terça-feira, junho 20, 2006
APRESENTAÇÃO ACAMPAMENTO TRANSFRONTEIRIÇO DA JUVENTUDE / FEIRA TRANSFRONTEIÇA DO ASSOCIATIVISMO JUVENIL
Mais de 500 jovens ibéricos vão acampar em Alpedrinha
O recinto do Anjo da Guarda em Alpedrinha vai receber nos próximos dias 21, 22 e 23 de Julho o Acampamento Transfronteiriço da Juventude ao mesmo tempo que decorre na vila a Feira Transfronteiriça do Associativismo Juvenil.
Na apresentação deste evento, que decorreu na sede da Liga dos Amigos de Alpedrinha, estiveram presentes Miguel Nascimento, Delegado Regional do IPJ de Castelo Branco, Francisco Barata Roxo, Presidente da Junta de Freguesia de Alpedrinha, Paulo Fernandes, Vereador do Pelouro da Juventude na Câmara Municipal do Fundão, Carlos Ventura, Presidente da Liga dos Amigos de Alpedrinha e João Salvado, Presidente do Teatro Clube de Alpedrinha.
Segundo as entidades organizadoras, estes eventos vão decorrer à imagem da Festa dos Chocalhos, que anualmente decorrem em Alpedrinha, visto tratar-se de uma iniciativa de reconhecido sucesso. Francisco Barata Roxo, referiu a este propósito que “se conseguirmos que a juventude participante adira estamos dispostos a agarrar esta oportunidade, mantê-la anualmente e assim garantir mais um evento para Alpedrinha. Tudo o que seja para promover a vila nós estamos sempre dispostos a receber e apoiar”.
Neste projecto incluído no programa do COJUTRA, que é financiado pelo INTERREG III-A, vão ser gastos “nunca mais de 25 mil euros”, esclarece Miguel Nascimento. E sobre as actividades de um projecto que esteve em vias de se perder, o Delegado Regional do IPJ revela que “neste momento estamos a meio do ano e está concluído 50% do projecto. Isto é importante porque, se se viesse a perder este apoio estavam em causa 200 mil euros, entre as delegações da Guarda e Castelo Branco”.
Miguel Nascimento adiantou ainda que conta que, “no fim-de-semana de 21 a 23 de Julho estejam presentes o Director Geral da Juventude de Castilla y Léon bem como o nosso Secretário de Estado da Juventude”.
Desvendando um pouco mais do que vão ser estes três dias em que se esperam mais de 500 jovens campistas, entre eles cerca de 70 espanhóis, o responsável do IPJ dá conta das várias instituições que “estão de corpo e alma com esta iniciativa. A Fundação das Novas Tecnologias de Informação vai ter aqui o seu camião onde vai estar disponível acesso permanente à Internet, a Federação Nacional das Associações Juvenis também vai estar presente, o MoviJovem, que é a entidade que gere o cartão-jovem e as Pousadas das Juventude também vai ter a sua divulgação e o Instituto Português de Desporto virá expor aqui todos os seus produtos”.
Desta forma, Miguel Nascimento pensa estarem “reunidas todas as condições e todos os ingredientes para um fim-de-semana intenso e atractivo”. E se tudo correr pelo melhor, o Delegado do IPJ revela mesmo que “iremos fazer todos os esforços para que a iniciativa se mantenha com ou sem apoios comunitários”.
Quanto ao programa, dia 21 às 18 horas a abertura da feira será assinalada com um desfile do Grupo de Zabumbas (bombos) de Alpedrinha, para uma hora depois abrir oficialmente o acampamento que, como já referimos, vai decorrer no recinto do Anjo da Guarda. Durante os três dias vai haver muita animação de rua, actuações de bandas musicais destinadas aos mais jovens, teatro, com a peça “Auto da Barca do Inferno” e discoteca ao ar livre nos dias 21 e 22 no Chafariz D. João V a partir das 00.30.Mais uma iniciativa no âmbito da cooperação transfronteiriça, promovida pelo COJUTRA, Cooperação Juvenil Transfronteiriço. As inscrições estão abertas em todas as entidades promotoras do evento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário