quarta-feira, junho 14, 2006

AD ALBICASTRENSE- 29 LICEU CAMÕES- 29


Manutenção chegou nos últimos segundos

Pavilhão da Escola EB2/3 de Nisa
Árbitros- Jorge Manuel e Nuno Francisco (Madeira)
AD Albicastrense- José Pereira e Pedro Mendes, Martin Gomes (1), Luís Gama (4), Luís Robalo (1), Jonatas Valente (2), Sérgio Silva, João Fialho (9), Bruno Roberto (4), Maximiano Ribeiro (3), Filipe Félix (3), João Romão (2) e Luís Leitão
Treinador- José Curto
Liceu Camões- Luís Gonçalves e José Marques, Marco Silva (3), José Rua (7), Pedro Simões (4), Francisco Fogaça (2), Hugo Costa (1), Tiago Silva, José Gomes, Rodrigo Lopes (2), Eduardo Costa (2) e Hugo Dias (8)
Treinador- José Caeiro
Marcador ao intervalo- 12-13

Foi arrancada a ferros a permanência da Albicastrense no Nacional da 1ª divisão de andebol! Depois de uma época com muitos altos e baixos, e também depois de lhe ver retirado o ponto referente à derrota no jogo com o Vela de Tavira, a ADA chegava à última jornada a ter que jogar em terreno neutro, porque estava obrigada a jogar fora do distrito de Castelo Branco devido aos incidentes no jogo com o Vela, e a depender do resultado do jogo entre o 1º de Dezembro e o Juve Lis, isto para além de estar proibida de perder frente ao Liceu Camões. Mas a conjugação de todos estes factores acabaram por ser favoráveis à turma albicastrense. O Juve Lis ganhou na deslocação a Queijas e estava tudo nas mãos da equipa azul, a quem o empate chegava, e chegou, para assegurar a permanência. Mas não se julgue que foi fácil! Até porque o adversário dependia exactamente dos mesmos factores…
A equipa de José Curto entrou melhor no jogo e cedo tomou a liderança do marcador, só que essa frente no placard acabou por ser sol de pouca dura… Depois do empate a 7 sensivelmente a meio da primeira parte, a ADA não mais conseguiu estar na frente, e o melhor que conseguiu, quase a chegar ao intervalo, foi novo empate, desta vez a 12, mas permitiu ainda assim que o Camões fosse para o descanso com a vantagem mínima.
Notava-se que a equipa de Castelo Branco estava tensa e a acusar por vezes em demasia a extrema responsabilidade do jogo. E nem foi por falta de apoio, porque a grande maioria do público que se desloca habitualmente ao Municipal de Castelo Branco também acompanhou a equipa na deslocação forçada até ao Alto Alentejo.
E o início da 2ª parte quase deitava tudo a perder. A certa altura pareceu que já nem os próprios jogadores acreditavam que ainda era possível. O Liceu Camões entrou muito forte e rapidamente chegou aos 4 golos de vantagem (12-16), mas depois disto, e beneficiando também de um ligeiro relaxamento dos visitantes, a ADA encetou uma excelente recuperação até conseguir recolocar o resultado num empate a 17. Eram minutos dramáticos disputados entre duas equipas que sabiam que uma delas iria baixar de escalão. Mas apesar de tudo pareceu sempre em melhor posição o Camões que chegou aos últimos minutos a vencer por 24-26. Nesta altura faltavam pouco mais de 3 minutos para o final e chegava ao pavilhão a informação que o Juve Lis tinha ganho ao 1º Dezembro. Os jogadores passavam então a saber que estavam a um empate da manutenção e que agora já só dependiam deles próprios. E num assomo de dignidade a Albicastrense embalou para uma ponta final quase diabólica em que foi de extrema importância o bom trabalho de José Pereira entre os postes. Com 29-29 no marcador, e já depois de soar o último gong, o Liceu Camões dispunha ainda de um livre que teria que ser marcado directamente para a baliza de José Pereira e com toda a equipa azul de braços levantados a fazer barreira… A bola não passou… E o empate chegou para ser alcançada uma manutenção que todo o grupo de trabalho mereceu.
A arbitragem cometeu alguns erros mas não influenciou o resultado final.
Discurso directo- José Curto, treinador da ADA- “Nunca pensei que chegássemos a este ponto de decidir toda uma época em apenas um jogo. De qualquer maneira, nós já sabíamos que uma equipa que não treina tem sempre dificuldades. Oscilámos entre o melhor e o pior. A equipa tem qualidade, até porque, tanto na 1ª fase como nesta 2ª fomos ganhar ao terreno do 1º classificado”.

Sem comentários: