segunda-feira, julho 02, 2007

12º RALLYCROSS DE CASTELO BRANCO


Luís Prazeres foi segundo no regresso do Rallycross a Castelo Branco

Três anos depois da última prova de Rallycross ter visitado o Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, as emoções voltaram no último domingo com João Tabaio, Paulo Barros e António Sousa a conseguirem sair da prova de Castelo Branco com vitórias nas provas integradas no Campeonato Nacional da modalidade.
O 12º Rallycross de Castelo Branco, que mais uma vez teve uma excelente organização da Escuderia Castelo Branco, contou com 33 pilotos espalhados pelas 3 divisões do campeonato nacional e 2 da taça.
Na divisão rainha do Campeonato Nacional, João Tabaio, num Ford Focus RS, acabou por beneficiar dos problemas logo no arranque de Joaquim Santos, com um Opel Astra OPC, que tinha conseguido a pole nas mangas de classificação. Apesar dos problemas que também registou ao longo da prova, João Tabaio controlou bem a corrida e acabou por deixar atrás de si, o seu filho, Ruben Tabaio (Ford Escort), e na 3ª posição classificou-se Eduardo Veiga (Saab 9-3 Turbo). Após esta prova o campeonato continua a ser liderado por Veiga, com 85 pontos, mas João Tabaio conseguiu saltar para o 2º lugar, agora com menos 11 pontos que o piloto do Saab.
Na Divisão 2 não houve surpresas e Paulo Barros (Opel Astra), que liderou durante as sete voltas da final, acabou, com esta vitória, por reforçar a sua posição de líder no campeonato agora com 91 pontos contra 59 de Marco António que não concluiu a prova albicastrense. Luís Prazeres voltou a marcar presença com uma boa classificação. O piloto de Castelo Branco do Citroen Saxo cortou a meta na 2ª posição e José Polónio (Peugeot 206), que apenas cumpriu uma volta, ainda ficou com o 3º lugar, beneficiando de uma onda de avarias que afectou muitos participantes nesta Divisão 2. O outro piloto da casa, Francisco Grilo (Fiat Punto), foi um dos azarados do dia, já que acabou por sofrer uma avaria irremediável logo nos primeiros treinos do dia.
Na Divisão 3, também o líder do campeonato aproveitou a prova de Castelo Branco para reforçar a sua condição de líder. António Sousa (Citroen Saxo) venceu, deixando atrás de si Hélder Ribeiro (Saxo), a pouco mais de 2 segundos, e Mário Barbosa, também num Saxo, ocupou o último lugar do pódio, ao cortar a meta 6 segundos depois do vencedor.
Na Taça Nacional, Paulo Caçoilo (Renault Clio) ganhou a Divisão 2 e o único piloto albicastrense, António Esteves, ao volante de um VW Golf GTI, quedou-se pela 4ª posição. Na Divisão 1, António Dias (BMW 325 IX) ganhou com grande à vontade, deixando o 2º classificado, Joaquim Frade (Lancia Delta), a mais de 9 segundos.A próxima organização da Escuderia de Castelo Branco vai acontecer no fim-de-semana de 7 e 8 de Setembro com o Rally de Automóveis Antigos.

Sem comentários: