quarta-feira, janeiro 04, 2006

ENTREVISTA A NUNO FONSECA, TREINADOR DO IDANHENSE


“As coisas têm corrido melhor que o previsto no início”

Para aqueles que criticaram o nome de Nuno Fonseca quando este surgiu no Idanhense aí está a devida resposta em forma de resultados. Sem que nada o fizesse esperar no início, os raianos entram em 2006 líderes destacados da Série D da 3ª divisão, isto apesar de um período menos bom que coincidiu com as primeiras jornadas da prova. O técnico idanhense faz o balanço do que já passou e perspectiva o novo ano de 2006.

“O Idanhense é uma equipa ao nível das melhores da Série D”

Tribuna Desportiva- Para o comum adepto de futebol é uma surpresa ver o Idanhense no comando da Série D. E para o treinador é surpresa?
Nuno Fonseca- Toda a gente que trabalha está sempre à espera de coisas positivas. E para nós houve um conjunto de factores que permitiram que essa esperança se concretizasse. Todos estamos satisfeitos, mas era uma situação que nós, no início, pensávamos que não aconteceria devido ao historial do clube, porque o plantel é praticamente o mesmo, pela valia das outras equipas, mas o nosso objectivo era e é andar na 1ª metade da tabela. As coisas têm corrido melhor que o previsto.
TD- Esta posição já permite dizer que o Idanhense é um candidato a subir à 2ª Divisão?
NF- Permite dizer que o Idanhense é uma equipa ao nível das melhores da Série D. Dou o exemplo do Marinhense que há 4 jornadas atrás estava em 1º lugar, e em 4 jogos empatou apenas um jogo e está, neste momento, em 10º lugar. Isto significa que há um conjunto de equipas que estão muito próximas e o nível é muito equilibrado. Se uma equipa tem lesões, castigos, ou se há problemas financeiros ou outro tipo de problemas que afectem a equipa, desce muito na classificação, como as que ganham 4 jogos seguidos sobem imenso. O Monsanto e o Alcobaça estiveram muito mal mas agora estão bem, o que provoca uma grande igualdade de valores.
TD- E essa fase má que todas as equipas têm o Idanhense teve-a precisamente no início…
NF- Em termos de resultados e de exibições a fase menos conseguida foi no princípio. Neste momento estamos na nossa melhor fase, que esperamos manter o mais tempo possível.
TD- Esta paragem é benéfica ou prejudicial?
NF- Os resultados é que vão dizer. Aquilo que eu acho é que, esta paragem vem-nos permitir fazer um tipo de trabalho e utilizar uma metodologia de treino que não podemos fazer nos períodos competitivos o que provoca que, se fossemos jogar amanhã iríamos jogar muito mal. O treino desta altura não é para haver forma momentânea mas é para haver algumas bases para o próximo período competitivo que é muito longo.
TD- O mês de Dezembro foi também aproveitado para fazer alguns ajustes no plantel…
NF- Nós precisávamos um jogador para a frente e tivemos que fazer reajustes para conseguir esse jogador que nós pensamos ser o elemento possível para o Idanhense. Saiu o Zezinho, que estava insatisfeito por não jogar e tinha uma proposta muito boa do Souropires e o Rui Paulo que também tinha uma proposta do Águias do Moradal. O Rui Paulo, apesar de ser muito útil, precisa de jogar. Esperamos que ele potencie o seu valor e possa regressar outro tipo de jogador.
TD- Quanto a entradas ainda se pode esperar mais alguma coisa?
NF- Não. Só se houver alguma situação com que neste momento não estamos a contar.

“O Marinhense e o Caldas são os maiores candidatos a subir”

TD- Para aqueles que puseram algumas reticências quando o Nuno Fonseca assinou pelo Idanhense os resultados estão a dar a devida resposta…
NF- As pessoas têm as ideias que têm. Com certeza que havia muitas opiniões. As pessoas baseiam-se em alguns argumentos e os resultados são o que são e demonstram o que demonstram. Muitas vezes os resultados de uma equipa, e é o que está a acontecer no Idanhense, não são fruto do bom ou do mau trabalho do treinador. Tem haver com um conjunto de factores que provoca o sucesso da equipa e não do treinador em si. Há treinadores que podem até subir de divisão e fazer um mau trabalho e outros que não sobem e que fazem um trabalho muito melhor. Isso depende de um conjunto de situações.
TD- Em termos de arbitragens… qual é a análise que faz do que já viu?
NF- Normal para uma 3ª divisão. Em termos gerais boas arbitragens. Já fomos beneficiados e prejudicados num ou noutro lance.
TD- Admitindo que o Idanhense é candidato a subir, quais são os concorrentes directos?
NF- Falta-nos jogar com o Peniche, que se reforçou para estar nos primeiros lugares, e com o Sourense que luta por subir de divisão, mas das equipas que vi penso que as que terão maiores hipóteses, se não acontecer nada de anormal, serão o Marinhense e o Caldas.
TD- Com todas as modificações nos quadros competitivos há quem defenda que a 2ª divisão foi a mais prejudicada… Concorda?
NF- Em termos competitivos está muito pior. Aquilo que está a acontecer na série onde está o Benfica e Castelo Branco é uma aberração! São poucas equipas e ainda folgam duas por jornada… É uma 2ª divisão que não interessa em termos de calendário. Agora em termos de valor, as equipas da 2ª divisão têm um ritmo diferente e têm melhores jogadores que na 3ª divisão.
TD- Como é que analisa a prestação do Fundão e do Sertanense?
NF- Para mim, e fazendo uma comparação, o Fundão está a fazer melhor campeonato que o Idanhense. O Idanhense já traz uma bagagem de 3ª divisão de há muitos anos, o Fundão reforçou-se só com 3 ou 4 jogadores e o resto foram os que vieram do Distrital, e que têm muito valor como se está a provar. O Fundão tem feito um trabalho notável. Em relação à Sertã, esperava-se um pouco mais, mas nós também sabemos que tem havido reajustamentos constantes no plantel. Eu conheço muito bem o Valter e o seu profissionalismo e no final é que se fazem as contas e acredito que o Sertanense vai estar lá em cima.
Fala o treinador que lidera a Série D da 3ª Divisão Nacional. Os raianos entram em 2006 a folgar mas, está garantido que a liderança se mantém até ao próximo jogo. Será que temos aqui um candidato à subida à 2ª Divisão?

Sem comentários: