domingo, outubro 26, 2008

CD ALCAINS- 3 ÁGUIAS DO MORADAL- 1


Senegaleses resolvem

Estádio Trigueiros de Aragão, em Alcains
Árbitro
- Paulo Abrantes (4), auxiliado por Nuno Silva e Sérgio Paiva
CD Alcains- Rui Ferreira (3), Tiago Paulo (3), Diálló (3), Betinho (3), Carvalheiro (3), Quinzinho (3), Aíldo (3), Bruno Vieira (3), Ricardo Costa (4), Manoel (3) e Khonné (4)
Treinador- Hugo Andriaça
Águias do Moradal- Manuel Silva (3), Oliveira (3), Gil (3), Marco (3), Zé Tó (2), Esteves (3), David (2), Prata (2), Edmilson (3), Pira (2) e Valadas (1)
Treinador- António Belo
Substituições- Aíldo por Ivo (2) aos 67, Khonné por Miguel (1) aos 76 e Tiago Paulo por Constantino (-) aos 87; Valadas por Zé Luís (3) aos 25, Zé Tó por Fabiano Costa (1) aos 58 e David por Rui Paulo (2) aos 61
Disciplina- Amarelos a Manoel aos 5, Tiago Paulo aos 36, Khonné aos 55, Carvalheiro aos 66, Ricardo Costa aos 87 e Bruno Vieira aos 89; Marco aos 12, Zé Luís aos 28, Edmilson aos 38 e Prata aos 66
Marcadores- Khonné no 1º minuto e aos 35 e Diálló aos 48; Zé Luís aos 84

A figura do jogo- Ricardo Costa (CD Alcains)- Podia ser aqui destacado também o nome do senegalês Khonné, autor de dois golos, mas optámos por Ricardo Costa, não só pelo que fez ao longo de todo o jogo, mais na primeira parte, mas também porque o fez em esforço (deslocou-se ao hospital no final do jogo para suturar uma ferida na cabeça) e fabricou, com uma jogada individual fantástica, o segundo golo da sua equipa.

O CD Alcains- Entrou praticamente a ganhar, o que lhe deu alguma tranquilidade que poderia faltar depois da derrota em Valverde. Dominou territorialmente durante os primeiros 45 minutos, altura em que ainda fez o 2-0 e, depois de decidir o jogo logo no reatamento, optou, e bem, por dar a iniciativa ao adversário e explorar o contra-ataque.

O Águias do Moradal- Depois de uma primeira parte em que apenas numa ocasião, por intermédio de Esteves, esteve perto de chegar ao golo, arriscou na segunda parte ao jogar apenas com 3 defesas. O terceiro golo do Alcains retirou-lhe qualquer esperança de pontuar e não conseguiu melhor do que chegar ao tento de honra.

Apesar de nunca se poder vir a ter certezas absolutas, o golo de Khonné logo aos 44 segundos pode ter marcador definitivamente um jogo em que se esperava um melhor espectáculo, uma vez que estavam frente a frente os dois primeiros classificados do Distrital de Castelo Branco.
É que este golo pode de alguma forma ter aliviado qualquer espécie de pressão que os jogadores do Alcains pudessem sentir, já que vinham de uma derrota em Valverde, e por outro lado obrigou António Belo logo de imediato a pensar numa estratégia alternativa já que, ao contrário do que esperava, entrava no jogo já a perder.
Mas o jogo nunca teve uma fase que se pudesse chamar de boa, isto em termos de espectáculo, porque em luta, essa nunca faltou. Os jogadores lutaram sempre muito pela posse de bola, pela supremacia no meio campo, mas os do Estreito nunca conseguiram acertar com as marcações, dando sempre muita liberdade aos mais criativos da casa, e em termos de ataque, durante os primeiros 45 minutos, o melhor que o Estreito conseguiu foi aos 18 minutos isolar Esteves, que não fez melhor do que atirar ao lado do poste esquerdo da baliza de Rui Ferreira. Do outro lado, e fruto de uma maior e melhor posse de bola, o Alcains esteve sempre mais perto da baliza de Manuel Silva, mas mesmo assim só em duas ocasiões cheirou o golo. Aos 29 minutos o senegalês Khonné atirou à malha lateral, depois de um canto levantado do lado direito, e 6 minutos depois marcou mesmo, depois de um lance de génio de Ricardo Costa que, utilizando a velocidade e a técnica, ultrapassou toda a defensiva do Águias, colocando depois a bola na cabeça de Khonné que se limitou a empurrar.
No intervalo António Belo repensou a estratégia para tentar dar a volta a um jogo que, se levasse o mesmo rumo, estava perdido, e optou pelo risco de jogar apenas com três unidades no seu sector mais recuado. Mas ainda no período de adaptação a este novo esquema, o central senegalês Diálló aproveitou para criar o desequilíbrio pelo lado esquerdo e, depois de se isolar, bateu Manuel Silva pela terceira vez e acabou com o jogo.
A partir daqui o que se viu foi um Águias com muita vontade, com mais posse de bola, mais tempo dentro do meio campo contrário, e um Alcains a aceitar esses pressupostos, apostando tudo na segurança defensiva e em tentar explorar rápidos lances de contra-ataque.
Deste novo cenário apenas resultou o merecido tento de honra do Águias do Moradal, obtido por Zé Luís na sequência de um livre directo, e alguns lances de contra-ataque canarinhos em que, por vezes, foi o egoísmo de quem queria marcar a que preço fosse, que impediu mais um ou outro golo.

A arbitragem- A nota 4 num jogo que não foi nada fácil de dirigir é sinónimo de um bom trabalho. Sem lances difíceis de ajuizar acabou por ser obrigado, pelas duas equipas, a apitar muito e a mostrar 10 cartões amarelos.

Discurso directo- Hugo Andriaça, técnico do CD Alcains- “Quero em primeiro lugar dedicar esta vitória ao Rui Ferreira, pela abnegação que pôs ao serviço do grupo, e também aos inoportunos que se riram da nossa derrota na semana passada. Eu não me rio de ninguém, mas talvez no final do campeonato, ou mesmo antes, me possa rir. Deixo também um agradecimento e uma palavra de apreço ao treinador do Estreito, e ele sabe bem porquê. Jogámos hoje contra a segunda melhor equipa do campeonato e fomos superiores. Já sei que o Estreito vai ter o privilégio de nos acompanhar na fase final. Aposto também no Vilarregense, porque sou um admirador do seu futebol, e depois… há muito treinador que tem que batalhar para conseguir atingir a fase final. Se os meus jogadores continuarem a fazer o que eu digo vamos ser campeões. Tenho um discurso arrojado, é a minha forma de estar na vida. Não estou aqui para fazer o melhor possível, estou aqui para ser campeão. Nós não somos uma equipa humilde, eu não sou um treinador humilde, mas sou respeitador. Nunca falo sobre as arbitragens e não desculpo as minhas derrotas com os árbitros. Isso sim é uma falta de respeito. Há mais de seis treinadores no nosso distrital que só falam sobre os árbitros”.

Discurso directo- António Belo, técnico do Águias do Moradal- “Penso que o golo que sofremos no primeiro minuto acaba com qualquer estratégia e com qualquer filosofia de jogo. As coisas não nos correram bem, não conseguimos acertar com as marcações, criámos algumas situações mas também não conseguimos concretizar, e o Alcains é uma excelente equipa, fez o 2-0 e as coisas ficaram ainda mais complicadas. Depois íamos tentar na segunda parte dar o tudo por tudo mas acontece aquele golo logo no início. Penso que aí acabou o jogo. Em termos de jogo jogado o Alcains foi melhor e é um justo vencedor. Em relação ao árbitro, penso que não houve tantas faltas a justificarem tantos cartões amarelos, mas foi o critério dele”.

domingo, outubro 12, 2008

AD FUNDÃO- 2 VITÓRIA DE SERNACHE- 1


Belmiro colabora na primeira vitória fundanense

Estádio Municipal do Fundão
Árbitro
- Carlos Silva (3), auxiliado por Hélder Ferreira e David Afonso
AD Fundão- Tiago Ramos (3), João Lisboa (3), Luciano (3), João Fiúza (3), Gonçalo Silva (3), Nuno Batista (3), João Lázaro (3), Óscar Menino (3), Ricardo Fonseca (3), Rui Paulo (3) e Hélio (3)
Treinador- João Laia
Vitória de Sernache- Belmiro (0), Paulo Lopes (3), Fernando Miguel (3), Dário (2), Ricardo André (2), Tiago Farinha (3), Filipe Barata (3), Dany (2), Miguel Farinha (3), Fredy (2) e M’Passo (2)
Treinador- António Joaquim
Substituições- Rui Paulo por João Filipe (1) aos 79, Óscar Menino por José Carlos (-) aos 88 e Nuno Batista por Nuno Salcedas aos 90+2; Dário por Likas (1) aos 55, Dany por Diogo (1) aos 61 e M’Passo por Gaspar (0) aos 73
Disciplina- Amarelos a Hélio aos 45+1, Pedro Martins aos 52, Óscar Menino aos 75, Tiago Ramos aos 90+3 e José Carlos aos 90+3; Gaspar aos 89 e 90+5. Vermelho por acumulação a Gaspar aos 90+5
Marcadores- Óscar Menino aos 12 e Rui Paulo aos 30; Miguel Farinha aos 26

A figura do jogo- Ricardo Fonseca (AD Fundão)- Revelou-se sempre o jogador mais inconformado da sua equipa e dos mais perigosos, pela sua rapidez, para a defensiva contrária.

A AD Fundão- Mesmo não conseguindo produzir uma grande exibição, alcançou o mais importante que era a vitória. Na segunda parte criou três ou quatro excelentes oportunidades para matar o jogo mas a pontaria não estava afinada.

O Vitória de Sernache- Continua a falhar muito no seu sector mais recuado e a sofrer golos que acabam por comprometer os resultados. No primeiro golo do Fundão todos se esqueceram de Óscar Menino e no segundo foi Belmiro que resolveu colaborar e oferecer o golo ao adversário, numa altura em que o Vitória estava a conseguir ser mais dominante.

No jogo entre as duas equipas que mais decepcionaram no início do nosso distrital, viu-se pouco espectáculo, muita luta e vontade de vencer de ambos os lados, um Fundão a desperdiçar alguns golos, e uma intervenção inacreditável do guarda-redes Belmiro que acabou por valer ao Fundão o golo que lhe deu a vitória.
A jogar em casa, perante uns adeptos impacientes, a Desportiva, mesmo de forma atabalhoada entrou melhor, mais pressionante, não deixando o adversário ganhar bolas no meio campo, e foi com alguma naturalidade que chegou a vantagem. Na sequência de um canto levantado por Ricardo Fonseca do lado esquerdo, Óscar Menino apareceu ao segundo poste, completamente livre de marcação, a fazer um golo fácil.
Mesmo percebendo que tinha sofrido mais um golo muito consentido, o Vitória arregaçou as mangas e começou a correr atrás do prejuízo. As tentativas de jogar pelo chão nem sempre surtiam efeito, continuavam a existir muitos passes transviados, mas o empate chegaria aos 26 minutos através de um pontapé fantástico de Miguel Farinha de fora da grande área. Um golo de levantar um estádio em qualquer parte do mundo.
Depois do empate, os do Pinhal começaram, de forma gradual, a conseguir tomar o controlo do jogo, mas mais um erro na parte defensiva culminou em novo golo dos fundanenses. Desta vez foi o guarda-redes Belmiro que, de forma inacreditável, ao pontapear uma bola para a frente acabou por acertar em cheio na cabeça de Rui Paulo que, é mesmo caso para dizer (leia-se escrever), acabou por marcar golo sem querer. Um lance daqueles que estamos habituados a ver nos apanhados de televisão.
Até ao intervalo nada mais mexeu. Ao Vitória interessava que o jogo chegasse rapidamente ao descanso, e ao Fundão também, uma vez que voltava a estar em vantagem.
Nos últimos 45 minutos o panorama não se alterou muito. Viu-se o técnico dos vitorianos a apostar tudo o que lhe era possível na tentativa de voltar a chegar ao empate, até porque perder por dois ou por quatro é quase a mesma coisa, e um Fundão a aproveitar muito bem todos os espaços que o adversário ia abrindo no seu meio campo defensivo, a criar algumas boas oportunidades para matar o jogo, mas a ser demasiado perdulário quando, em duas ocasiões por exemplo, apenas faltou pontaria, uma vez que já nenhum adversário estava em condições de evitar o golo.
Vitória justa do Fundão que assim somou a primeira vitória no campeonato. Quanto ao Vitória, continua mergulhado numa crise de resultados que se arrasta desde a jornada inaugural.

A arbitragem- Não teve qualquer influência no resultado final, e isso já é muito bom. O jogo não foi nada fácil, tanto pelo terreno molhado como pela atitude de alguns intervenientes, mas acabou por merecer nota positiva. Não viu uma eventual cotovelada de Paulo Lopes e Ricardo Fonseca no círculo central.

Discurso directo- João Laia, técnico da AD Fundão- “Os primeiros jogos não nos saíram bem, a equipa está intranquila mas hoje entrámos bem, marcámos o primeiro golo e antes deles terem empatado podíamos ter feito mais um ou dois. Depois acabámos por ter sorte na forma como chegámos ao 2-1 e controlámos muito bem o jogo. Na segunda parte foi preciso mais luta do que qualidade de jogo porque sabíamos que hoje o mais importante era ganhar. Costuma dizer-se que “quem não chora não mama” mas vou continuar a não falar das arbitragens”.

Discurso directo- António Joaquim, técnico do Vitória de Sernache- “A equipa entrou receosa, devido aos resultados negativos, sofremos mais uma vez um golo inadmissível, depois a equipa cresceu e empatámos na sequência de um bom golo, mas dois minutos voltamos a sofrer um golo sem justificação. Depois tentámos ir à procura do empate mas não conseguimos. A equipa teve o querer, mas por vezes o coração joga mais que a cabeça. O árbitro fez um trabalho experiente”.

domingo, outubro 05, 2008

ÁGUIAS DO MORADAL- 4 LARDOSA- 0


Jogar q.b.

Campo do Ventoso, no Estreito
Árbitro
- Ricardo Alexandre (4), auxiliado por Nuno Farinha e Pedro Tomás
Águias do Moradal- Manuel Silva (3), Jójó (3), Marco (3), Esteves (3), David (3), Zé Luís (3), Edmilson (3), Rui Paulo (3), Prata (3), Pira (3) e Valadas (3)
Treinador- António Belo
Lardosa- Folgado (4), Jorginho (2), Roca (2), Manteigas (2), André Lopes (2), Vitinho (2), Edson (2), Dani (2), Rui Proença (2), Gatinho (2) e Martins (2)
Treinador- Rui Valentim
Substituições- Valadas por Zé Tó (2) aos 57, Zé Luís por Valdemar (2) aos 62 e Jójó por Pinto (2) aos 66; Edson por Pissara (2) aos 59, Dani por Jeremias (2) aos 68 e Martins por Roda (-) aos 87
Disciplina- Amarelos a Manuel Silva aos 60 e Valdemar aos 80; Dani aos 43, Rui Proença aos 59, Martins aos 71 e Pissara aos 83
Marcadores- Esteves no 1º minuto, David aos 34 e 85 e Edmilson aos 55

A figura do jogo- Folgado (Lardosa)- Sofrer 4 golos num jogo, nem sempre é sinónimo de má actuação para um guarda-redes. Há que louvar o facto do veterano Folgado ter jogado toda a segunda metade lesionado e, não fossem algumas boas intervenções dele, e a sua equipa sairia do Estreito com uma derrota ainda mais pesada.

O Águias do Moradal- É bem verdade que não precisou de puxar dos galões para vencer, até porque se adiantou no marcador logo aos 56 segundos, mas não é menos verdade que esta equipa pode e sabe fazer melhor que o que mostrou frente à Lardosa. De qualquer forma, vitória tão natural quanto tranquila.

A Lardosa- A equipa que “jogou” no Estreito não foi certamente a mesma que bateu o Valverde na jornada anterior. Mostrou-se uma equipa com muitas dificuldades em pôr a bola no chão e com as transições muito deficientes.

Acabou por ser um jogo mais fraco que o que se poderia prever no início, especialmente para quem tivesse pensado que o Estreito, sempre candidato aos lugares cimeiros, iria ter pela frente uma Lardosa que vinha de uma moralizadora vitória frente ao Valverde.
E talvez que o minuto inicial tivesse marcado de forma decisiva o jogo. É que logo no primeiro remate que houve a qualquer uma das balizas, surgiu o primeiro golo. Esteves isolou-se por entre os centrais e rematou de fora da área, inaugurando o marcador. Estavam decorridos 56 segundos e os da casa tinham feito aquilo que poderia ser o mais difícil, abrir a contagem, e a Lardosa sofria muito cedo o primeiro golo, quando seria sua intenção retardar ao máximo a vantagem do adversário.
A perder, a Lardosa nunca conseguiu ser sequer um adversário incómodo, e era logo no meio campo do Águias do Moradal que esbarravam todas e quaisquer intenções dos forasteiros. A equipa de Rui Valentim revelava muitas dificuldades em efectuar as transições ofensivas, a bola nunca, ou raramente, era jogada rente ao solo, e o Águias do Moradal tinha tudo para construir jogo, oportunidades e dilatar a contagem. As jogadas de perigo até iam sendo criadas, talvez não em tão elevado número como se pudesse esperar, mas era na concretização que residiam os principais problemas, mas aqui mérito também para a excelente actuação do veterano Folgado que, com algumas intervenções dignas de registo, foi impedindo o dilatar do marcador.
Antes do intervalo David assinou o seu primeiro golo mas foi já na segunda metade, já depois da Lardosa ter chegado pela segunda vez no jogo com muito perigo junto das redes de Manuel Silva, que chegou o 3-0. Este tento veio na sequência de uma grande penalidade cometida sobre Esteves que Edmilson aproveitou da melhor maneira.
O jogo estava todo virado para a área dos visitantes mas, às boas intervenções de Folgado juntavam-se as más decisões do meio campo ofensivo e ataque dos da casa que, por decidirem muitas vezes mal só a 5 minutos do fim voltaram a marcar, com o bis do capitão David que concluiu bem uma boa iniciativa de Esteves pelo lado direito.
Vitória justa, normal e com números a condizer de um Águias do Moradal que deixou transparecer que pode e deve fazer muito melhor que o que mostrou frente a uma Lardosa de quem se esperava mais luta no Ventoso.

A arbitragem- Praticamente perfeita a actuação de Ricardo Alexandre e seus pares, num jogo fácil de dirigir.

Discurso directo- António Belo, técnico do Águias do Moradal- “A minha equipa esteve longe daquilo que pode e deve render. Tirei algumas ilações em relação a algumas actuações e irei actuar de acordo com aquilo que vi. Era importante ganhar, sabíamos que a Lardosa era uma equipa puramente amadora, que acho que nem prémios de jogo tem, nós temos, e portanto seria de esperar que esta equipa rendesse muito mais. O calor não justifica que a minha equipa tivesse jogado tão mal. A arbitragem foi excelente”.

Discurso directo- Rui Valentim, técnico da Lardosa- “Podíamos ter feito muito mais. Entrámos muito mal e nunca estivemos dentro do jogo. Sabíamos que o Estreito era uma grande equipa, mas passámos ao lado do jogo com uma péssima exibição. Os jogadores não puseram a bola no chão, não foram amigos uns dos outros e temos muitos aspectos a rever. A actuação da arbitragem foi muito positiva”.