terça-feira, fevereiro 07, 2006

FINAL-FOUR TAÇA PRESIDENTE DA REPÚBLICA



Açoreanos confirmam favoritismo numa boa jornada de promoção do andebol e da região

Associação Desportiva Albicastrense, Sporting da Horta, Académico de Leiria e Sport Lisboa e Benfica proporcionaram no último fim-de-semana aos amantes da modalidade, dois dias de emoções intensas com 3 jogos de bom nível e, no final, com um vencedor já esperado.
A jornada começou na tarde de sábado com o jogo que mais dizia aos albicastrenses. A ADA escrevia uma das páginas mais bonitas do seu historial ao conseguir estar presente numa Final-four da Taça Presidente da Republica, a 3ª prova mais importante do calendário federativo.
No jogo frente ao Sporting da Horta, actual líder da Divisão de Elite, a Associação Desportiva Albicastrense deu a réplica possível e deu para desenganar aqueles que pensavam que ia ser um jogo com o campo inclinado para um dos lados. Ao intervalo o resultado de 17-13 para os açoreanos até era enganador já que o jogo tinha sido inteiramente disputado numa toada de grande equilíbrio com a ADA a chegar por duas ocasiões à diferença de um golo de desvantagem, 6-7 e 7-8. E mesmo estando a perder por 4 golos ficam na retina alguns erros não forçados da ADA que impediam que a diferença fosse mais reduzida.
Na segunda metade veio ao de cima a maior valia individual da equipa do Sporting da Horta e a quebra física do conjunto da casa que aconteceu por volta dos 20 minutos. Até esse momento os insulares nunca se conseguiram afastar no marcador, bem pelo contrário, já que os azuis até conseguiram estar a 3 golos de diferença, mas o cansaço acumulado acabou por levar os números para os 34-25 finais.

Pavilhão Municipal de Castelo Branco
Árbitros- Mário Coutinho e Ramiro Silva
Sporting da Horta- Telmo Ferreira, Mane Lavrnic (3), Gustavo Castro (4), Bruno Azevedo (1), Albano Lopes (3), Davide Castro (1), Tiago Rodrigues (3), Bruno Goulart, Bruno Castro (3), Pedro Graça (5), Alberto Basto (2), Milan Vucicevic (7), David Graça (2) e João Freitas
Treinador- Konstantin Dolgov
AD Albicastrense- Pedro Mendes, Martin Gomes, Luís Gama (8), Luís Robalo, Jonatas Valente (2), Sérgio Silva (1), João Fialho (8), Bruno Roberto, Luís Mateus (1), António Mata (2), Maximiano Ribeiro (3), José Pereira, Filipe Félix e João Romão
Treinador- José Curto
Resultado ao intervalo- 17-13
No final- 34-25

No outro jogo das meias-finais, o Benfica acabou por levar a melhor sobre o Académico de Leiria por 34-28. Num jogo que acabou por ser decidido na segunda parte onde a equipa de Aleksander Donner mostrou a sua superioridade apurando-se para a final onde iria encontrar o líder do campeonato que também disputa e onde ocupa o 4º lugar.
E no domingo foi o dia da tão esperada final entre o Sporting da Horta e o Sport Lisboa e Benfica. Mas se a final já era a esperada o resultado também acabou por ser. A equipa dos Açores comandou sempre o marcador, mostrando-se sempre muito agressiva no processo defensivo e ao intervalo já vencia por 15-12.
Nos segundos 30 minutos a diferença foi aumentando principalmente porque o Benfica cada vez sentia mais dificuldades em penetrar na bem escalonada defesa dos insulares e por isso foi com naturalidade que se chegou ao 29-22 final.

Pavilhão Municipal de Castelo Branco
Árbitros- António Marreiros e Dario Ramos
Sporting da Horta- Telmo Ferreira, Mane Lavrnic (4), Gustavo Castro (3), Bruno Azevedo (2), Albano Lopes (1), Davide Castro, Tiago Rodrigues, Bruno Goulart, Bruno Castro, Pedro Graça (5), Alberto Basto (1), Milan Vucicevic (7), David Graça (6) e João Freitas
Treinador- Konstantin Dolgov
SL Benfica- Daniel Queluz, Jorge Menezes, Edgar Madureira (1), Danilo Drobnajakovic (9), Pedro Brigantim, Ruben Pereira (1), Cláudio Pedroso (2), Bojan Ljubisic, Luís Garret (3), Jorge Teixeira, João Lino, Pedro Garcia (5), Milandin Ostojic (1) e Júlio Sá
Treinador- Aleksander Donner
Resultado ao intervalo- 15-12
No final- 29-22

A festa em Castelo Branco foi feita pela equipa dos Açores numa Final-four que apenas teve um senão. O público albicastrense, que tantas vezes critica a falta de iniciativas na cidade, não compareceu no número esperado no Municipal de Castelo Branco. Esta festa do andebol merecia umas bancadas mais compostas. Nota também para a excelente organização da Associação de Andebol de Castelo Branco, Associação Desportiva Albicastrense e Câmara Municipal de Castelo Branco que não desperdiçou esta excelente oportunidade de continuar a pôr a cidade e o distrito na rota das grandes competições.

Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco

“Temos instalações e capacidade organizativa”

Tribuna Desportiva- O que é que representa para a cidade trazer esta Final-four da Taça Presidente da República em andebol?
Joaquim Morão- A final-four da Taça Presidente da República 2006 que se está aqui a concretizar é um acontecimento desportivo dentro do âmbito daquelas actividades que a Câmara Municipal tenta trazer para a cidade. Temos aqui boas equipas, a ADA é uma delas, importante no panorama nacional e regional, fomentamos o desporto, chamamos a atenção da cidade de que existe capacidade desportiva em Castelo Branco e ao mesmo tempo divulgamos a própria cidade com iniciativas como esta. Mas é bom que se diga que temos hoje capacidade para organizar, temos equipas que também sabem organizar e temos instalações à altura para receber estes acontecimentos.
TD- O apoio dado pela autarquia tem alguma relação com o facto da Associação Desportiva Albicastrense ser uma das equipas presentes?
JM- Pesou o facto da ADA ser uma das equipas presentes, mas nós também temos apoiado o andebol e temos realizado muitas iniciativas desta modalidade ao longo destes anos. Tem havido vários acontecimentos desportivos de âmbito nacional em Castelo Branco. Este foi mais um, mas é evidente que pesou a ADA estar presente.
TD- E agora vem aí o Torneio Internacional de Futebol…
JM- Esse é outro grande acontecimento desportivo porque trazemos aqui equipas internacionais e também se movimenta desportivamente a cidade de Castelo Branco. Isso acontece porque também temos equipamentos desportivos, nomeadamente relvados para acolher este tipo de iniciativas. Nós podemos dizer hoje que Castelo Branco está apetrechado convenientemente de todos os equipamentos e instrumentos para receber este tipo de eventos. E depois temos a nível local quem organize e tenha iniciativa. Hoje foi a Associação Desportiva Albicastrense, na próxima semana é a Associação de Futebol e a Câmara Municipal disponibiliza as condições financeiras para que estes acontecimentos se possam aqui realizar. Há aqui uma conjugação de esforços, por um lado a autarquia tem feito os equipamentos para se realizarem estas provas, e que disponibiliza as condições financeiras, e depois temos as Associações que também têm capacidade de iniciativa. Também aproveito para referir outro grande acontecimento que decorreu este fim-de-semana no pavilhão da Escola Superior de Educação, que é o Torneio de Ténis de Mesa organizado pela Associação “As Palmeiras”.
TD- A equipa A de futebol de Portugal, em princípio vai estagiar em Évora antes de partir para o Mundial. A selecção vem ao interior mas Castelo Branco fica fora da corrida…
JM- Nós temos tudo. Isso é repartido pelo país e todas essas coisas têm custos. Descentraliza-se mas tem custos para as organizações. Não vamos ter essa mas vamos ter outras. Acolheremos certamente outros eventos para os quais seja solicitado o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

José Curto, treinador da ADA

“Foi um prémio para esta equipa”

“Tivemos uma prestação dentro do nosso normal. Enquanto tivemos pernas o jogo foi equilibrado depois… Mas nós encarámos esta participação na Final-four da Taça Presidente da República como um prémio para esta equipa, só tenho pena que o público não ajude a dignificar uma organização deste género. Fico triste por não ter defrontado o Benfica, não só porque teríamos mais hipóteses de discutir o resultado mas também porque jogar contra uma equipa com o nome do Benfica é diferente. Mas nós já sabíamos que nos tinha calhado a fava no sorteio”.

António Mata, presidente e jogador da ADA

“Excedemos as expectativas”
“Esperava mais do público, porque uma jornada como esta merecia mais gente. Mas a maioria dos albicastrenses são assim. Criticam muito mas depois ficam em casa, não vêm. Mas isto não se passa só no desporto. Mas é sempre bom organizar eventos destes. Estão aqui jogadores de top e nós acabamos por exceder as expectativas. É preciso não esquecermos que jogamos contra uma equipa que eliminou o Belenenses e o Águas Santas. Nós não esperávamos ganhar nem sequer fazer o jogo que fizemos”.

Sem comentários: