segunda-feira, junho 26, 2006

FESTA DE ENCERRAMENTO ARCB VALONGO


Valongo em movimento

A Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo fez a festa de encerramento da época no Polivalente que inaugurou no mesmo dia e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão.
Esta nova infra-estrutura vem permitir à colectividade albicastrense mais e melhores condições que até aqui não existiam. Passa a haver um local com todas as condições para a organização de festas e outros eventos, havendo também a possibilidade de ceder o novo espaço para que outras entidades o utilizem.
Joaquim Neto, presidente da ARCB Valongo, fez um balanço “muito positivo em termos gerais, embora nós sejamos ambiciosos e pretendamos sempre fazer melhor”. O futebol é uma das modalidades em destaque no Valongo, e neste capítulo o balanço interno já foi feito “e também foi positivo. Ficamos em 2º lugar em dois escalões, noutro ficámos em 3º, mas acabou por faltar o título”. Para que o título distrital não tivesse sido alcançado em nenhum dos escalões em que a Associação do Valongo tem representações vários factores contribuíram: “há o factor sorte e a forma como os campeonatos foram organizados também não ajudou”. Neste capítulo Joaquim Neto diz que “já foi apresentada uma proposta à Associação de Futebol de Castelo Branco, porque nós entendemos que nos campeonatos com 2ª fase as equipas devem partir da estaca zero e não transitarem com 50% dos pontos da 1ª fase. Nestes escalões há influências de diversos tipos, desde 2 ou 3 miúdos estarem doentes, que pode fazer diferença num jogo que decide o título”.
Mas há já alguns anos que a Associação do Bairro do Valongo ultrapassou as fronteiras do próprio Bairro e se tornou num clube da cidade e com expressão no próprio Concelho de Castelo Branco. E também por isso este emblema não se resume apenas e só ao futebol. “Este clube divide as energias e os meios com muitas outras actividades. Comandar toda esta máquina é complicado e não tem nada a ver com uma colectividade que tem apenas futebol, ou em que o futebol é a sua modalidade principal, em que tudo é canalizado para o futebol”.
A ARCB Valongo tem neste momento, para além do futebol, atletismo, ténis e aeromodelismo. Isto no plano desportivo porque como faz questão de frisar o presidente, “nós somos uma colectividade recreativa, cultural e desportiva que procuramos diversificar e fazer coisas que vão desde uma festa anual a torneios de malha, de sueca, bordados de Castelo Branco, isto para além da máquina desportiva”.
Quanto ao futuro, Joaquim Neto afirma que “nós temos que ter um crescimento consolidado e sustentado. Nós não podemos dar um passo maior do que a perna”.Apesar das dificuldades que o país atravessa e que se reflectem necessariamente no trabalho destas colectividades, a ARCB Valongo é já um emblema da cidade de Castelo Branco. A época 2005/06 fechou mas outras se seguem. Continuem!

Sem comentários: