segunda-feira, abril 24, 2006

ASSEMBLEIA GERAL DO BENFICA CB


Benfica CB com projecto arrojado

E à terceira foi de vez. O Benfica e Castelo Branco já tem os novos Corpos Sociais em funções desde a última terça-feira, dia em que, em Assembleia-geral, a única lista apresentada a sufrágio, encabeçada por Luiz Meira, foi eleita com 58 votos a favor, 13 contra e 20 abstenções.
O primeiro destaque vai naturalmente para o elevado número de sócios participantes que quiseram marcar presença numa Assembleia em que estava em jogo o futuro do clube.
Os presentes quase chegaram à centena, e foi perante este número de associados que o presidente eleito e o agente FIFA que está por trás do projecto, Alexandre Pereira, tiveram oportunidade de explanar as suas ideias para o clube e apresentar um projecto financeiro e empresarial que visa criar várias empresas em volta do Benfica e Castelo Branco e desportivamente colocar o clube na I ou II Liga num prazo de 3 ou 4 anos. Para Luiz Meira, “todos os clubes têm que ser encarados como uma empresa, porque o amadorismo já não vinga”. Quanto a números, “o orçamento vai continuar apertado, apesar de ser objectivo subir de divisão, para que o clube continue sem dívidas”. Quanto à fase difícil que o clube atravessa no campeonato, o novo presidente refere que “acredito que a equipa vai dar tudo para conseguir manter-se”.
Já Alexandre Pereira, falando sobre o projecto a implementar revela que “é o mesmo que está em curso no Odivelas, no Desportivo de Chaves e no Pontevedra, de Espanha”, e esclareceu que “não vão aqui ser colocados jogadores que não têm lugar noutros clubes”.
Quanto ao projecto empresarial refira-se que o principal objectivo é criar um Business Center integrado por empresas do ramo dos seguros, crédito, imobiliário, telecomunicações e aplicações financeiras. A criação de uma creche e infantário e um ginásio e fitness são igualmente alguns dos principais objectivos de Alexandre Pereira.
Já no plano desportivo, é objectivo a criação de novas modalidades (andebol, futsal, voleibol, atletismo e basquetebol, entre outras) e para Agosto, início da próxima temporada, está agendado um Torneio Quadrangular que servirá para apresentação da equipa aos sócios e simpatizantes, que deverá contar com a presença do Sporting CP, Pontevedra e União de Leiria, para além da equipa albicastrense.

Os nomes que integram os novos Corpos Sociais

Como é sabido a Direcção é presidida por Luiz Meira e vai contar com quatro vice-presidências: Domingos Farinha, vice geral, Luís Rocha, para a área do marketing, António Domingues, fica responsável pelo futebol profissional, e Shirley Meira é a relações públicas. Da Direcção fazem ainda parte o tesoureiro Marco Robalo e o secretário João Paulo Nunes.
Lopes Marcelo continua a presidir à Assembleia-geral, órgão que mantém os mesmos nomes que já estavam em funções. Eduardo Rato é o 1º secretário e Luís Ponte o 2º secretário.
Quanto ao Conselho Fiscal, é composto pelo presidente Fernando Santos, que será acompanhado pelo vice Inácio Santos e pelo relator Luís Teixeira.

Jogo das Estrelas da I Liga e Gala do SJPF
em Castelo Branco com transmissão na Sport TV

Também na Assembleia-geral foi revelado o protocolo já assinado entre uma empresa de organização de eventos, a Liga Portuguesa de Futebol, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e a Câmara Municipal de Castelo Branco para que o jogo das estrelas e a Gala do SJPF seja realizado em Castelo Branco e com toda a receita a reverter, única e exclusivamente para o emblema da águia.
O jogo entre os melhores estrangeiros que jogam em Portugal e os portugueses escolhidos pela Liga e Sindicato vai decorrer no fim-de-semana após o final da I Liga imediatamente antes da final da Taça de Portugal e vai contar com transmissão em directo na Sport TV.
Já a Gala que distingue os melhores jogadores participantes da I Liga também vai decorrer em Castelo Branco em data e local a informar oportunamente.
No próximo mês de Junho será o futebol de praia que se vai estrear na nossa região. Numa estrutura amovível preparada especificamente para o efeito vai decorrer um torneio de futebol de praia que terá igualmente transmissão televisiva e que deverá contar com as participações das selecções de Portugal, Brasil, Marrocos, Espanha, França e Senegal. Também aqui toda a receita vai entrar nos cofres do Benfica e Castelo Branco.

José Leal, treinador do Benfica e Castelo Branco

“O Benfica e Castelo Branco é um clube
de referência a nível nacional”


Tribuna Desportiva- Como é que vê este novo desafio numa carreira de treinador ainda curta?
José Leal- É aliciante e gratificante ter recebido este convite. Eu tinha outros projectos mas, por confiar nestas pessoas, e por o Benfica e Castelo Branco ser um clube de referência a nível nacional optei por estar aqui. Castelo Branco já é uma cidade de média dimensão, o clube tem o estatuto de Utilidade Pública e toda a gente o conhece em Portugal. Já por aqui passaram grandes treinadores e eu estou aqui com todo o gosto para, todos juntos, fazermos coisas boas, tanto para mim como para Castelo Branco.
TD- Gostaria naturalmente que a equipa se mantivesse na II divisão…
JL- Tenho esperança que o Benfica ainda se vá manter na II Divisão. Tem atletas briosos, mas tem faltado aqui e ali um pouquinho de sorte. Quem anda no futebol sabe que essa componente é preponderante. Eu tenho fé na manutenção.
TD- Que opinião tem da equipa?
JL- Tenho uma opinião que guardo para mim.
TD- Há jogadores neste plantel que manteria no grupo do próximo ano?
JL- Claro que há.
TD- A sua primeira experiência como treinador não correu como certamente esperaria… Hoje sente-se um treinador mais conhecedor da realidade?JL- Eu vim-me embora do Académico de Viseu porque as coisas começaram a desviar-se do previsto. Eu não gostava que, um dia, quando deixar o Benfica e Castelo Branco, que as pessoas ficassem com uma má impressão a meu respeito. Cada um tem que dar o máximo na sua tarefa e tentar cumprir.

Sem comentários: