segunda-feira, junho 26, 2006

FESTA DE ENCERRAMENTO DESPORTIVO CB


Encerrou o ano dos 3 títulos

Foi um sábado em cheio para todos os atletas, directores e amigos do Desportivo de Castelo Branco. Desde as 10 horas até ao cair do dia, o Complexo Desportivo da Zona de Lazer de Castelo Branco esteve por conta do Desportivo. Durante todo o dia em que foi assinalado o final da época desportiva 2005/06 jogou-se futebol, malha, sueca e os miúdos das camadas mais jovens tiveram oportunidade de correr, brincar e confraternizar.
Esta acabou por ser uma temporada excelente para o Desportivo, não só no plano meramente desportivo mas também no plano financeiro, já que o passivo acumulado acabou por ser reduzido de uma forma mais significativa que o próprio presidente previa no início da temporada.
Dentro das quatro linhas, o Desportivo de Castelo Branco sagrou-se campeão distrital de escolas, infantis e juvenis o que para o presidente José Bernardino se traduz “numa época espectacular”. Para além dos 3 títulos alcançados José Bernardino destaca ainda “a boa prestação de todas as equipas que passaram todas à 2ª fase, à excepção da equipa C de escolas, por causa da idade, mas mesmo assim, na Taça que disputaram ficaram em 4º lugar numa prova que tinha, por exemplo, a Estação e outras equipas com jogadores mais velhos”.
Mas se os feitos desportivos já foram amplamente divulgados e destacados passa a ser o capítulo financeiro a ter uma importância extrema. Também aqui o presidente refere que “foi uma época que ultrapassou todas as nossas expectativas. Nós pensamos reduzir o passivo em 20 mil euros durante esta época e, apesar das contas ainda não estarem totalmente fechadas, calculamos que no final deste mês o passivo esteja reduzido em 30 mil euros ou seja, mais 50% que o que se pensava no início”. Para que esta vitória financeira tenha sido alcançada, José Bernardino destaca “o apoio das entidades oficiais, porque sem esse apoio não é possível neste momento fazer qualquer trabalho. As entidades particulares, as empresas e a cidade de Castelo Branco não apoiam e mais valor tem por termos conseguido o que conseguimos. Houve uma grande contenção nas despesas, os pais dos atletas colaboraram bastante e vai ter que ser assim. Têm que ser os pais dos atletas a contribuírem para que eles possam praticar futebol”.
O passivo não vai ser ainda limpo durante este mandato de José Bernardino, que termina em Dezembro próximo, principalmente porque vem aí um nacional de juvenis que faz crescer as despesas, mas num próximo mandato tudo é possível.
Sobre uma eventual continuidade à frente dos destinos do Desportivo albicastrense, José Bernardino refere que “se tiver disponibilidade e saúde poderei continuar”. Mas, se tivesse que decidir agora, “apesar da alegria de ver tanta gente reunida em volta do Desportivo, se fosse hoje estava desmotivado, porque eu já estou a trabalhar com vista à próxima época e vejo que as pessoas e as empresas não se interessam. Nós não pedimos muito, pedimos coisas praticamente insignificantes mas, mesmo assim há dificuldades. As empresas também estão mal e não se consegue trabalhar desta forma”.
Na próxima temporada os objectivos passam por manter a equipa de juvenis no nacional e continuar a trabalhar nos outros escalões que os títulos virão por acréscimo. Uma das novidades para a época 2006/07 deverá ser o aparecimento de uma equipa D de escolas.

Sem comentários: