segunda-feira, novembro 27, 2006

ASSEMBLEIA-GERAL DA AFCB


Contas e orçamento aprovados

A Associação de Futebol de Castelo Branco reuniu na última sexta-feira em Assembleia-geral com o principal objectivo de votar o Relatório e Contas referentes à última época e aprovar o Orçamento para 2006/07. Mas para além destes pontos, havia outros motivos de interesse a rodearem esta reunião magna que levou ao Auditório agora designado de Carlos Ranito Xistra por aprovação por aclamação de todos os emblemas representados, 25 clubes filiados na AFCB.
Ainda no período antes da ordem do dia, Carlos Almeida, secretário-adjunto da Direcção, apresentou aos clubes a decisão da criação do cargo de Director Executivo, cargo esse que Luciano de Almeida vai acumular com o de Secretário-geral, e abordou também a substituição no cargo de seleccionador distrital de futebol juvenil do professor João Paulo pelo professor Filipe Roque. Duas situações consensuais mas esta última a merecer um reparo de Joaquim Neto, presidente da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo que, apesar de referir que “não estando em causa o nome e o valor do professor Filipe Roque, este foi um processo que deveria ter sido mais aberto”.
Vítor Rebordão, presidente da Associação Desportiva da Estação, aproveitou também este período para referir que “a ADE ficou muito sensibilizada com o gesto da AFCB pelos equipamentos e bolas que nos ofereceu”, isto depois do clube ter perdido todo o seu material desportivo consumido por um incêndio na sua lavandaria.

Casa do Benfica em Castelo Branco filiado na AFCB

E desde a última sexta-feira passaram a ser 52 o número de clubes filiados na Associação de Futebol de Castelo Branco. A Casa do Benfica em Castelo Branco é o mais recente membro do futebol distrital e os representantes do Sport Lisboa e Benfica na capital de distrito têm já uma equipa de Escolas de futebol de sete inscrita na Taça da AFCB que vai ter início no próximo mês de Janeiro.

Orçamento para 2006/07 é de 216 mil euros

No que se refere ao Relatório e Contas referentes à última temporada foi aprovado por unanimidade, como de resto aconteceu também com o Orçamento para a época em curso. A Associação de Futebol de Castelo Branco tem, para 2006/07 um orçamento de 216.600 euros. As maiores parcelas das receitas provêm da Liga de Clubes, 71.500 euros, da inscrição de atletas, 102.000 e, apenas como curiosidade, e para se ver que o tempo do totobola já lá vai, a AFCB recebe das receitas deste jogo da Santa Casa da Misericórdia qualquer coisa como 2.200 euros…
Quanto às despesas, a maior fatia vai para a arbitragem, com 55.250 euros (mais 10% que na última época), para a formação, 15.500 euros, e para subsídios para o futebol de formação, 23.600 euros.
Luciano de Almeida referiu a propósito deste orçamento que “houve um corte de 11,11% nas verbas do contrato programa que a Federação tem com o Estado, mas como só tivemos conhecimento desta redução depois do Orçamento elaborado, ela não está aqui contemplada”. Por outro lado, a verba que permitiu oferecer material desportivo aos clubes do nosso distrito nos últimos anos e que provinha ainda das receitas do Euro 2004, esgotou-se, mas o secretário-geral da entidade máxima do futebol do nosso distrito referiu que “temos a expectativa que a Federação Portuguesa de Futebol distribua pelas associações distritais uma parte da verba que encaixou com a participação da nossa selecção no Mundial 2006, mas isto não é nada oficial, é apenas uma esperança por parte das associações”.

ACD Carapalha fica com carrinha

Para fechar, o momento mais aguardado pelos clubes e que levou ao Auditório Carlos Ranito Xistra quase metade dos clubes filiados. A AFCB decidiu sortear uma carrinha Toyota Hiace que lhe pertencia. Os interessados neste sorteio tinham que estar representados no sorteio, devidamente credenciados pelos clubes, e apenas podiam entrar na urna do sorteio os clubes que fazem formação seja em futebol de 11, de 7 ou futsal, quer em masculinos quer em femininos.Interessados eram 25 mas a sorte acabou por sorrir à Associação Cultural e Desportiva da Carapalha. O clube de Castelo Branco esteve representado pelo vice-presidente da Assembleia-geral, José Afonso, que era no final, um homem visivelmente feliz, até porque “estávamos nesta altura a pensar em adquirir outra viatura porque tínhamos essa necessidade” e por isso, o resultado deste sorteio “acabou por ser ouro sobre azul”.

Sem comentários: