse, e se este projecto pelo qual Luís Meira dá a cara vai ou não avançar no Benfica e Castelo Branco. Os sócios serão soberanos.

Sem comentários: