segunda-feira, março 20, 2006

ASSEMBLEIA GERAL DO DESPORTIVO CB


Desportivo mais desafogado exige Sede Social

O Desportivo de Castelo Branco aprovou na última sexta-feira, em Assembleia-Geral, o relatório e contas referentes ao ano de 2005. No salão da Junta de Freguesia de Castelo Branco cerca de 30 sócios do emblema albicastrense aprovaram por unanimidade e aclamação as contas da Direcção de José Bernardino que já tinham o parecer favorável do Conselho Fiscal.
Depois de herdar 97 mil euros de passivo, José Bernardino apresentou como objectivo reduzir os números em 15 mil euros durante os seus dois anos de mandato. Só que as coisas acabaram por correr melhor que o previsto e os números que se previa atingir no final do ano em curso já foram ultrapassados. Assim, em 31 de Dezembro de 2005 o passivo do Desportivo era de 82 mil euros, mas actualmente, e segundo o presidente, “deve cifrar-se em cerca de 75 mil euros”. Contas positivas que foram destacadas por todos os presentes o que levou Carlos Vale, presidente da AG, a pedir uma salva de palmas depois de aprovadas por unanimidade.
Depois de ratificados os números, José Bernardino manifestou-se “muito preocupado em relação à próxima época”. Isto porque, segundo o presidente, “não se sabe como vão ser os subsídios que vamos receber. As entidades oficiais têm que ter em atenção a realidade. Nós somos o clube que mais atletas movimenta e é isso que se tem que ter em atenção”. Apesar das preocupações, o presidente que está a meio do mandato, frisou que “a Câmara e a Junta, desde que estes líderes lá chegaram, têm feito uma distribuição equilibrada”. Por isso o Desportivo só pede que “pelo menos se mantenham os apoios actuais”.
Depois de referir que já foi entregue no dia 24 de Fevereiro o projecto para atribuição do Estatuto de Instituição de Utilidade Pública, José Bernardino referiu-se ainda a algumas questões que o preocupam no futuro e alguns projectos que tem em mente. Dentro de 3 anos todas as carrinhas e autocarros vão ter que circular com cintos de segurança. Segundo José Bernardino, “tem que ser o Estado a renovar a frota automóvel dos clubes. São feitas as exigências mas depois os clubes, que muitas vezes substituem o próprio Estado, é que têm que suportar tudo”.
Voltando às entidades oficiais, o líder do Desportivo referiu que “continuamos a ser olhados como o parente pobre. As entidades oficiais têm que passar a olhar para nós de outra forma porque o Desportivo é, sem dúvida, o maior clube do Concelho de Castelo Branco”. No seguimento destas críticas surgiu a necessidade de uma Sede Social: “A nossa sede não tem condições para se trabalhar. Todos os clubes e associações recebem uma sede de mão beijada. Para o Desportivo de Castelo Branco também é urgente uma Sede Social condigna, até para podermos lá realizar as próprias Assembleias-gerais”.
No final ficaram várias críticas de José Bernardino ao funcionamento do Complexo Desportivo da Zona de Lazer. “Falta sensibilidade aos funcionários que lá estão. Não se compreende que chegando as 19 horas nos desliguem as luzes! Nós trabalhamos com crianças! Neste momento as condições existem mas falta a logística”. E a terminar deixou algumas sugestões: “Deixem que sejam os clubes a gerir aquele espaço! O Desportivo está totalmente disponível para gerir um daqueles campos. E se nos quiserem dar o pelado também aceitamos porque nós não somos vaidosos de querer jogar só em relvados ou sintéticos”.Durante o ano de 2006 o Desportivo de Castelo Branco pretende dobrar o número de sócios, que é actualmente de 250, e para o próximo ano, o emblema que este ano completa 41 anos, quer chegar aos 1000 associados.

Sem comentários: