terça-feira, fevereiro 14, 2006

FINAL DA TAÇA DA LIGA DE ANDEBOL


Belenenses ganha Taça na Raia

A Taça da Liga de Andebol animou a última semana na vila de Idanha-a-Nova. Com todas as equipas da Liga Portuguesa presentes, e depois das eliminatórias de quinta e sexta-feira, chegou-se a sábado, dia da realização das meias-finais. No jogo da manhã, transmitido em directo pela Sport TV, o Belenenses bateu o ABC pela margem mínima, 19-18, e garantiu um lugar no jogo decisivo. No embate entre FC Porto e Águas Santas foi necessário recorrer ao prolongamento para se apurar o outro finalista, e depois do empate no tempo regulamentar, a equipa Maiata foi mais forte e superou os dragões por dois golos de vantagem.
Na tarde de domingo, e novamente com transmissão em directo do canal de desporto, o Pavilhão da Escola José Silvestre Ribeiro encheu para o jogo decisivo e o resultado acabou por ser sempre uma incógnita, já que a frente do marcador ia alternando entre uma e outra equipa e era impossível fazer uma previsão do vencedor.
Na primeira parte o Belenenses chegou a dispor de uma vantagem de três golos, mas ao intervalo eram os nortenhos que comandavam o marcador (10-12).
Nos segundos 30 minutos foi o Águas Santas que dispôs da mesma diferença no marcador, 3 golos, mas no final dos 60 minutos registava-se um empate a 22 o que obrigava a um prolongamento para encontrar o vencedor.
Nos 10 minutos suplementares acabou por ser mais forte o líder da Liga que conquistou a 3ª edição da Taça da Liga (as primeiras duas edições foram ganhas pelo FC Porto), por um tangencial 25-24.
Na retina fica, para além dos excelentes espectáculos de andebol, mais uma grande organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Pavilhão da Escola José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova
Árbitros- Rui Tomás e Fernando Branquinho
Belenenses- Humberto Gomes, Nuno Roque, Diogo Pinheiro, Bruno Moreira, José Costa, Pedro Spínola, Tiago Silva, Pedro Matias, Nélson Pina, Vladimiro Pinto, Tiago Moreira, João Pinto, Tiago Fonseca e Francisco Bacalhau
Treinador- José Tomás
Águas Santas- Sérgio Morgado, Armando Pinto, Eduardo Ferreira, Jorge Carvalho, Hugo Rocha, Joel Rodrigues, Pedro Cruz, Miguel Solha, Pedro Solha, André Pires, Juan Couto, Vasco Nogueira, Manuel Guedes e Hugo Reis
Resultado ao intervalo- 10-12
Resultado no final- 22-22
Resultado após prolongamento- 25-24

Álvaro Rocha, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

“Valeu a pena aceitar o desafio da Liga”

“Valeu a pena aceitarmos este desafio que nos foi colocado pela Liga de Andebol porque se enquadra naquela política que nós seguimos que é a de conseguir a organização de todos os eventos desportivos e não só, para que possamos divulgar o concelho. A minha meta foi sempre a de lançar o turismo, e por isso, tudo o que seja organizações desta natureza, com transmissões pela televisão e com os órgãos de Comunicação Social em cima do acontecimento são proveitosas. Na 5ª e 6ª feira tivemos uma inter-acção dos craques do andebol com os miúdos das Escolas. É importante envolver a parte escolar nestas coisas. E depois através do desporto podemos divulgar o concelho de forma constante porque tivemos os directos da Sport TV e as pessoas que vivem fora da Idanha têm-nos dito que tiveram muito gosto em ver o nome de Idanha-a-Nova nos ecrãs. Penso que foi uma jornada dignificante, desportivamente também correu muito bem e houve muita competição. Estamos de parabéns. Nós, porque ajudámos a organizar, e a Liga porque escolheu uma região do interior que precisa de ser valorizada. É com estes acontecimentos que nós podemos dizer ao Litoral que no Interior também se consegue organizar”.

José Tomás, treinador do Belenenses

“Ganhámos o jogo na defesa”
“O jogo foi muito equilibrado e penso que nós acusámos alguma coisa que não devíamos acusar. Uma equipa que quer ganhar tem que ter tranquilidade, tem que saber o que é que pode fazer e acusámos muito a responsabilidade. Na 1ª parte perdemos algumas bolas que deram hipótese ao Águas Santas de entrar no jogo. Estivemos a ganhar por 3, mas o jogo é isto. Os jogadores queriam muito ganhar e isso notou-se no jogo da equipa. Entre equipas deste nível há poucas diferenças, mas penso que foi novamente a defesa o ponto forte do Belenenses”.

Sem comentários: