segunda-feira, dezembro 12, 2005

JORGE DIOGO (1956-2005)


Batam-lhe palmas!

Perdi um amigo… Já todos sabíamos que este dia ia chegar, mais cedo ou mais tarde, mas mesmo assim não houve tempo para a mentalização, porque nenhum tempo chegaria para interiorizar a ideia de não mais ver aquele que fez parte do lote restrito a que posso chamar de “melhores amigos”. Mas o Jorge não era “só” um amigo. Era um colega, um companheiro, uma pessoa boa, que só não fazia pelos seus amigos aquilo que lhe era humanamente impossível. Muitas vezes me questionei, e mantenho essa dúvida para a qual provavelmente nunca vou encontrar resposta: porquê o Jorge? Que mal ele fez para merecer chegar ao fim tão cedo. Afinal com 49 anos ainda se está na flor da idade! Ele lutou. Lutou muito… Com ou sem forças a verdade é que sempre exteriorizou tê-las, se bem que soubesse que era impossível ele estar a sentir por dentro aquilo que nós víamos por fora. O Jorge merece cada lágrima que verto por ele, porque sei que ele também me considerava muito. Toda esta cumplicidade existente entre nós foi construída ao longo de 15 anos. Cada um com o seu feitio, com as suas ideias, mas era sempre fácil chegar a um consenso. Palmilhámos milhares de quilómetros juntos, sempre atrás da bola… Vivemos alegrias e tristezas mas agora, só eu estou triste… Também sei que “um dia” nos vamos encontrar. Não sei quando nem onde, mas eu quero voltar a conviver com ele. Perder um amigo custa muito, e um grande amigo ainda mais… Para a região ele era o “nosso” Jorge Perestrelo. Quis o destino que partissem quase juntos. As expressões que ele celebrizou nas transmissões desportivas, e que saíram da sua cabeça, nunca mais serão esquecidas, pelo menos por mim que me considero um seguidor do que aprendi com o Jorge. Na altura em que escrevo estas palavras sinto um misto de tristeza com “não sei o quê” a que não posso chamar alegria. Tristeza porque já não vou trabalhar mais por esses campos com a presença do Jorge, e um “não sei o quê” que se calhar até é uma alegria pequenina, porque acabou o seu sofrimento. O dele, o da família, o dos amigos e o meu. Despediu-se da vida no dia em que Portugal conheceu os adversários no Mundial. Tanto que ele gostaria de estar em frente de uma televisão a comentar o sorteio… Mas com poucas forças, ou quase nenhumas, ainda perguntou “quem marcou os golos do Benfica contra o Manchester?”. Era um viciado do desporto e quis partir informado… Partilhámos histórias e momentos fantásticos. Podia até lembrar aqui alguns. Mas não. Vou ser egoísta! Vou deixá-los entre mim e ele, “O Grande Chefe”, como ele se habituou que eu o tratasse. No próximo domingo todos o vão recordar porque consegui que se respeitasse um minuto de silêncio em todos os jogos organizados pela AFCB. Ele merece, e esteja onde estiver, vai gostar que se lembrem dele. Nesse minuto não façam silêncio. Batam palmas! Ele gosta mais de palmas do que de ver todos calados a olhar o chão.Adeus Amigo! Até um dia!

Sem comentários: