quinta-feira, julho 06, 2006

ENTREVISTA SETÚBAL, TREINADOR DOS JUNIORES DO BENFICA CB


“Com um bom guarda-redes esta equipa estaria num patamar superior”

Não foi um campeonato nada fácil para os juniores do Benfica e Castelo Branco. Paulo Alexandre começou o trabalho com a equipa mas, já na 2ª volta da 1ª fase, acabou por deixar o comando técnico da equipa numa altura em que a classificação já deixava antever muitas dificuldades para alcançar a manutenção. Pegar numa equipa nestas condições não era fácil, mas Setúbal teve essa coragem, embora sabendo que o destino estava praticamente traçado. Em termos de resultados pouco ou nada se alterou e, inevitavelmente os juniores encarnados acabaram por cair para o distrital. Apesar do ano difícil, Setúbal mostra-se disponível para continuar a ajudar o emblema da águia e até admite continuar a treinar a equipa júnior no Distrital.

“Trabalhava nos 3 treinos semanais com 8 ou 9 jogadores”

Tribuna Desportiva- Apesar de ter feito menos de metade da época com esta equipa o que é que lhe pareceu a participação no Nacional de juniores?
Setúbal- A equipa em si é muito equilibrada. Quando eu entrei houve um ligeiro abanão, isto não quer dizer que a pessoa que estava antes de mim, o Paulo, tivesse feito um mau trabalho, só que depois houve aquela fase do jogo com a Naval. Os miúdos estavam mentalizados da falta de comparência mas depois o jogo acabou por ter que se realizar. Toda a gente que está por trás do processo reconhece que foi um erro tremendo da Federação mas a partir daí tudo se alterou. Se nós temos ido para a fase final com aqueles 3 pontos talvez a equipa não se abandalhasse tanto. Depois entrou a descrença na equipa, viu-se que estávamos muito longe dos lugares que davam manutenção e depois entramos numa fase muito complicada dos estudos deles. 90 % desta equipa anda no 12º ano, fizeram as festas deles, e entramos numa fase muito difícil. Eu trabalhava nos 3 treinos semanais sempre com 8, 9 jogadores… e a maior parte dos treinos sem nenhum guarda-redes. Um dos guarda-redes está na tropa e o outro nunca aparecia.
TD- O posto de guarda-redes foi um problema constante ao longo de toda a época…
Setúbal- Sim, esta equipa é muito boa no colectivo mas faltou uma pessoa cá atrás. Como se sabe um bom guarda-redes dá muita segurança e, com um bom guarda-redes esta equipa estaria certamente num patamar mais acima. Mas enfim… é o que há aqui na região e foi com isso que nós trabalhámos. Tenho dois guarda-redes juniores mas até tive que ir para um jogo na Marinha com um guarda-redes juvenil, e quando assim é pouco mais se pode fazer a não ser dar o melhor em prol desta equipa. Os últimos que acabaram a 2ª fase é que foram os fundamentais.

“Não estou arrependido de ter pegado na equipa,
mas só avancei para evitar o vazio”

TD- Na altura em que substituiu o Paulo Alexandre acabou por entrar porque viu que ninguém queria pegar numa equipa que praticamente já estava condenada à descida. Está arrependido desse passo que deu?
Setúbal- Não. Eu não sou de Castelo Branco mas é como se fosse, e dei sempre o máximo por este clube. Agora que estou aposentado ainda posso colaborar mais, mas dei sempre o máximo. Convidaram-me para assumir os juniores porque não havia ninguém, e eu disponibilizei-me, apesar de saber da situação complicada. Aceitei só para evitar o vazio.
TD- Eu sei que acompanhava os jogos em casa já no tempo em que o Paulo Alexandre era o treinador. Esta equipa perdeu muitos jogos, e empatou outros, em que foi claramente a melhor em campo. Esta equipa era frágil psicologicamente?
Setúbal- Não penso que seja isso. Os jogadores comentavam entre eles que o problema era a parte defensiva, do guarda-redes. Eles, como não sentiam confiança no último jogador, tinham sempre receio de atacar, porque se atacam depois têm dificuldades em recuperar para vir ajudar. Jogaram sempre mais na retaguarda. De qualquer maneira eles deram sempre o melhor e mais não se podia exigir. Se tivéssemos alternativas podíamos apostar mais num ou noutro, mas as alternativas não existiam.

“Na próxima época pode fazer-se uma boa equipa de juniores”

TD- De qualquer maneira, e apesar deste campeonato não ter corrido nada bem, há aqui jogadores que podem ser aproveitados no futuro na equipa sénior…
Setúbal- Sim, houve dois ou três que já assinaram porque já são seniores no próximo ano mas, a maior parte ainda são juniores na próxima época. Pode-se fazer uma boa equipa de juniores para o ano e depois podem dar o salto. Só que, e voltando um pouco atrás, eles são juniores de 1º ano e já andam todos no 12º ano o que leva a que a grande maioria vá sair de Castelo Branco, o que torna muito complicado aproveitá-los. Se eles ficarem em Castelo Branco muito bem, junta-se o útil ao agradável, agora se forem para fora é muito complicado porque depois não podem treinar.
TD- Parece-me pela sua conversa que está disposto a continuar a ajudar, mesmo que não seja nos juniores…
Setúbal- Sim, já disse aos directores que estou disposto a ficar, tanto faz ser nos juniores como nos seniores. Se as pessoas quiserem, estão à vontade. O que eu não quero é que me venham buscar só quando não houver mais ninguém. Isso não. Se me convidarem a tempo e horas estou disponível.
TD- Está disposto, por exemplo, a continuar com esta equipa no distrital?
Setúbal- Se for convidado terei todo o prazer.
Apesar da descida com os juniores encarnados, Setúbal mantém-se disponível não só para trabalhar onde o clube entender que ele pode ser útil, mas inclusivamente para continuar a trabalhar com esta equipa, agora de regresso ao campeonato distrital.

Sem comentários: