segunda-feira, setembro 04, 2006

CI ESCUDERIA CASTELO BRANCO


Classic Cup decide-se no Rally de Automóveis Antigos da Escuderia

É já na próxima sexta-feira que vai para a estrada a 14ª edição do Rally de Automóveis Antigos da Escuderia Castelo Branco. Na edição deste ano, os concelhos que vão acolher os mais de 50 inscritos serão o Fundão, cidade onde vai estar centrada a organização, Penamacor, Sabugal e ainda uma breve passagem por Belmonte. Pela primeira vez esta prova, que é já uma imagem de marca do clube automóvel albicastrense, ultrapassa as fronteiras do nosso distrito para visitar o distrito vizinho da Guarda.
Esta 14ª edição conta com automóveis de 1924 até aos anos mais recentes, sendo o mais antigo um Bentley de 1924, e principia na sexta-feira no Fundão, na Praça do Município, quando forem 17.30 horas. Da Câmara Municipal do Fundão, os concorrentes dirigem-se para Alcaide onde vão efectuar a Rampa da Gardunha. Depois lancham em Castelo Novo e o dia termina com um jantar na Escola Superior de Hotelaria, novamente no Fundão.
No dia seguinte, sábado, a partida volta a ser da capital da Cova da Beira às 9 horas. Os participantes seguem depois para Penamacor, onde tomam o pequeno-almoço, terminando a parte da manhã na vila do Sabugal, onde às 12.10 horas se disputa o Circuito do Sabugal. Depois de uma visita ao Castelo Das Cinco Quinas daquela vila da Beira Alta, a parte da tarde tem de novo partida do Sabugal e chegada ao Fundão, passando a comitiva pela Capinha, onde vão parar para lanchar. Pelo meio uma passagem pela Serra da Malcata onde os participantes “podem desfrutar de uma vista soberba e que certamente causará impacto”, refere o presidente da Escuderia Joaquim Eduardo.
A edição de 2006 termina com o Circuito Cereja do Fundão.
No final do dia os concorrentes vão participar no jantar de distribuição de prémios, depois da afixação dos resultados finais.
Com mais esta organização, e com a novidade da introdução do Sabugal na rota do Rally, a Escuderia “tenta conquistar zonas diferentes e tornar a prova culturalmente mais diversificada”. Esta prova vai ter como Director Gonçalo Eduardo e é aproveitada pela Escuderia para lançar um novo elemento na direcção, no caso será Rui Esteves, que vai desempenhar as funções de Director-Adjunto.
Como curiosidade refira-se que a prova deste ano decorre no mesmo fim-de-semana em que se realizam provas semelhantes no Caramulo e nos Açores, o que mesmo assim não impede a Escuderia de contar com uma excelente lista de inscritos.
A juntar a tudo isto, mais um grande motivo de interesse: esta é a última prova da Classic Cup e, por isso, as classificações finais das diversas classes ficarão aqui decididas.No que respeita ao Rally TT, que também está previsto para este mês, Joaquim Eduardo revelou que “pode não se realizar por falta de apoios. Vamos fazer uma avaliação da situação económica e depois decidir, porque esta Direcção queria chegar a Dezembro e deixar a Escuderia sem passivo”. Mesmo assim, Joaquim Eduardo diz estar “convencido que a Câmara Municipal de Castelo Branco, a exemplo do que fez o ano passado, não vai deixar de nos apoiar”.

Sem comentários: