quarta-feira, julho 12, 2006

ENTREVISTA LUÍS DUARTE, COORDENADOR FUT. JUVENIL ARCB VALONGO


“A tendência é fazer sempre cada vez melhor”

Luís Duarte é o coordenador do futebol juvenil de um emblema que, apesar de só trabalhar na formação há meia dúzia de anos, já é hoje uma das principais referências do nosso distrito nesta área. Esta época, a ARCB Valongo não conheceu o sabor dos títulos mas, nos campeonatos onde participou deixou boas indicações, obtendo dois 2ºs lugares e um 3º. Na hora do balanço, o responsável pelo futebol de formação classifica o desempenho do Valongo como “positivo”.

“Temos todas as condições materiais e desportivas para evoluir”

Tribuna Desportiva- Em termos de balanço de final de temporada, qual é o balanço que faz?
Luís Duarte- Eu penso que, apesar de tudo foi um balanço positivo. Conseguimos 2ºs lugares em iniciados e em escolas e um 3º lugar em infantis. Temos vindo a melhorar ao longo do tempo e o balanço tem que ser positivo. Apenas estamos na formação há 6 ou 7 anos e a tendência é fazer cada vez melhor. Temos todas as condições materiais e desportivas para evoluir todos os anos.
TD- Não fica um amargo de boca por não ter sido renovado o título de infantis?
LD- Claro que fica, mas temos que reconhecer o mérito do adversário. A equipa do Sporting da Covilhã também deu bastante luta. A 2ª fase foi muito mais equilibrada e às vezes, o factor sorte também conta muito.
TD- Continua-se a trabalhar muito bem na formação em Castelo Branco, tanto no Desportivo como no Valongo…
LD- Sim, as duas colectividades estão a fazer um trabalho óptimo, o que é preciso é dar continuidade ao que tem sido feito. Nós já temos 3 equipas de escolas, nesta próxima época ainda não, mas daqui por dois anos possivelmente teremos juvenis e a tendência é aumentar porque quem beneficia são os jovens e a própria cidade. Mas eu penso que era importante haver um entendimento entre os dois clubes da cidade ao nível do futebol de onze. Apesar disso não ser possível por enquanto vamos ver se, no futuro, isso é ou não possível.
TD- Mas o objectivo do Valongo é que exista esse entendimento com o Desportivo de Castelo Branco?
LD- O que ficou estipulado o ano passado, no início da época, é que nós iríamos ficar até aos iniciados e os miúdos transitavam depois para o Desportivo em juvenis e juniores. Ou seja, nós usufruímos dos miúdos do Desportivo durante dois anos e depois eles usufruíam dos atletas do Valongo durante quatro anos. Isso permitia-nos ter duas equipas de iniciados e eles duas equipas de juvenis e duas de juniores. A questão das transferências dá sempre chatices ao longo da época, isso era um caso de evitar. Tínhamos uma equipa sempre nos nacionais e outra sempre a lutar nos distritais.
TD- Isso no momento será difícil porque se criou uma rivalidade tal entre Desportivo e Valongo que acabam por estar equipas dos dois clubes a lutar pelo mesmo objectivo…
LD- Sim, isso é verdade, mas essa rivalidade é saudável dentro de campo. Tudo o que passa para fora do campo não é benéfico para ninguém, e muito menos para os miúdos.
“Para já o Valongo não pensa em constituir uma equipa sénior”

TD- Na formação já se viu que se trabalha bem mas, no escalão de seniores cada vez são menos as equipas. Como é que analisa esta questão?
LD- Nós só estamos interessados na formação. Apesar do futebol sénior ter impacto, dada a situação económica que o país vive isso não é possível. Temos que apostar nos mais jovens e lançar aqui o futuro para as equipas seniores.
TD- Mas há uma altura em que os miúdos chegam aos 18 anos. E depois?
LD- Para já o Valongo não pensa constituir uma equipa sénior. Um passo de cada vez. Esta direcção está a apostar forte na formação e não sei se vai apostar nos seniores. O ideal era haver um entendimento entre os clubes da cidade e cada um trabalhar o seu escalão. O Benfica e Castelo Branco ficava, por exemplo, com duas equipas de juniores, e fazia a transição para os seniores. Mas isto é apenas um exemplo daquilo que eu acho que se podia pensar.

“No futuro podemos ter aqui um Torneio Internacional”

TD- No Torneio de final de época que o Valongo organizou acabaram por surgir vitórias, tanto nas escolas como nos infantis. Qual é o balanço que faz dessa organização?
LD- Foi muito positivo. Conquistámos o 1º lugar tanto em escolas como em infantis e o 3º lugar nos dois escalões com as equipas B. A esse torneio o público aderiu em massa. Esta já é a terceira edição deste Torneio e nós vamos tentar melhorar sempre. Quem sabe se não será possível daqui a uns anos tornar este Torneio Internacional.
TD- Nesse torneio houve digamos que uma pequena vingança do Desportivo, apesar do Desportivo de Castelo Branco não apresentar a equipa A que se sagrou campeã distrital da categoria…
LD- As vinganças que há são sempre dentro do campo, nunca podem ser fora. O distrital de escolas foi muito disputado. Qualquer uma das equipas podia ter ganho o campeonato, aliás, se o campeonato começasse do zero na 2ª fase era o Valongo que era o campeão, mas as regras estavam definidas assim desde o início.
TD- Quais foram os objectivos a que se propuseram com a organização desse torneio no final de época?
LD- Acima de tudo a convivência e conhecer novas realidades de outras equipas e proporcionar aos miúdos um dia de festa.

O balanço da época desportiva do futebol de formação da ARCB Valongo feito por Luís Duarte, o coordenador deste sector do clube albicastrense. Este ano não ficou marcado pelos títulos mas o trabalho vai continuar, porque as vitórias nos campeonatos aparecerão como fruto do trabalho desenvolvido.

Sem comentários: