quarta-feira, outubro 12, 2005

ENTREVISTA JOAQUIM VIEIRA, TREINADOR DOS JUNIORES DO PENAMACOR


“Merecia mais respeito”

Joaquim Vieira foi durante anos treinador das camadas jovens do Sport Benfica e Castelo Branco, mas agora vai continuar a trabalhar com jovens mas mudou-se para a ADE Penamacor. Coincidência ou não, a verdade é que acaba por seguir o mesmo caminho que o seu filho, Bruno Vieira, seguiu há cerca de um ano. Vieira, agora com os juniores penamacorenses, fala do Benfica, das mágoas, e do novo projecto que abraçou.

“Eu não sou uma pessoa qualquer!”

Tribuna Desportiva- Depois de tantos anos a treinar as camadas jovens do Benfica e Castelo Branco este ano mudou-se para a ADEP. Como é que aconteceu esta mudança?
Joaquim Vieira- A mudança aconteceu porque tive um convite da ADEP que me deixou muito satisfeito. Esperei que o Benfica e Castelo Branco me dissesse alguma coisa mas isso não aconteceu. Não sei porquê, mas as pessoas entenderam não me dizer nada para eu não continuar como treinador das camadas jovens. Eu já tinha decidido ir para a ADEP, mas aguardava que alguém do Departamento Juvenil, porque o Departamento de Futebol Sénior é autónomo e não tem nada a ver com o juvenil, me contactasse e conversassem comigo no sentido de dizerem se ficava ou não. Como ninguém me disse nada… Infelizmente passados dois meses e meio do meu campeonato ter terminado é que o chefe do departamento me telefonou a pedir o meu fato de treino, curiosamente esses fatos de treino até foram oferecidos pelos pais de um atleta. Eu entendo é que, depois de tantos anos naquele clube a dar o meu melhor, merecia um pouco mais de respeito. Eu não sou uma pessoa qualquer. Eu fui, sou e continuarei a ser um indivíduo que deu muito ao futebol albicastrense.
TD- Considera que foi mal tratado pelos dirigentes do Benfica e Castelo Branco?
JV- Eu não fui mal tratado… Eu acho é que houve alguém, por má fé penso eu, porque as coisas não foram bem claras em relação à minha pessoa, que decidiu não me dizer nada.
TD- E sabe quem é esse alguém?
JV- Eu sei quem é, e também sei como foi o processo.
TD- Quer falar nisso?
JV- Não quero falar porque o Benfica é um grande clube. O clube não tem nada a ver com os directores que por lá passam. Os directores passam mas o clube fica. É alguém do Departamento de Futebol Juvenil que não quis que eu continuasse porque eu sou uma pessoa que não presto vassalagem a ninguém. Eu não ando em volta de ninguém para atingir os objectivos. Eu valo-me é do meu trabalho e é a trabalhar que eu me sinto bem. Tenho pena é de não me ter sido endereçada qualquer palavra no sentido de ficar ou não. Estou muito magoado porque ninguém me disse nada. Eu até já tinha decidido não continuar, porque já tinha o convite do Penamacor…

“Nas 3ªs feiras treinava meia hora, porque depois vinham os veteranos…”

TD- Acha que isso tem algo haver com o que se passou com o seu filho?
JV- Desde que aconteceu aquela situação com o meu filho eu acho que houve pessoas que misturaram as coisas, e passaram a não me ver com bons olhos. Aquilo que aconteceu com o meu filho foi pena, porque 13 anos não são 13 dias. Ele estava há 13 anos no Benfica… Houve um “directorzinho” que teve a infeliz ideia de fazer o que fez ao meu filho. Há muitos directores que se servem do clube e não servem o clube. Acho que para bem dele foi-se embora do Benfica e Castelo Branco.
TD- E agora dá-se a coincidência do pai ir para o mesmo clube do filho…
JV- Eu não ando aqui para agradar a ninguém porque tenho consciência do trabalho que faço, e os frutos estão à vista, porque há dois atletas do plantel sénior que passaram por mim na formação, que são o Tiago Marques e o Tiago Paulo, e há muitos outros que poderão ser titulares na equipa sénior.
TD- Há muita gente que tem a ideia que os miúdos não gostam de trabalhar com o Vieira…
JV- Eu sou um treinador como muitos outros. Nós vemos jogos na televisão em que os treinadores dizem palavrões e estão milhares de pessoas a assistir. É uma maneira de estar! Nós estamos habituados a esses palavrões, mas o Vieira é uma pessoa excelente e gosta de fazer aquilo que faz. Se perguntar a todos os miúdos que passaram por mim, pode haver um ou outro que não goste de mim, mas a grande maioria gosta do Vieira. Pode é haver directores que digam mal de mim. Mas eu não admito que ninguém vá para o banco e que transmita ordens. Eu é que tirei os cursos e sou pago para isso. Quem toma as decisões, mal ou bem, sou eu! Não admito que ninguém da Direcção se meta no meu trabalho. Felizmente aqui não aconteceu porque eu não dei oportunidades, nem aqui nem em lado nenhum. Também fiquei muito triste com as mudanças de treinadores nas camadas jovens, mas as pessoas entenderam que esta é a melhor via… Eu entendo que as camadas de formação vão ser prejudicadas. Mas eu estou só a falar do futebol jovem, porque tomara o Departamento de Futebol Juvenil ter muitas pessoas como o presidente José Manuel Vaz. Os treinadores do futebol jovem do Benfica andam ao Deus dará, porque ninguém diz o que quer, ou não. Nós trabalhamos porque gostamos! Eu cheguei a ir para jogos do Nacional com 13 miúdos, porque havia miúdos da equipa B que podiam ir comigo, mas havia alguém que lhes dizia para eles não irem! Isso é que me magoa! Eu tinha uma equipa no Nacional e nas terças-feiras treinava meia hora, porque depois vinham os veteranos… Eu não sei de quem é a culpa mas a programação dos treinos nos sintéticos está muito mal feita.
TD- Virando a página, como está a decorrer o trabalho em Penamacor?
JV- As pessoas pediram-me para ensinar os miúdos a jogar à bola. Ninguém me exigiu nada. O campo está em obras para levar a relva sintética mas temos treinado no pavilhão, lá na pista e em Pedrógão. Em termos de futebol temos feito pouco, mas temos trabalhado a parte física. Quando as obras estiverem completas o Penamacor vai ficar com mais condições do que muitos clubes que estão na 2ª Divisão.

Vieira fala do passado, das mágoas que sente em relação ao Benfica e Castelo Branco e aos muitos anos que lá passou, deixa críticas pela maneira como foi tratado pelo Departamento de Futebol Juvenil do clube albicastrense e fala do novo projecto em que está envolvido.

Sem comentários: