segunda-feira, março 13, 2006

ARCB VALONGO- 2 AD ESTAÇÃO- 2


Empate ao cair do pano deixa tudo na mesma

Complexo Desportivo do Valongo, Castelo Branco
Árbitros- Mário Rebelo, auxiliado por João Ventura e Tiago Rodrigues
ARCB Valongo- Francisco Fontes, Fábio Mestre, Ricardo Santos, João Martins, Carlos Fatela, Stephane, Bruno Taborda, Bernardo Rebordão, Filipe Duarte, Bruno Pinheiro e João Rente
Treinador- Fangaia
AD Estação- David Vinhas, Flávio, Celso, André Almeida, Rodolfo, Filipe Vieira, Rosa Costa, José Real, Luís Clemente, Ruben e Rui Mendes
Treinador- Cláudio Santos
Substituições- Stephane por Carlos Martins aos 25, Bruno Pinheiro por Dimauro Mateus aos 35, João Rente por Ricardo Espírito Santo aos 35, Filipe Duarte por Filipe Henrique aos 59 e Bernardo Rebordão por Ricardo Mark aos 70+1; André Almeida por David Gonçalves aos 20 e David Gonçalves por Filipe Duarte aos 54
Disciplina- Amarelos a Bernardo Rebordão aos 46; Rosa Costa aos 33, Celso aos 52 e Filipe Vieira aos 61
Marcadores- Bruno Taborda aos 8 e 46; Luís Clemente aos 19 e Ruben aos 70+3

Valongo e Estação proporcionaram no domingo um duelo de gigantes entre as duas equipas que lideram destacadas a fase final do distrital de iniciados. É certo que ainda falta muito campeonato para o fim mas, neste jogo, uma vitória de qualquer uma das equipas seria uma ajuda preciosa na luta pelo título.
E na manhã de domingo entrou melhor a equipa da casa. Com mais tempo de posse de bola e quase sempre instalada dentro do meio campo adversário, o Valongo assumiu o jogo e marcou na sequência do maior domínio à passagem do minuto 8. E se a equipa já dominava, esse domínio intensificou-se a partir do golo.
Mas depois as coisas começaram lentamente a mudar. Quando chegou o golo do empate, aos 19 minutos, já a Estação tinha equilibrado o jogo, tornando-o mais repartido e tendo até algum ascendente em algumas ocasiões.
O empate no descanso era um resultado justo porque as equipas marcaram na altura que mais fizeram por isso.
Nos segundos 35 minutos o Valongo voltou a assumir o papel de equipa que joga em casa e por isso com responsabilidades acrescidas. A equipa de Fangaia dominava territorialmente, com a Estação mais encolhida no seu meio campo, e o golo surgiu com alguma naturalidade aos 11 minutos.
Mas nos últimos 10 minutos a Estação decidiu novamente correr atrás do prejuízo e muito bem comandada por Ruben dispôs então de uma boa mão cheia de oportunidades para voltar a restabelecer o empate. Costuma dizer-se que tantas vezes o cântaro vai à fonte que alguma vez lá deixa a asa, e o empate acabaria mesmo por chegar já em períodos de compensações pelo inevitável Ruben que assim voltou a transmitir justiça ao placard.
A arbitragem não esteve isenta de erros mas não foi devido à sua actuação que aconteceu o resultado final.

Discurso directo- Fangaia, técnico da ARCB Valongo- “As equipas são muito equilibradas mas, por jogarmos em casa, tínhamos a obrigação de vencer. Foi pena cedermos o empate já no final mas o resultado aceita-se. Está tudo em aberto porque não há campeões antecipados. Ninguém me pediu para ser campeão mas, se o conseguir, melhor”.
Discurso directo- Cláudio Santos, técnico da AD Estação- “Foi um jogo muito bem disputado entre as duas melhores equipas do distrito. O Valongo teve mais tempo de posse de bola mas nós conseguimos ainda chegar ao empate. As arbitragens quando nos deslocamos perto dos grandes centros têm sido muito más. Hoje o árbitro foi muito tendencioso e favoreceu a equipa da casa. No último jogo que aqui jogámos o árbitro até veio a pé, o que quer dizer que era aqui vizinho… A minha equipa tem sido intimidada nos jogos que aqui disputa. Basta ver o número de cartões que temos nos jogos aqui e nos outros… Estamos fartos de lutar”.

Sem comentários: