quarta-feira, janeiro 04, 2006

ENTREVISTA A JOCA, TREINADOR DA AD FUNDÃO


“Lutamos e corremos
domingo a domingo pela manutenção”

Pode dizer-se que Joca é nesta altura o treinador em maior destaque no futebol do nosso Distrito. Seriam poucos, ou quase nenhuns, aqueles que perspectivavam que a Desportiva do Fundão ia chegar ao final de 2005, e quando faltam disputar 3 jornadas da 1ª volta do Nacional da 3ª Divisão, em 2º lugar. É certo que o objectivo continua a ser a manutenção, mas quanto mais cedo forem alcançados os pontos que permitam ficar no 3º escalão nacional menos risco há de passar por aflições quando chegarem as jornadas decisivas. Joca conseguiu com um plantel muito curto, reforçado com Kalló já o campeonato ia em andamento, virar o ano no pódio. Não fossem aqueles primeiros jogos e o feito dos fundanenses podia ainda ser de maior destaque…

“Não pensamos em nada mais além da manutenção”

Tribuna Desportiva- Em termos de balanço das jornadas que já se disputaram, era nesta posição e com estes pontos que contava chegar a final de 2005?
Joca- A posição que nós esperávamos estar nesta altura era uma classificação que nos permitisse a manutenção. É a posição que esperávamos estar agora e também no fim da época. É para isso que nós lutamos e corremos domingo a domingo. Esse é o nosso grande objectivo.
TD- Onde é que estaria a Desportiva do Fundão se tivesse feito as primeiras 4 ou 5 jornadas como fez a partir daí?
JC- Os jogos nunca são iguais e no futebol não se pode pensar “se” isto ou “se” aquilo. Temos que viver o presente e saber que estamos numa boa classificação e é isso que queremos continuar a ter sem pensar em nada mais que nos mantermos na 3ª Divisão Nacional.
TD- Em termos de plantel, estes são os jogadores que vão até ao fim ou vai haver alguma novidade?
JC- Isso é com a Direcção, a Direcção é que sabe…
TD- Mas falta algum jogador para alguma posição específica?
JC- Muitas pessoas não sabem, mas o plantel do Fundão tem, neste momento, 18 jogadores seniores e 2 juniores que treinam regularmente com a equipa. Por tudo isto ainda tem mais valor a classificação que temos nesta altura. O que é importante mesmo é que, no final, estejamos numa posição que nos permita manter, por todos estes factores.

“Vamos continuar a discutir o resultado em qualquer campo”

TD- O Kalló foi indiscutivelmente uma mais valia que surgiu já no decorrer do campeonato…
JC- Sim. É um jogador jovem, com muita qualidade e que se integrou bem. Ele tem apenas 20 anos e uma grande margem de progressão. Penso que veio dar uma grande ajuda à equipa do Fundão.
TD- E que Fundão vamos ter a partir daqui?
JC- Aquilo que o Fundão se compromete, e é esta a nossa filosofia, é discutir o resultado em todos os jogos e em qualquer campo. É isso que temos feito. Umas vezes somos felizes, outras vezes não, mas é sempre esse o objectivo.
TD- O Joca tem-se queixado em alguns jogos dos trabalhos dos árbitros. No balanço, no deve e haver, o saldo é positivo ou negativo?
JC- Há sempre um factor casa que influencia algumas situações. Penso que fora fomos prejudicados num ou noutro campo, mas penso que não é pelas arbitragens que estamos no lugar em que estamos ou que deveríamos estar noutro lugar. Eu acho que as arbitragens têm sido regulares.
Joca não mexe um milímetro nos objectivos da Desportiva do Fundão. É um treinador realista e sabe que o reduzido número de jogadores é talvez o seu maior adversário, mesmo sabendo-se que os que estão tem um valor indiscutível.

Sem comentários: