segunda-feira, abril 17, 2006

AG BENFICA CB


Quase saiu fumo branco…

O Benfica e Castelo Branco voltou a reunir em Assembleia-geral na última sexta-feira com o único propósito de eleger os Corpos Sociais para o biénio 2006-2007.
No final, já passava da meia-noite, o resultado acabou por ser o mesmo da reunião magna anterior, mas desta vez quase que aparecia o sucessor para José Manuel Vaz. Pelo que se viu, tudo indica que na próxima AG, marcada para o próximo dia 18, vai mesmo aparecer uma lista concorrente que se submeterá a sufrágio dos sócios. Mas vamos por partes.
No início dos trabalhos, o presidente cessante José Manuel Vaz foi questionado por alguns sócios sobre a actualidade do clube. Por exemplo sobre a saída de Monteiro, José Manuel Vaz referiu que “só está neste clube quem se sentir bem e quem quiser cá estar. Fizemos tudo para que o Monteiro permanecesse no Benfica e Castelo Branco, mas a verdade é que ele queria sair. Depois teve alguns comportamentos incorrectos e quando apareceu um clube interessado deixámo-lo sair, porque não queremos ninguém contrariado”. Já sobre a dívida relativa a rendas atrasadas do terreno que o Benfica possui na Zona Industrial, o até aqui líder encarnado esclareceu que “tal como estava previsto o arrendatário liquidou tudo o que estava em atraso. Já tinha entregue 5 mil euros e esta semana entregou-nos 3 cheques para 90 dias dos restantes 19 mil”.
Sobre o actual momento financeiro do clube, e quando questionado por Francisco Matos, José Manuel Vaz explicou que “o Benfica e Castelo Branco tem a receber em subsídios, publicidade e os tais cheques que perfazem 19 mil euros, até ao final da presente época desportiva 50 mil euros. Quanto a despesas, durante o mesmo período, o clube vai gastar 45 mil euros”. Com estas perguntas parecia haver no ar alguma solução à vista, e essa perspectiva aumentou quando os sócios presentes, 54, pediram ao presidente da AG que fizesse uma pausa nos trabalhos de 15 minutos.
Durante esse período viram-se muitas movimentações e algumas conversas. Estava claro que podia fazer-se luz.
Só que no reinício dos trabalhos continuou sem aparecer nenhuma lista na mesa da Assembleia-geral e neste impasse, José Manuel Vaz tomou a palavra para dizer que “após o dia de hoje, esta Direcção, nem em gestão corrente vai continuar. A partir de hoje não vou tratar de qualquer assunto relacionado com o clube. Chegou a altura de descansar, mas digo já que vou ser um sócio atento à vida do clube”. Mas o líder cessante voltou a lembrar que “há dois assuntos importantíssimos para resolver no mês de Abril. Um deles está em segredo de justiça e nada posso revelar porque está entregue ao Ministério Público”. José Manuel Vaz sugeriu no final da sua intervenção que fosse criado um Conselho Consultivo no clube, que fosse formado por antigos presidentes, ex-dirigentes e inclusivamente por sócios e, se isso acontecer, “podem contar comigo para fazer parte desse órgão”.
Já quase no final eis que surge na mesa uma proposta com três nomes para que fosse formada uma Comissão Administrativa. Luís Meira encabeçava essa lista que contava ainda com os nomes de António Domingues e Marco Robalo. As questões dos sócios foram então muitas, e todas no sentido de saber quem são e donde apareceram estas pessoas. Luís Meira fez então questão de explicar: “nós não descobrimos petróleo em Castelo Branco, mas descobrimos um clube sem dívidas. O sr. José Manuel Vaz foi convidado para integrar esta lista mas acabou por recusar devido à sua vida profissional. Queremos levar a águia mais alta. Se este projecto que tem como mentor um agente FIFA for por diante temos já marcado para Castelo Branco o jogo entre Portugueses e Estrangeiros da Liga Portuguesa, organizado pelo Sindicato dos Jogadores, que vai decorrer entre a última jornada da Liga e a Final da Taça de Portugal. E a Gala do Sindicato também poderá decorrer em Castelo Branco. Se não avançarmos hoje e ficar tudo resolvido não sabemos se será possível manter este projecto. Entendo que uma Comissão Administrativa será o último recurso”.
Com os três nomes em cima da mesa, o presidente da Assembleia-geral, Lopes Marcelo decidiu-se por não submeter esta lista a sufrágio por ter sido auto-proposta e por não ter havido um grupo de sócios a subscrevê-la.
Segundo apurámos este projecto de lista vai mesmo ser apresentado no próximo dia 18, e aí poderá integrar, além dos nomes já referidos, o de Manuel Candeias, ex-presidente da ARCB Valongo, e que pelo facto de ser funcionário da Câmara Municipal de Castelo Branco, teve que pedir uma autorização para integrar este projecto para um novo Benfica.Dia 18 tudo deve ser mais esclarecido, até porque os sócios saíram da sede do clube com muitas dúvidas relativamente a estas intenções.

Sem comentários: