quarta-feira, janeiro 04, 2006

ENTREVISTA A QUIM MANUEL, TREINADOR DO BENFICA CB


“Estamos a cair numa classificação que nós não queremos”

Quim Manuel espera que o 2006 seja diferente do final de 2005. O Benfica e Castelo Branco tem 11 pontos e não está muito longe da linha d’água. O jogo frente ao Nelas que abre o ano é muito importante, não só para abrir fosso em relação a um clube que luta pela manutenção, mas também porque Quim Manuel não quer mais derrotas caseiras. Quanto a reforços… o técnico gostava de os ter, mas o orçamento não permite.

“Queremos atingir os primeiros 6 lugares”

Tribuna Desportiva- Com 11 pontos nesta altura considera que está a fazer o que esperava ou contava estar um pouco melhor?
Quim Manuel- Esperava ter mais pontos. Como se sabe o nosso objectivo de época é fazer um bom campeonato e nós não estamos a fazer um grande campeonato. Já perdemos 2 vezes em casa, o que não estava nas perspectivas, mas vamos tentar fazer melhor em 2006 porque estamos a cair numa classificação que nós não queremos. Queremos atingir os 6 primeiros e tentar fazer melhor que o ano passado. Penso que os jogadores depois da derrota em casa com o Oliveira do Hospital reflectiram e tivemos uma semana para falar sobre o que estava mal. Já gostei mais da equipa na Pampilhosa e só não ganhámos porque tivemos alguma infelicidade no final do jogo.
TD- O grande problema este ano têm sido as lesões e alguns castigos que têm aparecido…
QM- Já houve jogos em que estive muito limitado. Contra o Oliveira do Hospital não pude contar com o Ricardo Pinto e com o Cascavél, na Oliveirense também não foram 3 jogadores e é claro que isso tem sempre influência. Agora vamos é tentar recuperar todos os jogadores no sentido de nos apresentarmos na melhor forma possível no próximo jogo. Queremos começar o ano bem perante um adversário que está atrás de nós mas que eu sei que tem uma boa equipa.
TD- Esse jogo com o Nelas é determinante para o que resta de campeonato?
QM- Não é determinante porque ainda faltam muitos jogos. Ainda nem sequer acabou a 1ª volta, mas o que é certo é que não podemos perder mais jogos em casa, ou não é aconselhável. Também tem havido alguns castigos devido à juventude deste ou daquele jogador. Não temos sido uma equipa indisciplinada. Os cartões têm surgido em jogadas disputadas em que os árbitros entenderam mostrar os vermelhos respectivos. Mas não nos vamos queixar disso. Ainda no último jogo tivemos o pássaro na mão e deixamo-lo fugir a dois minutos do fim. Também é preciso ter alguma sorte no futebol.
TD- Este ano tem sido muito crítico das arbitragens…
QM- Algumas, mas nem todas. Contra o Oliveira do Hospital perdemos em casa e o sr. João Roque fez uma boa arbitragem.
TD- Em relação a reforços… vai ou não haver?
QM- Qualquer treinador gostaria de ter mais um ou dois reforços, mas parece-me impossível, segundo as palavras do nosso presidente. Nós falamos semanalmente nessa situação mas está difícil porque não há orçamento para isso e ele não quer entrar em grandes aventuras. Iremos jogar com os jogadores que temos e com os jovens. Eles continuarão a ter as suas oportunidades, até porque já jogaram praticamente todos. Ainda faltam 15 jornadas e todos vão ter oportunidade de jogar e se demonstrarem capacidades para integrar a equipa de início têm que aproveitá-la.

“Esta paragem dá para recuperar sete titulares que estão tocados”

TD- Alguns jogadores também não estão a render aquilo que se esperava de início, casos do Hélder Monteiro que teria um ano bom para aparecer e do João Paulo que era um jogador indispensável no Idanhense mas que não consegue ter a mesma importância no Benfica…
QM- Há jogadores que no início de época não rendem. O Hélder Monteiro está a subir de forma, na Pampilhosa fez um jogo extraordinário e o João Paulo também. Mas gostava aqui de referir que o Hélder Monteiro, depois de no ano passado ter ido passar férias a Angola, veio bastante doente. Andou medicado e isso deu cabo dele. Ainda não demonstrou ser aquele Monteiro do ano passado, embora nós esperemos sempre o melhor, não só dele mas de todos. Nós temos semanas em que o plantel não treina totalmente porque há sempre jogadores tocados e depois há alguns que fazem só metade dos treinos durante a semana e isso reflecte-se no campo. O Ricardo Pinto, o Ricardo António, o Cascavél, o José Luís são jogadores que andam sempre com toques. Tem sido uma afronta para o Departamento Clínico conseguir ter os jogadores operacionais para a competição. Mas isto vai melhorar. Penso que eles também sentiram um pouco o trabalho de início de época e agora vamos entrar naquela fase em que é importante manter os jogadores bem fisicamente para que rendam o que nós queremos no domingo.
TD- Esta é uma paragem que vem num bom momento…
QM- Vem. Dá para recuperar 7 jogadores titulares que nós temos tocados para que se apresentem bem no início do ano.
TD- Com a reformulação que se está a fazer nos campeonatos nacionais considera que a 2ª divisão foi o escalão mais prejudicado?
QM- Reduziram as equipas mas na nossa série só vão descer 3, o que já é um mal menor. Eu penso que isso se vai notar mais na II Liga já que vão descer 6. Na 2ª Divisão houve uma grande redução de jogos. O ano passado fizemos 36 jogos e este ano só temos 26.
TD- E a nível da qualidade do futebol apresentado?
QM- Não é inferior à do ano passado. Cada vez mais aparecem bons jogadores na 2ª divisão. As equipas da I e II Liga cada vez se reforçam mais com jogadores estrangeiros e os nossos bons jogadores portugueses têm que se sujeitar à 2ª e à 3ª Divisão. Eu, por vezes, admiro-me com alguns jogadores que aparecem na 3ª Divisão com o valor que têm. Para nós é um pouco diferente porque tentámos organizar o nosso plantel com jogadores da região e não vamos buscar jogadores longe porque não podemos ter despesas de alojamento e alimentação. Eu posso dizer que o Benfica e Castelo Branco, neste momento, não está a pagar casa ou alimentação a nenhum jogador, o que é muito bom para o orçamento.
Quim Manuel é um técnico, apesar de tudo, confiante para o que resta de campeonato. Apesar das coisas nem sempre terem corrido bem nas jornadas que já se disputaram o objectivo continua a ser ficar entre os seis primeiros e melhorar a classificação da última temporada.

Sem comentários: