domingo, abril 15, 2007

ENTREVISTA JOÃO PAULO NATÁRIO, TREINADOR JUVENIS DESPORTIVO CB


“Assumo o fracasso mas é preciso traçar novas metas para o próximo ano”

João Paulo Natário traçou no início da temporada como objectivo para a equipa de juvenis do Desportivo de Castelo Branco, a permanência no campeonato nacional. Isso não foi conseguido, o treinador assume a responsabilidade, mas com um discurso já virado para o futuro desta equipa fala em “levantar a cabeça e traçar novos objectivos”.

Tribuna Desportiva- A tradição das equipas jovens do nosso distrito que vão aos nacionais, mais uma vez, infelizmente manteve-se, é um sobe e desce…
João Paulo Natário- Sim. Nós assumimos alguns objectivos no início da época, um deles era conseguir a manutenção, trabalhamos nesse sentido mas, infelizmente não o alcançámos. Como treinador assumo as culpas neste aspecto.
TD- Houve várias condicionantes que estiveram na base do insucesso…
JPN- Eu penso que, o que mais nos prejudicou, foi a falta de competição com alguma qualidade que existe no nosso Distrito nos escalões de formação, e eu digo isto porque penso que, a minha equipa, neste momento é que estaria preparada para começar o campeonato, porque andaram todo o campeonato a ganhar experiência e também porque a qualidade dos jogadores nada tem a ver com as outras equipas.
TD- E também não é fácil quando as equipas do nosso distrito são quase sempre enquadradas numa série onde estão os “tubarões” da zona de Lisboa…
JPN- É evidente que a série onde estivemos inseridos é uma série de alta competição, e estando em alta competição não há espaço para erros de falta de experiência. É muito complicado nesta série conseguir a manutenção. Penso que, mesmo juntando os melhores jogadores deste escalão numa equipa, seria muito difícil conseguir a manutenção.
TD- Houve, no entanto, alguns jogos que ficaram, digamos, como que atravessados, casos por exemplo dos dois jogos com o Beneditense que acabou por somar as suas duas únicas vitórias nos jogos frente ao Desportivo…
JPN- Sim, esses jogos com o Beneditense foram jogos em que poderíamos ter ganho. Na Benedita, isso não aconteceu porque o árbitro não o permitiu, e cá perdemos o jogo com muito mérito da equipa adversária. Tivemos a ganhar por 2-0 e acabámos por perder por 4-2 porque, nesse jogo, o Beneditense foi melhor que nós.
TD- E por falar em árbitros, também nestes escalões as cores das camisolas ainda valem muito…
JPN- Os jogos que nós disputámos fora ninguém viu, mas em casa as pessoas foram vendo o que se passou. São pequenas coisas que acabam por fazer diferença e que depois acabam por custar vitórias e derrotas.
TD- Apesar de tudo foi um ano em que estes miúdos ganharam experiência e, para o ano, vem aí o distrital de juniores…
JPN- Para o ano cá estaremos com novos objectivos e novas motivações. Eu como treinador, estipulei para eles conseguir este ano a manutenção, não consegui, assumo esse insucesso como um fracasso meu, mas vamos levantar a cabeça, continuar a trabalhar e procurar novos objectivos e novos desafios.
TD- Mas no início, quando falou em manutenção, tinha noção que estava a traçar um objectivo muito ambicioso…
JPN- Era um objectivo ambicioso, mas eu penso que, se nós partirmos para uma guerra a pensar que ela está perdida, não vale a pena lá ir. Até mais de metade do campeonato tivemos a possibilidade de conseguir a manutenção e penso que, o que provocou a queda foi precisamente o jogo com o Beneditense, porque se o tivéssemos ganho estaríamos com outra classificação e, provavelmente, teríamos ganho ânimo para abordar o resto do campeonato.
TD- Nesta altura, há sempre os agradecimentos que ficam, mesmo não tendo corrido bem a temporada…
JPN- Tenho que agradecer a todas as pessoas que trabalharam comigo, aos jogadores e directores, e sobretudo a uma empresa que nos patrocinou, que é a Lubritin, e vamos esperar que continuem a apoiar a nossa equipa.

João Paulo Natário, na hora de pôr um ponto final na época de nacional dos juvenis do Desportivo albicastrense. Por morrer uma andorinha não acaba a primavera e é preciso começar já a pensar na próxima época onde a grande maioria dos miúdos que fizeram parte deste plantel vão disputar o distrital de juniores.

Sem comentários: