quarta-feira, janeiro 11, 2006

ENTREVISTA A ANTÓNIO JOAQUIM, TREINADOR DO VITÓRIA DE SERNACHE


“O nosso objectivo está a ser cumprido na íntegra”

António Joaquim não altera os objectivos que traçou no início do Distrital e refere que o Vitória de Sernache “não se pode assumir como candidato porque tem um plantel muito curto, com apenas 19 jogadores e um júnior”. Apesar de actualmente ocupar o segundo lugar da classificação, o técnico da equipa do Pinhal aponta os primeiros três lugares como meta a atingir no final da temporada.

“Nos 2 jogos que perdemos com o Penamacor não fomos nada inferiores”

Tribuna Desportiva- Que balanço há a fazer das jornadas já disputadas na 1ª Divisão Distrital da AFCB?
António Joaquim- É um balanço extremamente positivo, principalmente se tivermos em conta as nossas expectativas para este campeonato. Mas com este calendário não se consegue atingir um grande ritmo competitivo devido às constantes paragens que o campeonato sofre.
TD- O que é que falta ao Vitória de Sernache para se poder afirmar como um candidato a subir de divisão?
AJ- Não falta nada. O Sernache nunca se assumiu como candidato mas está, neste momento, à frente de alguns candidatos. O nosso objectivo foi traçado e está a ser cumprido. Estamos nesta altura no terceiro ano de um projecto e estamos a corresponder às expectativas. Estamos a trabalhar de forma séria, estamos a formar jogadores, temos uma equipa feita com jogadores só da região, a chamada prata da casa, e com um orçamento baixinho.
TD- Esta temporada o Vitória tem duas derrotas, ambas com o Penamacor, uma para a Taça outra para o campeonato. A ADEP é, de facto, a melhor equipa deste Distrital?
AJ- Pelo menos foi aquela que mais investiu e que mais apostou. Quanto às nossas duas derrotas com o Penamacor, são águas passadas, mas são duas derrotas em dois jogos em que não fomos inferiores. De qualquer das formas, quem ganha é que fica com os pontos. O Penamacor é a equipa que mais apostou e que, se calhar, tem o melhor plantel. Como tal, é possível que seja neste momento a equipa mais forte, e também é isso que a classificação diz.
TD- O Vitória nunca se assumiu como candidato, no entanto, neste momento está na 2ª posição. O que é que o Vitória não tem, e que por exemplo a ADEP tem, para não se assumir?
AJ- Se quisermos fazer uma análise ao pormenor temos que voltar dois ou três anos atrás para ver o que era o Vitória na altura e o que sobrou dessa equipa que esteve nos campeonatos nacionais. Sobrou zero. O Sernache tem as infra-estruturas criadas, tem umas instalações magníficas, mas falta o apoio das pessoas e faltam mais jogadores. É também por isso que nós não podemos ser candidatos. O Sernache tem dos plantéis mais curtos deste Distrital. Nós somos dezanove jogadores e mais um júnior. Repare que as inscrições fecharam agora em Dezembro e o Sernache não contratou ninguém, porque não quisemos, porque o nosso objectivo está a ser cumprido na íntegra. Claro que, se quiséssemos apostar na subida, teríamos que fazer uma reestruturação no plantel, como outros fizeram. Isto demonstra que nós não somos candidatos, ou que não queremos ser candidatos. No entanto somos uma equipa ambiciosa, que gosta de praticar bom futebol e que gosta de ganhar os jogos ao domingo. Vamos fazer os possíveis para todos os domingos ficarmos com os três pontos, mas é possível que não o consigamos, mas dentro do campo vamos fazer tudo para ganhar os jogos todos. Subir de divisão nunca se falou naquela casa e também não é agora que iremos falar nisso.

“ADEP, Estreito, Pedrógão e Sernache são as melhores equipas este ano”

TD- De qualquer forma vão certamente lutar pelos 3 primeiros lugares…
AJ- Gostava de ficar nos três primeiros classificados. Mesmo assim, e por termos um plantel muito curto e sempre com três ou quatro elementos que nunca treinam connosco, acho que vai ser difícil. Creio que, pelo menos o terceiro lugar vamos conseguir, isso era magnífico, não só para estes jogadores, como também para a equipa técnica.
TD- Mas nesta altura o Vitória está em segundo… quem é que vai ultrapassar o Vitória na classificação para ficar em terceiro, como referiu?
AJ- Espero que ninguém nos ultrapasse, mas também sei que há plantéis que são mais fortes que nós. Há equipa que se reformularam, casos do Penamacor que já falei, o Águias do Moradal tem um plantel excelente e numeroso e o Pedrógão de São Pedro que não tem tido os resultados a condizer com o plantel que tem. Penso que estas três equipas mais o Sernache formam o grupo das quatro melhores equipas do campeonato. Se falei no terceiro lugar é porque vamos tentar ficar à frente de uma dessas três.
TD- Dos três resultados negativos desta época qual era aquele com que menos contava?
AJ- Não contava com nenhum. Eu contava ter ganho os jogos todos, mas nós também temos que reconhecer o mérito do adversário. Mas tal como já referi, não fomos inferiores ao Penamacor nos dois jogos que perdemos, creio que até fomos bastante superiores no jogo para o campeonato. Com o Oleiros nós criámos situações de golo mais que suficientes para ganhar mas acabámos por empatar. São contingências do futebol. Espero já ter perdido os pontos que tinha a perder, mas com certeza que ainda iremos perder mais alguns.

“Alguns árbitros aparecem ao domingo para resolver os jogos”

TD- Falando de arbitragem… O António Joaquim tem sido um crítico de algumas arbitragens, mesmo em jogos que tem vencido. O que se passa com a arbitragem do Distrito?
AJ- Não sei. Não fui eu que disse que os árbitros iam para os jogos e levavam saco, tronco e membros. Com os jogadores do Sernache eu faço tudo para que eles levem cabeça, tronco e membros.
TD- Mas tem-se sentido prejudicado em alguns jogos? E isso reflecte-se em termos de pontuação?
AJ- Não vale a pena estarmos a fazer estes balanços a meio da época. Possivelmente os árbitros têm feito o melhor que podem e sabem. Tal como todos os jogadores, os árbitros também erram. Mas há coisas que se passam que me deixam triste. Nós trabalhamos terça, quinta, sexta e ao domingo e os árbitros aparecem ao domingo para… alguns para resolver os jogos. Não tenho problemas nenhuns em dizer isso. Eles têm é que fazer tudo para melhorar, tal como nós treinamos para jogarmos melhor ao domingo. Eles terão também que treinar e trabalhar mais para que as coisas corram melhor. Eu disse no início da época que não sou crítico para dizer que sou. Eu critico quando acho que dentro do campo há coisas que nós sentimos que não são isentas.
TD- Isso já se passou em jogos deste campeonato?
AJ- Nalguns já, como certamente se passou com todos os clubes.
A palavra do técnico do actual segundo classificado da Divisão maior do futebol Distrital. Mesmo sem jogar este fim-de-semana o Vitória de Sernache manteve a vice-liderança atrás do Penamacor.

Sem comentários: