segunda-feira, julho 02, 2007

V TORNEIO DE FUTSAL VITOR CORREIA


Porto ganha em final animada com Viana do Castelo

A cidade de Castelo Branco recebeu no último domingo a Final-four da V edição do Torneio de Futsal Vítor Correia da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
Pedro Henriques, Rui Costa e os irmãos Pedro e Paulo Paraty acabaram por ser os cabeças de cartaz de um domingo animado e que mostrou que alguns dos homens que estamos habituados a ver com o apito na boca também têm alguma habilidade com a bola nos pés.
Durante a manhã decorreram os jogos das meias-finais. Nesta fase, o Núcleo Francisco Guerra, do Porto, levou a melhor sobre os juízes de Lisboa, treinados por Pedro Henriques, por apenas 1-0, e Viana do Castelo bateu os homens do apito da Linha de Sintra por escassos 4-3.
A parte da tarde teve início com o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, e entre a Linha de Sintra e Lisboa nunca houve grandes dúvidas em relação à melhor equipa. Sintra chegou com relativa facilidade ao 2-0, mas um golo de Lisboa já na recta final quase que dava para animar os instantes finais, não fosse a Linha de Sintra fechar o placard praticamente na resposta ao golo sofrido.

Pavilhão Municipal de Castelo Branco
Árbitros- Izaldo Barata e Rui Pedro (Castelo Branco)
Núcleo de Árbitros de Futebol da Linha de Sintra- Miguel Castilho, Nuno Fernandes, Ricardo Luz, David Afonso, Pedro Pereira, André Oliveira, Pedro Lemos, Rafael Figueira, Mário Soares, Miguel Silva e Bruno Pedro
Treinador- Armando Branco
Núcleo de Árbitros de Lisboa- Paulo Justo, Pedro Vieira, Hélder Malheiro, Pedro Silva, Vítor Pereira, José Gomes, Bruno Cunha, Rogério Correia, Fernando Botelho, Gueorgui Ivanov e João Bermejo
Treinador- Pedro Henriques

Na grande final, estavam frente a frente as duas equipas do norte que marcaram presença nesta final a quatro. O Núcleo Francisco Guerra da invicta cidade do Porto, que tinha eliminado o Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrenses nos quartos-de-final, fez muito cedo o 2-0, mas depois foi obrigado a passar por minutos de muito sufoco, já que Viana do Castelo Branco mostrou sempre mais conjunto e mais futsal que apenas falhava no capítulo da finalização. Os comandados de Paulo Paraty, que no jogo decisivo não chegou a entrar nas quatro linhas, fecharam-se bem e acabaram por sofrer o 2-1 já nos últimos minutos. Este golo acabou por animar Viana do Castelo que ainda conseguiu criar algumas situações muito perigosas mas continuou sempre a falhar na hora do toque fatal. Desta forma, acabaram por ser os portuenses a fazer a festa no final, conquistando o Núcleo Francisco Guerra a V edição do torneio de futsal para a classe dos árbitros.

Pavilhão Municipal de Castelo Branco
Árbitros- Paulo Teixeira (Lisboa) e José Gaspar (Coimbra)
Núcleo de Árbitros Francisco Guerra (Porto)- Carlos Reis, Montenegro, Rui Licínio, Pedro Maia, Marco Pereira, José Pedro, Bruno Ferreira, Pedro Paraty, Pedro Aleixo, Paulo Paraty e Pedro Barbosa
Treinador- Paulo Paraty
Núcleo de Árbitros de Viana do Castelo- Sérgio Malheiro, José Carlos Rio, Jorge Brito, António Brito, Paulo Nobre, Luís Peixoto e Nuno Parente
Treinador- José Luís
No final, Ricardo Alexandre, presidente do NAFA, Núcleo que organizou esta fase final, declarava-se “satisfeito porque acabou por ser um dia do agrado de todos”. A equipa que vinha apontada como favorita acabou por ganhar mesmo, e o juiz de Castelo Branco lembra que “este foi o terceiro ano consecutivo que o NAFA foi eliminado nos quartos-de-final, e o curioso é que a equipa que nos elimina acaba sempre por ser a vencedora do Torneio…”. Para fechar, Ricardo Alexandre lembra todo o processo que trouxe esta Final-four até à cidade de Castelo Branco: “o NAFA propôs-se à ANAF para organizar esta fase final da prova com base, não só no Pavilhão que nos foi disponibilizado, mas também em toda a logística. Os pressupostos foram aceites e deixamos um agradecimento ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia da cidade”.

Sem comentários: