quarta-feira, julho 12, 2006

REUNIÃO DE CLUBES NA AFCB


Divisão única avança com unanimidade

Já está definido o calendário das provas seniores organizadas pela Associação de Futebol de Castelo Branco. Tudo ficou esclarecido e decidido numa reunião entre os clubes e a Associação que aconteceu na noite da última sexta-feira na sede do organismo máximo do futebol distrital. No dia em que terminaram as inscrições estavam inscritos doze clubes apurados para disputar a 1ª divisão: Águias do Moradal, Oleiros, Vitória de Sernache, Valverde, CD Alcains, Proença-a-Nova, Teixosense, AD Fundão, Unhais da Serra, Pedrógão de São Pedro, Póvoa de Rio de Moinhos e Atalaia do Campo e quatro para a 2ª divisão: Lardosa, Vilarregense, Orvalho e Escalos de Cima. Depois de muitas discussões sobre o formato da época 2006/07, que incluía duas possibilidades sugeridas pela AFCB, a 1ª com os 16 clubes juntos na mesma divisão, que disputariam uma 1ª fase no sistema de todos contra todos a uma volta, obrigando aqui a um sorteio, e uma 2ª fase em que jogariam os 8 primeiros a duas voltas para apurar o campeão e os 8 da 2ª metade da classificação da 1ª fase iriam disputar um troféu também a duas voltas em que os dois últimos classificados desceriam à 2ª divisão no próximo ano. Nesta proposta, que foi rejeitada pelos presentes, os clubes transitavam da 1ª para a 2ª fase da competição com 50% dos pontos conquistados com arredondamento feito por excesso. A outra possibilidade, que acabou por ser aprovada com o voto favorável de todos os clubes, acaba por ser a mais simples e até a mais lógica: um campeonato com 16 clubes com um sistema normal de todos contra todos a duas voltas. Vão ser 30 jornadas que arrancam no dia 17 de Setembro e se prolongam até dia 20 de Maio de 2007. Nas datas houve apenas uma pequena alteração sugerida pelos representantes do Vitória de Sernache e aprovada pela maioria dos clubes em relação às datas sugeridas pela Associação de Futebol de Castelo Branco, que previa o início da prova a 10 de Setembro e o final a 13 de Maio.
No que toca à Taça de Honra José Farromba, vai continuar a disputar-se nos mesmos moldes que até aqui, com a diferença que não haverá repescagens. Com 16 clubes participantes tudo começa no dia 22 de Outubro com a realização dos 8ºs de final, no dia 26 de Novembro disputam-se os jogos dos quartos-de-final e no dia 28 de Janeiro decorrem as meias-finais. A final está marcada para uma 4ª feira, dia 25 de Abril, feriado nacional.

AFCB negoceia seguros e informa-se sobre testes médicos
A Associação de Futebol de Castelo Branco, no final da reunião que juntou os clubes inscritos no campeonato distrital de seniores, informou que, no que toca aos seguros, estão a ser feitas várias consultas a diversas seguradoras com o objectivo de conseguir reduzir ao máximo os custos dos clubes. Mas segundo o secretário-geral da AFCB, Luciano de Almeida, “o ano passado conseguimos uma redução de 15% mas este ano isso não deverá ser possível”, por isso deixou o conselho aos clubes “que trabalhem com a seguradora onde conseguirem melhores condições”. Ainda segundo Luciano de Almeida, e no que toca aos exames médicos obrigatórios para os atletas, “segundo a Lei esses exames deverão ser feitos num Centro de Medicina Desportiva ou por um especialista em Medicina Desportiva. Não nos parece viável, como o ano passado não foi, que tenha que ser assim, até porque o número de profissionais de saúde habilitados para a realização destes exames não é compatível com os milhares de atletas de todas as modalidades que estão obrigados a realizar estes exames para poderem competir. Desta forma continuamos a entender que o médico de família de cada um pode fazer estes testes. Neste sentido também já consultámos a Sub-região de Saúde de Castelo Branco no sentido de sermos esclarecidos mas ainda não temos a devida resposta. Assim que a tivermos os clubes serão informados se houve ou não alguma alteração”.

Sem comentários: