domingo, dezembro 17, 2006
DESPORTO AUTOMÓVEL
Francisco Grilo faz balanço de 2006 e apresenta objectivos ambiciosos para 2007
O jovem piloto albicastrense Francisco Grilo encerrou o ano desportivo de 2006 com um convívio, que se realizou no domingo no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, com todos os membros da sua equipa, patrocinadores, Comunicação Social, Câmara Municipal de Castelo Branco e destacamento da GNR da capital de Distrito e de Vila Velha de Ródão.
No encontro, em que o piloto convidou os presentes a serem seus navegadores numa volta à pista, estiveram ainda presentes dois jovens deficientes que estão ao cuidado da CERCI Castelo Branco.
No ano que agora termina, Francisco Grilo, que teve como co-piloto Francisco Carrega, participou com o seu Fiat Punto HGT 1800, em quatro das cinco provas que integravam o calendário do Campeonato Nacional de Rallys de Promoção em asfalto. Apesar das desistências em Montelongo e Lafões, o 7º lugar no Pinhais do Centro e o 2º no Portas de Ródão permitiram-lhe terminar o nacional no 5º posto, o que, depois do título de campeão nacional júnior em 2005, “é um bom resultado e está dentro dos objectivos que traçámos no início. O mais importante era evoluir e isso foi conseguido. Mas temos noção que podíamos ter ido um pouco mais além. Discutir os primeiros 3 lugares era muito complicado porque este carro não é particularmente competitivo”. O melhor resultado da época acabou por ser conseguido a correr em casa. No Portas de Ródão Francisco Grilo rodou em primeiro até ao penúltimo troço “mas andarmos com os primeiros já foi quase um milagre”.
Para fechar o ano, o jovem de 20 anos participou no Rally do Algarve, aqui com o navegador Bruno Vilela, uma prova integrada no Nacional de Consagrados e onde terminou em 34º da geral e venceu a Classe 7. Apesar do bom resultado, “tivemos um furo que nos atrasou cerca de 5 minutos. Se não fosse isso poderíamos ter subido mais 9 lugares”.
Mais ambição para 2007
Para o próximo ano a fasquia está colocada mais alta, já que o objectivo “é comprar um Citroen C2 1600 para participar no Troféu Monomarca do Nacional de Consagrados”. Se em 2006 foram gastos 40 mil euros, “em 2007 são necessários cerca de 125 mil para que os objectivos sejam alcançados, isto incluindo 40 mil euros que terão que ser gastos na aquisição do carro”. A dar os primeiros passos na conquista de apoios, Francisco Grilo revela que “já temos alguns, mas ainda nos falta a maior fatia”. As despesas aumentam, porque o carro é outro, mas também porque o número de provas passa a ser de 6, uma vez que o Troféu Monomarca, das 8 provas que fazem parte do Nacional de Consagrados, não faz as deslocações aos Rallys dos Açores e da Madeira.
Se não forem reunidos os apoios necessários, o piloto avança então para o plano alternativo, que passa pela participação no Open (uma prova semelhante ao antigo Nacional de Iniciados). O Open é composto por 10 provas, cinco em asfalto e outras tantas em terra, mas no caso de ser esta a solução para 2007 Francisco Grilo já decidiu que “não iremos fazer todas as provas”.Para já, e até ao início de Fevereiro, o único trabalho é reunir o maior número de apoios possíveis, no sentido de saber qual o caminho a seguir.
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