quarta-feira, outubro 12, 2005

ENTREVISTA A JOSÉ CURTO, TREINADOR AD ALBICASTRENSE


“Queremos ficar na 1ª divisão”

A conversa com o técnico da Associação Desportiva Albicastrense foi mantida depois do embate frente ao Passos Manuel que terminou com a segunda derrota dos azuis em outras tantas jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de andebol. A ADA não entrou bem na temporada 2005-2006 e está a fazer praticamente a pré temporada em plena competição.

“Estamos a fazer a preparação em pleno campeonato”

Tribuna Desportiva- Perder em casa nunca é bom, principalmente no início do campeonato. O que é que se passou?
José Curto- Hoje o que se passou, independentemente de estarmos com a equipa um pouco atrasada em relação às outras, porque começámos um pouco tarde, temos alguns elementos que não podem treinar devido à sua vida profissional, e a equipa não está no seu melhor. De qualquer maneira, e apesar do jogo não nos ter saído bem, tivemos uma partida demasiado infeliz, com demasiados remates de toda a maneira e feitio falhados ou o guarda-redes a defender. Hoje também não pudemos contar com o Jonatas porque, apesar de estar inscrito, a vida profissional não permitiu que ele viesse. Foi mais uma baixa, mas o andebol não é a vida das pessoas. Quando as coisas são assim nada ajuda a que as coisas corram melhor.
TD- Isto é um pouco fazer todo o trabalho de pré-temporada em plena competição o que pode vir a penalizar a equipa em termos classificativos…
JC- Sim, e nós temos consciência disso. O clube é aquilo que é. Nós não conseguimos fazer jogos de preparação, não por dificuldades em arranjar adversários, mas pela vida dos atletas. Agora vamos fazendo a pré-época no campeonato e vamos esperar que venham dias melhores.
TD- Há uma mudança da Zona Norte para a Sul, esta mudança beneficia ou prejudica?
JC- Prejudica-nos em termos competitivos mas beneficia-nos em termos de ambientes, porque já eram muitos anos na zona norte e em termos de arbitragens também penso que são melhores na zona sul que na zona norte. Mas é lógico que vamos encontrar equipas mais competitivas o que representa mais dificuldades para nós. Mas vamos tentar vencer tudo isso.
TD- Quais são os objectivos para esta época?
JC- Os objectivos passam por não descer de divisão e depois vamos tentar posicionar-nos para a fase final. É complicado, e por isso a nossa filosofia é fazer jogo a jogo. Depois logo se vê o que dá.

“Nós temos que ser realistas, e é o que nós somos”

TD- Em termos de plantel houve apenas reajustes, mas a ausência do Pedro Sanches é a mais significativa…
JC- Não… é lógico que o Pedro nos valia sempre 5 a 6 golos por jogo mas nós só podemos contar com os que estão. Também esperamos que quem venha nos venha ajudar. É natural que quem vem dos campeonatos regionais de juvenis, pouco competitivos, tenha dificuldades em jogar nos seniores, mas com o tempo vai-se lá. Nós temos que ser realistas e é aquilo que somos.
TD- Todos os anos se comenta que é este ano que a ADA não participa, e este é mais um ano com as mesmas dificuldades…
JC- As dificuldades do clube são mais do que evidentes, mas sobre esses temas fala o presidente do clube António Mata, porque isso compete-lhe a ele. Eu só falo da equipa.
TD- Agora vem também o novo jogador, o Sérgio Silva…
JC- É um lateral e ponta esquerda que pensamos que tem qualidade, agora vamos ver como é que ele se integra. É lógico que vai levar o seu tempo mas esperamos que quanto mais depressa melhor.
TD- Com esta contratação o plantel fica encerrado?
JC- O plantel está fechado.
TD- Quais são, na sua perspectiva as equipas candidatas a subir?
JC- Eu ainda não as vi todas, mas penso que será a Académica da Amadora, onde nós perdemos na 1ª jornada, o Passos Manuel que tem um conjunto muito competitivo e o Boa Hora, que é uma equipa mais para o nosso género, mais matreira mas com valores individuais.

José Curto sabe de todas as dificuldades que vai encontrar ao longo de uma temporada que começou tarde para os albicastrenses. Os objectivos azuis passam pela manutenção na 1ª Divisão Nacional.

Sem comentários: