sábado, julho 15, 2006

ENTREVISTA JOÃO DANIEL, TREINADOR DO CD ALCAINS


“Não temos uma obsessão pela subida à 3ª Divisão Nacional”

João Daniel é seguramente o treinador mais jovem dos dezasseis que vão comandar as equipas do Distrital de Castelo Branco. Parte cheio de ambição mas consciente que as coisas não vão ser fáceis, até porque como refere, “vai haver um conjunto de 4 ou 5 equipas a lutar pelos primeiros lugares”. É também para esses lugares que concorre ao leme do emblema com mais história dos que disputam o nosso Distrital.

“Acredito no trabalho que vamos desenvolver”

Tribuna Desportiva- Acha uma aposta ousada um jovem pegar no Clube Desportivo de Alcains?
João Daniel- Não é que seja ousado. Esta proposta é uma oportunidade que tem riscos inerentes. Mas eu acredito no trabalho que se vai desenvolver, e não serei apenas eu a desenvolver esse trabalho, serei eu, a Direcção e todas as pessoas que trabalham no clube. Teremos que ser uma equipa a trabalhar de forma conjunta. Obviamente que eu sou a pessoa que assume as responsabilidades e, por isso, terei que assumir os riscos se as coisas vierem a correr mal. Mas eu acredito no trabalho que vamos desenvolver e vejo isto como uma oportunidade com objectivos definidos.
TD- Que Alcains é que quer montar à sua imagem?
JD- Terá que ser um Alcains competitivo e ambicioso, mas um Alcains que percebe o contexto em que se insere, e que tem uma história nos últimos anos. Não nos podemos esquecer que o Alcains esteve um ano sem competir no futebol sénior e que está novamente a retomar a aposta com resultados extremamente positivos, já que foi Campeão Distrital da 2ª Divisão, que era o objectivo. Agora estamos numa outra fase, uma 1ª Distrital em conjunto com 4 ou 5 clubes, sem desprimor para nenhum, muito habituados a este tipo de competição, com objectivos de andar nos primeiros lugares e lutar pela subida. Temos que saber adaptar-nos a isso e responder a essas exigências. Temos que fazer um trabalho assente num equilíbrio entre a continuidade dos aspectos que estão bem desenvolvidos e na melhoria de um conjunto de factores, que de acordo com um diagnóstico, necessitam de se criar e desenvolver. Nesta lógica, será também desenvolvida a relação e ligação entre o Departamento de Futebol Sénior e de Formação, numa estratégia para dar melhor suporte ao clube a médio e longo prazo. É fundamental também o apoio dos sócios e simpatizantes, bem como de toda a comunidade em geral, para o desenvolvimento não só do futebol sénior, mas de toda a instituição e das actividades que realiza.

“Encaro este desafio com responsabilidade e confiança”

TD- O João Daniel é certamente o treinador mais jovem do Distrital no clube com mais pergaminhos dos 16 participantes…
JD- O Alcains atingiu um estatuto que ninguém o pode negar, e eu também pesei isso quando tomei a minha decisão. Eu não estou a pegar no clube na 2ª Divisão B. É um contexto diferente, porque há um trabalho já realizado e vai haver uma continuidade. Com os pés bem assentes na terra, mas com ambição. Como já referi, considero ser um desafio e uma decisão que, se por um lado pode implicar alguns riscos, por outro representa uma oportunidade de desenvolver um trabalho em que acredito e para o qual o mais importante são as capacidades e competências da pessoa para desempenhar as funções de treinador. Nesse sentido creio que tenho já uma formação que me permite encarar este desafio com responsabilidade e confiança.
TD- Sente que, de alguma maneira colidiu com o Carlos Pereira?
JD- Naturalmente respeito o trabalho desenvolvido pelo Carlos que foi excelente, foi campeão, mas nós, inclusivamente tivemos uma relação de colaboração na época passada ao nível do funcionamento e utilização de recursos entre a equipa sénior e a equipa de juvenis. Quando esta situação surgiu tivemos um diálogo existindo uma compreensão e respeito mútuos, aliás, não fazendo sentido que assim não fosse.
TD- O Alcains é um candidato à subida à 3ª Divisão?
JD- Tenho a consciência das dificuldades do contexto competitivo em que o clube se insere esta época. O objectivo é desenvolver um trabalho para alcançar uma classificação nos primeiros lugares. Temos ambição e qualidade, e naturalmente queremos alcançar a melhor classificação possível, contudo esta época não temos uma obsessão pela subida à 3ª divisão, até porque considero que existem equipas com capacidade e condições para alcançar, também, uma classificação nos primeiros lugares.
Evidentemente que, pelo facto de ser o Alcains, pode haver expectativas elevadas ao nível da opinião geral das pessoas, no entanto o estatuto e a imagem só por si não conseguem alcançar objectivos, e nesse sentido é importante o trabalho de equipa consistente e consciente que o Alcains está a desenvolver.

“Não será por assumir uma candidatura que mudará a forma de trabalhar”

TD- O João Daniel não assume de uma forma clara que o objectivo é a subida de Divisão, mas o presidente fala na 3ª divisão…
JD- Eu sou ambicioso, mas estou a falar tendo conhecimento dos outros plantéis e o respeito que os outros clubes nos merecem. Só pelo facto de ser o Alcains os jogadores terão a ambição e a motivação para lutar todos os domingos pela vitória. Essa será a obrigação. Não será por assumir agora que somos ou não candidatos que irá mudar a forma de trabalhar.
TD- Quais são os outros clubes que vão disputar os primeiros lugares com o Desportivo de Alcains?
JD- Pelo passado e pelo historial, e analisando as últimas épocas, será o Fundão, o Estreito, o Vitória de Sernache, o Unhais da Serra, o Oleiros… Há uma série de clubes com muita qualidade e o campeonato é uma prova de regularidade, e é para isso que nos estamos a preparar.
TD- E qual é a sua opinião sobre este novo modelo de campeonato?
JD- Creio que foi alcançada a solução mais consensual e equilibrada, tendo em conta as características das diferentes equipas que integram a competição.
As palavras do jovem João Daniel que na próxima época vai comandar os canarinhos de Alcains no Distrital de Castelo Branco. A subida pode não ser uma obsessão, mas alguém imagina um clube com o historial do CDA a lutar por outra coisa que não seja pelo acesso à 3ª Divisão? O tempo o dirá!

Sem comentários: