quarta-feira, agosto 30, 2006

TRABALHO BENFICA CB



Encarnados com muita juventude

O Benfica e Castelo Branco continua a preparar-se para a nova temporada com treinos no Estádio Municipal de Castelo Branco.
Com um plantel com 28 atletas, entre continuidades, reforços e subidas de juniores a seniores, e ainda com alguns jovens ainda júniores, António Marques tem a possibilidade de aliar a veterania e/ou experiência, casos de Ricardo António, Trindade, Miguel Vaz, João Peixe (ex-Pedras Rubras) ou Cascavel, com a juventude e a garra própria da idade, exemplos de Alex (ex-Elvas), Edgar, Tiago Mota (ex-Águias do Moradal) ou Prata. Num patamar intermédio surgem Zé Luís, Milton, Ricardo Viola ou ainda João Paulo.
Deste cocktail pode sair uma mistura agradável e que já deu para ver em alguns dos testes de pré-temporada, especialmente no jogo disputado na última quarta-feira em Ponte de Sôr frente ao Eléctrico onde o Benfica esteve a ganhar quase até ao final (novo golo de Miguel Vaz), desperdiçou ainda uma grande penalidade, mas viu chegar o empate já nas compensações.
Para além deste jogo, os albicastrenses registaram uma vitória fora frente ao Águias do Moradal e derrotas com Eléctrico da Ponte de Sôr e Sporting da Covilhã, ambos no Municipal de Castelo Branco. No último domingo aconteceu a deslocação ao Complexo Desportivo da Covilhã para defrontar o Sporting local.
Depois começa a doer no dia 3 de Setembro quando acontecer a deslocação ao terreno do Bidoeirense para disputar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Marques, treinador do Benfica CB

“A subida de divisão não é um objectivo assumido”

Tribuna Desportiva- O Benfica conseguiu a única vitória, até agora, na pré-temporada, no jogo com o Águias do Moradal, mas nesta fase interessa mais o que o técnico observa do que propriamente os resultados…
António Marques- Neste jogos interessa mais a atitude dos jogadores e observar o crescendo da equipa. Nesse jogo no Estreito, devido às características do pelado, algumas circulações de bola que temos ensaiado não saíram tão bem, e a qualidade do passe também não foi boa, mas gostei da atitude a da forma como os meus jogadores lutaram pela vitória.
TD- Este plantel ainda tem alguns lugares por preencher?
AM- Tem. Este plantel está em aberto, estamos a estudar algumas possibilidades e vamos tentar reforçar o plantel no sentido de termos mais soluções para o corredor esquerdo. É um facto que estamos a tentar reforçar a equipa mas obviamente que os reforços serão de acordo com o nosso orçamento.
TD- Com que objectivos vai arrancar para o campeonato?
AM- O objectivo passa por fazer um campeonato tranquilo, dar uma imagem digna do clube e ir fazendo o campeonato jogo a jogo.
TD- Mas interiormente pensa numa subida?
AM- Eu penso que, quando se abraça um projecto, é desejo de qualquer treinador atingir os objectivos máximos, que neste caso passariam pela subida de divisão. Mas não é um objectivo nosso definido. Como já disse queremos fazer boas exibições, apresentar alguma qualidade e a subida de divisão não é um objectivo assumido.
TD- Em relação à Taça de Portugal, está satisfeito com o sorteio?AM- A Taça é sempre um imprevisto. Mas estamos satisfeitos e no dia 3 já é a valer e vamos apresentar uma equipa que se bata por um bom resultado.

BENFICA CB CONTINUA A RETOCAR O PLANTEL


João Pinto pode ser o lateral esquerdo

O Benfica e Castelo Branco pode já ter encontrado o lateral esquerdo que há algum tempo procura. Esta posição é uma das lacunas no plantel à disposição de António Marques e, João Pinto, jogador que representou na última temporada o Elvas, está desde a última semana a treinar juntamente com os encarnados.
João Pinto tem 21 anos e, antes de representar o Elvas, esteve dois anos ao serviço do Moreirense, na altura em que os Cónegos eram treinados por Manuel Machado, agora técnico da Académica de Coimbra. Nesses dois anos, apesar de ainda com idade júnior, treinou sempre com o plantel sénior que disputava a I Liga.O jovem lateral já jogou na última quarta-feira em Ponte de Sôr frente ao Eléctrico e voltou a alinhar no domingo na deslocação à Covilhã. Uma experiência de quase duas semanas que vai ter o veredicto ainda hoje ou o mais tardar amanhã. Para já tem a palavra António Marques que depois a deverá comunicar à Comissão Administrativa.

TRABALHO CU IDANHENSE


Idanhense trabalha com 9 caras novas

O Clube União Idanhense foi dos clubes que mais alterações fez no seu plantel, comparando a época anterior com a que agora se vai iniciar.
Nuno Fonseca, que continua a ter como adjunto João Laia, conta com um plantel com 21 elementos, um pouco curto, especialmente se tivermos em atenção que, destes 20, 3 são guarda-redes, sobrando apenas 18 jogadores de campo.
A equipa da Raia continua a política de rigor orçamental, isto porque como refere o próprio técnico, “o Idanhense quer continuar a pagar sempre certinho”.
Dos 21 jogadores que formam o plantel, 9 vestem a camisola do Idanhense pela 1ª vez: Carlos Soares, guarda-redes que representava o Benfica e Castelo Branco, Daniel Ribeiro, outra opção para a baliza que vem do Barrosas, Ricardo Oliveira, jogador contratado ao Sambrazense para fazer o corredor esquerdo, João Vítor e Fábio, dois jogadores que eram juniores do Desportivo de Castelo Branco, Gonçalo Guerra e Daniel Fernandes, que deixaram o Benfica e Castelo Branco e Rui Reis e Leandrão, o primeiro é um defesa que vem da Desportiva do Fundão e o brasileiro é um atacante muito possante fisicamente que representava o Valonguense.
Da última temporada transitam 12 jogadores: Ruca (guarda-redes); Gil, Nuno Marques, Manique e Gilson (defesas) e Betinho, Luciano, Parmalat, Horácio, Velho, João Filipe e João Fazenda (médios).
Os objectivos para este ano não são muito diferentes dos das últimas épocas. Depois de um ano em que o rendimento da equipa foi muito oscilante, o Idanhense aposta este ano numa campanha mais regular em que a desejada permanência seja conseguida o mais rapidamente possível.

Nuno Fonseca, treinador do Idanhense

“Sem lesões e castigos podemos ser mais regulares”

Tribuna Desportiva- Este plantel de 21 jogadores está fechado?
Nuno Fonseca- Sim. Faltava-nos um lateral esquerdo, até porque a recuperação do Manique está incompleta, mas encontrámo-lo finalmente.
TD- Os jogadores que saíram foram substituídos pelos jogadores que o treinador pretendia?
NF- Foram, dentro dos condicionalismos normais de um clube que quer pagar sempre certo e com um orçamento perfeitamente definido, foram as aquisições que pretendíamos.
TD- Os resultados dos jogos de preparação deixam transparecer algumas dificuldades no ataque…
NF- Sem dúvida. Algumas dificuldades no ataque porque defrontámos sempre boas equipas, mas também um pouco por inoperância nossa.
TD- Isso quer dizer que as oportunidades são criadas mas não são concretizadas?
NF- Nós não temos tido muitas oportunidades de golo mas a nossa qualidade de jogo tem vindo a melhorar. Não gostei da atitude da equipa na Gafanha da Nazaré mas gostei muito da equipa no jogo com o Tourizense, e alguns dos processos, nomeadamente a transição defesa-ataque têm sido cuidados. Mas nesta altura estar a defender bem, e em 3 jogos não sofremos golos, é importante. Num jogo sofremos 3 golos mas aí também houve muito mérito da equipa adversária.
TD- Como é que antevê o jogo com o Valecambrense para a Taça de Portugal?
NF- É complicado porque eles ficaram em 6º lugar na série C que é muito competitiva. Nós fomos jogar à Gafanha da Nazaré, que mostrou uma boa equipa, e que o ano passado ficou em 12º lugar. Vai ser um jogo muito complicado como deverão ser todos no campeonato. Este é um jogo a eliminar e isso poderá proporcionar um jogo um pouco mais aberto.
TD- No campeonato podemos esperar um Idanhense mais regular?
NF- Vai ser muito condicionado pelas razões de sempre. Se nós não tivermos lesões nem castigos, podemos ser muito mais regulares. Se tivermos esse tipo de problemas, o nosso plantel é curto, e temos 3 elementos que são ex-juniores que ainda têm um capital de experiência reduzido, restam-nos 18 jogadores neste momento com capacidade de responder bem aos desafios de uma 3ª divisão.
TD- Confiante para a temporada que aí vem?NF- Nesta altura satisfeito com aquilo que temos feito e com o ambiente que temos no plantel. O ambiente continua bom como o ano passado e isso é muito importante para se conseguirem os objectivos que se pretendem.

TRABALHO APRESENTAÇÃO PEDRÓGÃO SÃO PEDRO


E se o 4º lugar fosse repetido?

O Pedrógão de São Pedro é outra das equipas que já trabalha no duro a preparar o início do Campeonato Distrital, marcado para o próximo dia 17 de Setembro. Com os trabalhos centrados no Tenente Manuel Morais, o plantel à disposição de Xana tem para já 18 elementos, mas pode chegar aos 21, uma vez que ainda há dois ou três lugares em aberto. O técnico, que gostava de repetir a classificação da última temporada, diz estarem reunidas todas as condições para que o Pedrógão consiga fazer uma boa época apesar de saber que vai demorar algum tempo a criar automatismos que se perderam devido à razia que houve no plantel.
Até ao dia de início do campeonato, o Pedrógão tem 3 jogos de preparação agendados: no próximo domingo os pedroguenses recebem a Póvoa de Rio de Moinhos, jogo que será aproveitado para fazer a apresentação aos seus sócios e simpatizantes, no domingo dia 10 retribuem a visita dos poveiros, e na quinta-feira, 14, o último teste será no Municipal de Idanha-a-Nova, frente ao Idanhense (20 horas).

António Pinto, presidente do Pedrógão de São Pedro

“Pretendemos uma época tranquila”

Tribuna Desportiva- Que objectivos tem o Pedrógão para esta temporada?
António Pinto- O que pretendemos é fazer uma época tranquila dentro das nossas possibilidades. Sabemos que houve equipas que se reforçaram muito esta temporada e nós pretendemos continuar a lutar domingo a domingo pelos 3 pontos. Sabemos que é difícil jogar fora de casa mas vamos tentar repetir o 4º lugar da época passada ou fazer melhor, apesar de sabermos das dificuldades que vamos encontrar.
TD- Nesta altura o plantel tem 18 jogadores, vão-se registar mais 2 ou 3 entradas… fica completo?
AP- Sim, em princípio nós não queremos mais de 20, 21 jogadores. Esse é o limite a que nos propusemos.
TD- Menos quantidade mais qualidade?
AP- Sim, é isso que nós pretendemos, dar mais qualidade à equipa porque sabemos que há um lote de meia dúzia de equipas que estão bastante reforçadas e nós vamos tentar lutar contra essas equipas.
TD- Em relação ao orçamento, em tempo de crise como vai ser este ano?
AP- Nós sabemos perfeitamente que a crise é geral e até a própria Associação de Futebol de Castelo Branco está a sentir isso, porque este ano só vai haver uma divisão. Nós todos sabemos que é devido às dificuldades financeiras que cada vez há menos clubes participantes, porque jogadores continuam a haver os mesmos. Nós sabemos perfeitamente que dependemos da Câmara Municipal de Penamacor que tem apoiado o desporto no Concelho e o Pedrógão de São Pedro. Nós andamos há 21 anos no Distrital, é muito tempo, não são dois dias, há aqui muito esforço e dedicação e esperamos que a Câmara continue a apoiar com o mesmo subsídio do último ano.
TD- Com a subida da ADEP para a 3ª divisão temia que o subsídio do Pedrógão fosse reduzido?
AP- Nós temos mantido algumas conversações com a autarquia sobre essa situação e acredito naquilo que me disseram que é manter o subsídio para continuarmos a ter futebol em Pedrógão.

Xana, treinador do Pedrógão de São Pedro

“Vamos tentar repetir o 4º lugar”

Tribuna Desportiva- Com que objectivos parte para esta nova temporada?
Xana- Como se sabe houve uma razia no plantel em relação ao ano passado, e quando assim é demora sempre algum tempo a estruturar e a compor de novo a equipa para que possa ter os automatismos que o ano passado acabou por ter. Este ano há muitas caras novas e isso deverá demorar mais algum tempo. Haveria outros atletas que seriam importantes para ter outros objectivos fundamentados, mas o orçamento do Pedrógão não permite chegar a valores que são praticados por aí. Como tal tivemos que nos sujeitar a atletas que estão dentro do orçamento do Pedrógão. Dentro dos limites conseguimos trazer os que pretendíamos e temos consciência que temos uma boa equipa, mas também sabemos que há outras equipas melhor apetrechas e com mais valor. É óbvio que o colectivo acaba sempre por ditar leis e eu penso que nós podemos fazer um bom campeonato. O 4º lugar do ano passado foi a melhor classificação de sempre do clube e não é fácil repeti-lo. De qualquer forma vamos tentar chegar lá e, se possível, tentar ainda melhor.
TD- O plantel tem actualmente 18 jogadores mas ainda não está completo…
Xana- Não. Vamos ter a entrada de mais um ou dois atletas, que já estão referenciados, para ocupar as posições que estão em aberto, que são um jogador para o lado esquerdo e um médio centro. Ainda estamos a analisar e vamos pensar bem para não falhar.
TD- Como é que antevê este campeonato de divisão única de 16 equipas?Xana- Eu penso que acaba por ser mais competitivo, apesar de não haver grandes objectivos para 15 das equipas. O tentar evitar a descida é sempre animador, mas não sei se essa situação se vai verificar porque não sei se no próximo ano haverá 2ª divisão. Nesta prova deverá haver equipas com valor mais duvidoso que sentirão mais dificuldades, porque são equipas que estavam preparadas para disputar uma 2ª divisão, e depois haverá equipas muito boas, mas tenho a certeza que haverá equipas que não são cotadas como candidatas aos lugares do topo mas que podem ser surpresas e tornar o campeonato mais competitivo. Penso que, mesmo as equipas maiores, deverão perder pontos onde menos esperam. Vai haver surpresas que vão tornar o campeonato mais engraçado.

TRABALHO ÁGUIAS DO MORADAL


Águias trabalham a pensar no Riachense

O Águias do Moradal trabalha nesta altura a pensar quase em exclusividade no jogo com o Riachense para a Taça de Portugal. A partida vai ser disputada fora de casa, no próximo domingo, e só depois disso as atenções se voltam para o Campeonato Distrital que começa 15 dias mais tarde.
António Belo trabalha este ano com um plantel mais reduzido que o habitual. São 22 jogadores que se propõem lutar domingo a domingo pelos 3 pontos e ganhar todos os jogos em participam.
A equipa do Estreito não assume como objectivo a subida de divisão mas é uma eterna candidata a andar nos primeiros lugares da pauta classificativa.
Depois de uma experiência curta na 3ª divisão nacional, António Belo regressou com o Águias ao Distrital e, na última temporada, lutou até às últimas jornadas pelo vice campeonato, uma vez que a luta pelo título já tinha terminado há algum tempo. Acabou por se classificar no último lugar do pódio atrás do Vitória de Cernache, e este ano é no topo que quer continuar a andar.
Para a temporada 2006/07 o técnico conta com 7 reforços e todos eles de grande valia. De qualquer forma os destaques são a entrada de Pacheco, que vem da 3ª divisão, de Ludovico, que viajou do vizinho Oleiros onde marcou muitos golos na última temporada e o regresso de Nuno Alves, um avançado que viveu os melhores anos da sua carreira precisamente ao serviço do clube do Pinhal.
Depois do jogo com o Riachense para a Taça de Portugal, o campeonato arranca no dia 17 e logo com uma difícil deslocação ao terreno da Atalaia do Campo.

António Belo, treinador do Águias do Moradal

“Vamos entrar em todos os campos para ganhar”

Tribuna Desportiva- Ainda antes de pensar no campeonato propriamente dito, o Águias pensa primeiro na Taça de Portugal…
António Belo- Sim. Eu tive o cuidado de escolher equipas mais difíceis, da 3ª divisão, precisamente para preparar o jogo da Taça de Portugal. Começámos com um empate em Penamacor, depois perdemos com o Benfica e Castelo Branco e, nesse jogo, com apenas uma semana de trabalho, penso que jogámos bem. Tentámos contrariar mas talvez não tenha havido a velocidade que eu pretendo na equipa.
TD- Até agora como está a decorrer a preparação?
AB- Está a correr bem. Infelizmente já tenho duas lesões mas no dia 3 estaremos prontos e iremos a Riachos para discutir o resultado porque não temos nada a perder. Sabemos que vai ser difícil, pois vamos jogar contra uma equipa da 3ª divisão no campo deles, mas não temos nada a perder. É para esse objectivo que estamos a trabalhar neste momento. Depois do dia 3, independentemente do resultado que se venha a verificar, temos mais 15 dias para preparar o 1º jogo do campeonato.
TD- No campeonato o objectivo é lutar pelo primeiro lugar ou pelos primeiros?
AB- No campeonato o objectivo principal é lutar jogo a jogo e ganhar. O Águias do Moradal, com a equipa que tem actualmente tem que entrar em todos os campos para ganhar. Se ganhar todos os jogos, naturalmente será primeiro. Se não ganharmos todos, no final faremos as contas. Não vamos entrar na loucura de dizer que queremos desmedidamente o 1º lugar, que queremos subir, vamos é dizer que queremos ganhar os jogos todos. Sabemos que temos uma excelente equipa para o campeonato mas nem sempre as coisas acontecem como nós queremos.
TD- Quem são as equipas que vão lutar pelos primeiros lugares?
AB- É óbvio que o Águias do Moradal, de há uns anos a esta parte joga sempre para os primeiros lugares, e nem poderia ser de outra forma. Mas eu penso que não há equipas para os primeiros lugares. Há 10, 11 equipas que poderão discutir todos os jogos. As diferenças entre as equipas, hoje em dia, já não são muitas. Os jogadores vão-se dividindo pelas equipas e os plantéis ficam todos fortes. Não há candidatos neste campeonato que eu acredito que seja o mais competitivo dos últimos anos.
TD- O campeonato de 16 equipas foi a melhor solução?AB- Foi, porque não havia equipas para a 2ª divisão. Penso que não havia outra alternativa. Acho que este modelo é o mais correcto e é aquele que se pode tornar mais competitivo.

ÁGUIAS DO MORADAL- 0 BENFICA E CASTELO BRANCO- 1


Estreito de igual para igual

Campo do Ventoso, Estreito
Árbitro- Leonel Farinha, auxiliado por Jorge Mateus e Horácio Roque
Águias do Moradal- Tiago Brás, Rui Paulo, Paulo Rato, Spranger, Pacheco, Dário, Aíldo, Edmilson, Valadas, Ludovico e David
Suplentes utilizados- Miguel Ângelo, Luís Afonso, Gil, Tomás, Cláudio Fazenda, Ivo Fazenda e Cunha
Treinador- António Belo
Benfica e Castelo Branco- Hélder Cruz, Zé Luís, Alex, Ricardo António, Edgar, Cascavél, Milton, Miguel Vaz, João Peixe, Ricardo Viola e João Paulo
Suplentes utilizados- Bruno Cardoso, Mikael, Tiago Mota e Alves
Treinador- António Marques
Marcador- Miguel Vaz aos 39

O Águias do Moradal apresentou-se aos sócios frente ao Benfica e Castelo Branco e, apesar de ter perdido pela margem mínima, jogou sem complexos e de igual para igual, apesar de saber que tinha pela frente uma equipa que vai disputar os nacionais.
Os da casa, este ano com um plantel mais reduzido mas que mantém a qualidade a que já nos habituou, tiraram sempre melhor proveito do terreno pelado e conseguiram por diversas vezes incomodar o último reduto albicastrense onde Alex e Ricardo António acabaram por ter uma tarde com mais trabalho do que esperavam.
Do lado oposto, os encarnados, que tentavam fazer muitas trocas curtas de bola na transição da defesa para o ataque acabaram por não se dar bem com o terreno muito duro que não permite grandes primores técnicos.
Apesar de se ver um jogo típico de preparação em que os treinadores aproveitaram para fazer algumas experiências, as duas equipas mostraram muito empenhamento e grande vontade de vencer.
O resultado acabou por ser feito ainda na primeira parte, aos 39 minutos, quando Miguel Vaz, com um pontapé de fora da grande área bateu o guarda-redes Tiago Brás.
Para a história acaba por ficar a vitória pela margem mínima do Benfica e Castelo Branco que, mesmo sem jogar bem, acabou por dispor das melhores oportunidades para marcar. Os do Pinhal também criaram alguns lances de perigo, tiveram até algum ascendente em algumas fases do jogo, especialmente na 2ª parte, mas nunca foram tão perigosos como o Benfica.
Na 2ª parte o espectáculo acabou por ser um pouco mais incaracterístico devido às muitas substituições operadas por António Belo e António Marques, mas é sabido que nestes jogos interessa mais aos técnicos tirar algumas conclusões do que propriamente agradar a quem está na bancada.A arbitragem não esteve isenta de erros mas não interferiu no resultado final.

A POUCO MAIS DE 15 DIAS DO INÍCIO DO CAMPEONATO


Relvado do Trigueiros de Aragão em mau estado

Quando faltam cerca de 15 dias para o arranque do campeonato distrital de futebol, o relvado do campo que vai receber os jogos caseiros do Desportivo de Alcains, o Trigueiros de Aragão, está no estado que a foto documenta. É certo que o Verão tem sido muito quente, o que obriga a atenção redobrada, mas a verdade é que não nos parece que o mal de que padece o relvado alcainense seja motivado pelo calor.O tapete verde, que chegou a ser um dos melhores do nosso distrito, se não mesmo o melhor, está preenchido em muitas áreas por alguma coisa que não é relva. Parece-nos que, e porque é um campo que não está muito sobrecarregado de jogos e de treinos, o relvado deveria estar nesta altura em muito melhores condições. À atenção da Junta de Freguesia, entidade responsável pela manutenção do Campo de Jogos António Coelho Trigueiros de Aragão.