segunda-feira, setembro 11, 2006

14º RALLY AUTOMÓVEIS ANTIGOS


Crónico Luís Filipe Brito ganhou com um Bentley de 1924

A 14ª edição do Rally de Automóveis Antigos da Escuderia Castelo Branco andou pelas estradas dos concelhos do Fundão, Penamacor, Sabugal e Belmonte na última sexta-feira e sábado.
Foram 53 as máquinas de outros tempos que participaram na edição deste ano e que fizeram as delícias daqueles que são apaixonados por automóveis antigos.
Luís Filipe Brito, com um Bentley Speed de 1924, foi o concorrente que trouxe a este rally o automóvel mais antigo e que venceu novamente, tal como se previa, a edição deste ano da prova da Escuderia Castelo Branco.
Na categoria D o vencedor foi Hilário Pinheiro, que também repetiu a vitória de 2005 na sua classe, ao volante de um Mercedes 170 V de 1939, e na E foi José Cayolla com um Triumph TR2 de 1953 que chegou em primeiro. Nuno Navarro, que levou para a prova um Willys CJ-3A de 1953 classificou-se na 3ª posição.
Nos antigos mais modernos, Mário Vital de Melo, tripulando um Porsche 356 C de 1964 venceu a categoria F e João Mexia Leitão, piloto que participou com um Porsche 911 de 1973, ganhou a categoria G onde participam os veículos mais recentes. Nesta classe, o albicastrense António Carlos Ramos, participando com um Alfa Romeu 1750 GTV de 1971, terminou a prova num honroso 4º lugar.
Realce ainda para as participações de alguns concorrentes que, não tendo ganho em nenhuma das categorias em que participaram, mostraram ao público que se deslocou, não só à estrada mas também aos locais onde os participantes expuseram as suas viaturas, nomeadamente Fundão, Castelo Novo, Alcaide, Sabugal e Capinha, verdadeiras peças de museu como são, por exemplo, o Ford A de 1929, o Riley Lynx Tourer de 1936, o Jaguar E Tipe de 1967 ou o mais recente Triumph Stag de 1972. Um regalo para a vista proporcionado por mais uma excelente organização da Escuderia Castelo Branco naquela que é uma das provas de referência do calendário dos automóveis antigos e clássicos.Entretanto, o Rally TT de Castelo Branco – Taça Joaquim Pelejão Marques, também uma prova com a chancela do clube automóvel da capital da Beira Baixa vai para a estrada nos próximos dias 22 e 23 de Setembro. Este ano a grande novidade proporcionada pela Escuderia é uma super-especial nocturna com cerca de 9 quilómetros que vai decorrer na noite de sexta-feira dia 22 e que vai terminar junto da torre de controlo do Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco. Outra das novidades na edição deste ano será a passagem de toda a caravana para o centro da cidade, já que o secretariado e o gabinete de Imprensa vão funcionar no Cibercentro no antigo Quartel de Infantaria e o parque fechado estará ali mesmo ao lado nas Docas Secas. As inscrições para esta prova estão abertas até amanhã e podem ser feitas na sede da FPAK ou na Escuderia Castelo Branco.

Sem comentários: