segunda-feira, abril 17, 2006

ENTREGA DE FAIXAS ACD LADOEIRO


Juvenis da ACD Ladoeiro recebem troféus da última época

Os juvenis da Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro receberam no último sábado os troféus referentes à temporada de 2004-05. Recorde-se que a equipa raiana sagrou-se Campeã Distrital de juvenis em futsal e foi finalista vencida da Taça Nacional frente à Fundação Jorge Antunes.
Nos minutos que antecederam o jogo entre os juvenis do Ladoeiro e da Casa do Benfica de Belmonte, referente à última jornada do distrital da categoria, os campeões distritais e vice-campeões nacionais da última temporada receberam as respectivas faixas e troféus pelas suas conquistas. Nesta cerimónia estiveram presentes Luciano de Almeida, secretário-geral da Associação de Futebol de Castelo Branco e Álvaro Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, para além de diversos elementos dos órgãos sociais do clube da Raia.
Depois de um ano em grande, esta temporada, a ACDL sagrou-se vice-campeã Distrital nas duas categorias em que participou, juvenis, o campeão foi o Retaxo, e juniores, em que o campeão foi a Desportiva do Fundão.

Álvaro Rocha, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

“O trabalho realizado pela ACD Ladoeiro
é um exemplo no nosso concelho”


Tribuna Desportiva- A ACD Ladoeiro é um exemplo do Concelho de Idanha em movimento em termos desportivos…
Álvaro Rocha- Sim. Sobretudo numa modalidade que não envolve muita gente. O futebol de onze é sempre mais complicado pelo número de pessoas que são necessárias. O Ladoeiro tem condições excepcionais para a prática do futsal, nós estamos num concelho desertificado, em termos humanos com pouca gente, mas esta freguesia ainda vai mantendo um número de miúdos que justifique este tipo de apoio a esta modalidade. Penso que a situação do interior é capaz de ser melhor resolvida através deste tipo de futebol, com menos participantes e, sobretudo, em camadas jovens, que tem menos custos. Por outro lado entretêm-se os jovens que precisam de desporto para não irem por outros caminhos.
TD- Parece haver aqui um contra-censo… estamos a falar de um concelho desertificado, envelhecido, mas temos aqui um exemplo de um trabalho com jovens que dá frutos…
AR- É importante que isto aconteça. O Ladoeiro optou pelo futsal e consegue interessar os jovens pela modalidade. É um exemplo no concelho. A Zebreira, a certa altura, também apostou forte nesta modalidade, mas depois caíram. Mas penso que este clube está certo no apoio que dá a esta juventude, e a Câmara Municipal, dentro daquilo que é possível, tem vindo a apoiar.
TD- E na próxima temporada vai haver uma aposta nos seniores para dar continuidade à actividade aos jovens que fizeram aqui as camadas jovens…
AR- Tive agora conhecimento. É importante que os jovens que aqui iniciaram a sua actividade cá possam continuar. Também tem que se entender que, nos seniores, se calhar os sacrifícios são maiores, mas é importante que não tenham que recorrer a pessoas do exterior, como acontece no futebol em Idanha. Em Idanha aparece um ou dois elementos da terra e os restantes são todos de fora. Não é bom enveredar por estes caminhos. Eu sou mais apologista de fomentar o futebol com miúdos e, se calhar, quando não houver miúdos para praticar desporto, é melhor estarmos quietos. Estar a investir em situações como o União Idanhense, que se mantém na 3ª divisão, mas continuamos a não ver jovens da Idanha incluídos na equipa não é positivo. E se não existem é porque não fomentam o interesse a determinada altura, e isso acarreta grandes despesas e os próprios adeptos não se interessam muito pelo futebol. Veja-se que, há dias, fizeram um jantar de angariação de fundos, e apareceram 30 pessoas… É muito difícil para um clube que, apesar de receber da autarquia alguns apoios, não é tudo, e as direcções vêem-se em dificuldades. Por isso vamos ver se no Ladoeiro, o facto de entrarem com os seniores, não vem prejudicar o trabalho de uma boa Direcção.
TD- Em termos de projectos no âmbito do desporto o que é que a Câmara tem planificado para este ano?
AR- Vamos ter a passagem do final da Volta a Portugal em bicicleta, o Homem de Ferro, o Pentatlo e também o habitual Torneio de Futebol Juvenil, onde irão estar presentes as melhores equipas da Península Ibérica. Estão já confirmadas as presenças do Sporting CP, do FC Porto, do Atlético de Madrid, do Real Madrid, do Boavista e do Vitória de Guimarães. Vamos ter também a descida do Erges em canoa, e estes são os acontecimentos mais importantes, em termos desportivos, que vamos ter no Concelho de Idanha-a-Nova.
TD- São apostas que já vêm dos últimos anos, os frutos dessas organizações são visíveis?AR- O Torneio de Futebol Juvenil foi mais para fomentar o interesse dos mais jovens pela modalidade. Não tem tido o efeito que nós queríamos, que era levá-los ao estádio e interessá-los pela prática do futebol, mas vai continuar a ser uma aposta. O Homem de Ferro este ano vai ter distâncias mais curtas, é uma modalidade nova em que apostámos e vamos tentar mais uma vez, para ver se trás um retorno ao concelho que justifique o apoio que damos àquela prova.

Sem comentários: